SPORTING CP :: 1906 - 1995 :: Eterna Saudade

88 Anos de Conquistas

São 88 anos - quase nove décadas - que se resumem em quatro palavras:
Esforço, Dedicação, Devoção e Glória

São quase noventa anos de orgulho, de vitórias, de conquistas, prestígio e integridade. É este o percurso do Sporting Clube de Portugal desde a sua Fundação, a 1 de Julho de 1906.

E todos temos saudades desse Sporting, é uma saudade quase fúnebre esta que nos assola, que nos invade a cada 90 minutos de futebol, a cada declaração das “altas patentes”, a cada demonstração de pequenez e de resignação pela actual e calamitosa situação do clube. O Sporting, aquele Sporting que amamos e que aprendemos a gostar desde pequeninos, aquele Sporting que nos enche de alegria a cada golo, apenas existe, hoje, actualmente, na nossa cabeça.
Esse Sporting não existe mais.
O Sporting de que gostamos é o produto fantasioso da nossa mente e do nosso coração, é a esperança que nunca morre, é o sentimento de pertença a um clube que não esmorece, quer na vitória quer na derrota e é isso que nos diferencia dos outros.

Porém, é também essa diferenciação de que tanto nos orgulhamos que nos fez chegar a este ponto sem retorno, o fundo do poço, sem saída possível.

“Obrigado pela ressurreição do nosso Sporting”

Dizia hoje um sócio na Sessão de Esclarecimento.
Proferir uma frase destas é um insulto a cada troféu que o Sporting tem no seu museu, é uma infâmia e uma afronta aos 88 anos de história do clube e, principalmente, aos seus fiéis seguidores, aqueles que vivem e respiram Sporting 24 horas por dia, 7 dias por semana, como nós.

As primeiras pazadas na sepultura do Sporting foram dadas em 1995 por José Roquette e pelos sócios coniventes com tal projecto ruinoso e que ainda hoje está de pé, de pedra e cal na estrutura do clube. A cova continua a ser cavada hoje, 16 anos depois, por Godinho Lopes e por todos aqueles sócios que votaram, conscientemente, em si e no seu projecto (perdão, ideias) para o Sporting. É a todos e a cada um deles que se devem apontar armas, que devem ser responsabilizados, acusados e expostos.
O maior património que o Sporting tem é também aquele que o destruiu, os sócios.

Para além de todos os malfeitores, de todos os bandidos e canalhas que se sentaram - e ainda hoje sentam - na cadeira do poder em Alvalade e que são a ruína desportiva, financeira e patrimonial do clube, os maiores culpados de toda esta desgraça e vergonha são os sócios do Sporting. Muita razão tinha Carlos Barbosa. Sábias palavras. Quem, hoje, seja sócio ou adepto com o mínimo de maturidade, capacidade de compreensão e de raciocínio diga e afirme que o Sporting está bem e recomenda-se só pode sofrer de qualquer anomalia psicológica. Quem apoia a mediocridade, a pequenez, o conformismo, a resignação e a bebedeira desportiva em que nos encontramos não pode ser do Sporting, não pode gostar do Sporting. Ou isso ou desconhece, por completo, a história e pergaminhos deste clube que um dia ambicionou ser um dos maiores da Europa.

Com a maior das sinceridades, do fundo do meu coração e do “alto” dos meus (quase, quase) 24 anos, não compreendo por muitas voltas que dê, a mentalidade de pessoas como certos grupos de sócios do Sporting, encabeçados na excelentíssima pessoa de Rui Oliveira e Costa, o cabecilha de um Conselho Leonino amorfo, acoleirado e vendado. A esses não reconheço eu Sportinguismo. Aos que aplaudem incessantemente, no intervalo de um jogo em Alvalade, o responsável pela derrapagem nos custos do estádio que tanto nos prejudicou, o responsável máximo por não termos um pavilhão para as modalidades, o responsável máximo do assassinato do símbolo do clube, o responsável de uma Academia luxuosa que embora dê (algum) rendimento desportivo, é um peso muito caro para o sustento do clube. A ignorância e a vontade de assim continuar de certas pessoas enoja-me, deixa-me doente, revoltado, com vontade de deitar tudo para trás das costas e deixar, de vez, de me preocupar com o Sporting.

Mas a produção fantasiosa da minha mente é mais forte e não me deixa afastar de Alvalade.

“Não subam de divisão, não temos dinheiro para suportar”

Assim mesmo, escrito a vermelho.
A maior vergonha deste clube, os seus dirigentes.

Pedir a uma equipa de Hóquei Patins que na sua maioria é composta por gente muito nova, para perderem jogos (que no fundo é isso que estão a pedir) e não subirem de divisão porque o Sporting não tem como suportar os custos é ultrajante, vergonhoso e embaraçoso para qualquer Sportinguista… menos aqueles que concordam “que se fale a verdade” e que apoiam esta medida, numa altura em que “Não temos dinheiro para mandar cantar um cego” e andar a pintar escadas, passeios, muros e futuramente os mastros do estádio tudo de um verde berrante que transfigura para pior o nosso já irreconhecível estádio, é de uma acefalia atroz e enxovalhante.

Temos dirigentes com capas de compadrios, como podem comprovar os testemunhos do Chirola, jnrodrigues e painatalao entre outros, que poluem o Sporting, que asfixiam qualquer restea de orgulho Sportinguista remanescente, que mentem sem qualquer vergonha na cara dos sócios tão naturalmente como quem bebe um copo de água. Temos dirigentes que se servem do clube, vai para duas décadas, em vez de servirem o clube. Usam o Sporting para obter benefícios pessoais, ambições desmedidas e tachos para amigos e familiares. O Sporting é hoje o sonho da Filipa Vacondeus.

Pobres são os velhos que se lembram de outro Sporting, de Joaquim Agostinho, Livramento, Yazalde, Jordão e olham para este Sporting com tristeza, com descrença e desmotivação. Só eles e apenas eles saberão a inimaginável diferença entre o clube que amaram e a instituição desportiva que hoje vêm pisar o relvado de Alvalade. Quando morrerem vão partir com a angústia de saber que o seu querido clube caminha para a ingovernabilidade, para o caos e desordem.

Para a extinção.

Sporting Clube de Portugal,
Fundado a 1 de Julho de 1906
Falecido a 2 de Junho de 1995

[center]PAZ À SUA ALMA

[/center]

De https://www.wikisporting.com/index.php?title=Badminton:

"A Secção de Badminton do Sporting Clube de Portugal foi fundada em 1956 por Fernando Moreira da Silva, que ficou a dirigi-la.

O Sporting esteve filiado na Federação Portuguesa de Badminton de 1955/56 a 1963/64. A modalidade foi extinta em 7 de Outubro de 1964, juntamente com outras modalidades, por razões fundamentalmente financeiras, apesar das quantias relativamente baixas envolvidas"

De Modalidades | Wiki Sporting

"A conturbada crise financeira que o Sporting viveu nos anos oitenta destruiu essa equipa. Em Novembro de 1982, a Direcção chegou a suspender a actividade da secção, mas apenas ao nível da equipa principal. O Clube acabaria por encerrar a Secção em 1995, após um referendo onde os sócios preferiram o Andebol. "

E há mais. Não seria novidade encerrar-se secções por questões financeiras bem pequeninas, E isso foi feito no auge do Sporting (junto com o Badminton foi o Râguebi também em 1962, e tenho ideia que foram mais uma ou duas. Nesse aspecto, a actual direcção não é diferente das de muito antes de 1995. As modalidades, ou dão, ou vão à vida. Tem sido sempre essa a realidade, estas declarações não foram nada de novo.

Estive ontem a ver o Jornal Sporting, por acaso não fiquei com a referência, mas era de há uns anos atrás o director da secção de hoquei que depois do primeiro ano, se congratulou pela subida para divisão seguinte, e se queixou por não ter tido apoio praticamente nenhum dos sportinguistas, mesmo ganhando jogo após jogo, tinha os jogos vazios. Ele mencionou que a excepção, que ele agradeceu, foi alguns elementos da Juve Leo, que foram a todas.

A minha sentida vénia ao teu desabafo!

Pode ser tarde, já o será com certeza, mas estou convencido que apesar de morto, o nosso clube ainda ressuscitará. E nessa altura, o funeral dos crápulas que o tentaram matar será realizado!

Excelente texto Assenzaforzata! Obrigado pelo contributo e resumo destes 16 anos de compadrio.

Nunoni lamento a tua justificação selectiva de terem terminado com as modalidades, para justificar a frase:
“Não subam de divisão, não temos dinheiro para suportar”

Agradeço que verifiques também no wikipédia o seguinte:
Passivo do Sporting antes de 1995 e após 1995;
Activos do Sporting antes de 1995 e após 1995;
Número de sócios com as quotas em dia antes de 1995 e após 1995;
Assistências médias aos jogos antes de 1995 e após 1995;

Recordo-me de passar os fins de semana no Estádio do Sporting a acompanhar as diversas modalidades, o futebol era o que me movia, mas como estava no complexo acabava por ir ver não só o Simão, o Dani e o Vargas a marcarem golos nos juvenis e Juniores. Acabava por ir assistir também ao andebol, basquet, futsal, etc…

Actualmente para ir passar os fins de semana no Estádio do Sporting só para ir de fato de treino e de chinelo fazer compras ao Lidl.

Em género de conclusão:

Para além de todos os malfeitores, de todos os bandidos e canalhas que se sentaram - e ainda hoje sentam - na cadeira do poder em Alvalade e que são a ruína desportiva, financeira e patrimonial do clube, os maiores culpados de toda esta desgraça e vergonha são os sócios do Sporting.

:clap: :arrow:

Cada vez mais triste :cry:

O meu louvor ao Assenzaforzata pela Devoção e Dedicação que colocou neste seu texto, que marcará, pelo menos para mim, mas acredito que para mais pessoas, uma era.

Agradeço-lhe o esforço de o escrever madrugada fora, a clarividência, o conteúdo, o significado, a simbologia. É um texto como à muito não lia, esclarecido, actual, intemporal, poderoso, definidor. É um texto em cheio, tal como o tiro com que atingiram o LEÃO!

Será que os Sportinguistas Acordam de uma vez por todas, ou em coma, o vão deixar morrer?

ACORDA SPORTING!!! ACREDITA LEÃO!!!

para além disso, no tópico do Hóquei

http://www.forumscp.com/index.php?topic=9298.3100

está esta referência:

http://www.fpp.pt/index.php/component/content/article/1398-sporting-ja-esta-na-ii-divisao

Gilberto Borges admite a continuidade do treinador Quim Zé na próxima temporada, num projecto em que a ambição permanece elevada: «Em equipa que ganha, não se mexe. Por isso, as equipas técnicas vão manter-se no clube. Estamos uma época adiantados, em relação ao objectivo que é atingir a I Divisão em 2014/2015, mas, apesar de queremos continuar a ganhar, a principal intenção na próxima temporada não é a subida de divisão. Em relação a reforços? Estão dentro do clube».

Ou seja, o que o Godinho Lopes diz é o mesmo que as pessoas da secção de hóquei dizem. O presidente do Clube e o líder de uma das suas secções concordam com a estratégia a seguir para a secção. Onde está o escândalo? Não entendo.

Desculpa mas não é! E é de uma desfaçatez enorme vires dizer que é! Estás a chamar burros a todos nós.

Uma coisa é dizer que o objectivo não é subir, até pelas condicionantes actuais (e não são financeiras, são mais de falta de experiência), outra coisa é dizer “NÃO SUBAM”, em lado nenhum ouvi um director do hóquei dizer que não queria subir. Nem que não iria subir caso se proporcionasse.

O que diz o nosso adjecto presidente é “NÃO SUBAM”.

Como é que podes dizer que é a mesma coisa?

uns não querem subir para já; querem, explicitamente, consolidar a equipa na 2ª divisão. Ou seja, dizem com todas as letras que nem vão tentar subir, que querem continuar mais 2 anos, talvez 3, onde estão. Os outros dizem-lhes para não subirem. É diferente? Sim, suponho que haja alguma diferença. Mas que é mais parecido que diferente, é… a diferença é semântica e não de conteúdo. Soa mal numa sessão pública? Sim, é péssimo. É má comunicação, parece derrotista e em público aquilo que parece, é. Foi um mau serviço prestado ao Sporting pelo seu presidente, que devia ter mais tento no que diz, atendendo não só a quem tem à frente como também ao facto de ter lá câmaras. Daí até dizer que o Sporting acabou, quando o fundo das declarações é completamente pacífico, vai um salto quíntuplo mortal à retaguarda. :inde:

nunoni, mesmo que outros tenham feito o mesmo no passado e se tenha acabado com certas modalidades, diz lá uma coisa… é uma vergonha isto acontecer desta maneira num clube como o Sporting ou não ?! Achas que é aceitável praticamente pedir a uma modalidade que não suba de divisão ?! Então mas o que é isto ? … Pelas tuas palavras penso que também concordas que estas situações não deviam acontecer, ainda para mais quando um presidente pede que não se suba de divisão, isto é contraditório ao que se pede na cultura de um clube!

E se estas coisas foram também feitas no passado… então foram MAL feitas!

Ao menos peçam ajudas aos sócios (podemos ou não concordar com isso) para o funcionamento de certas modalidades, com quotas ou que for, ao menos isso!

É normal que o presidente não faça força para eles subirem, já é saturante levar porrada no futebol quanto mais noutra modalidade, como esta, que temos um histórico e uma reputação a defender. Assim eles estão lá e estão bem, bem protegidos.

Agora a minha crítica é que existem tópicos específicos para dar porrada, Godinho, Domingos, Duque, Freitas,… agora estar semana sim semana não a criar um tópico de lamentações, de enterro, "as primeiras pazadas na sepultura do Sporting…“Paz à sua alma” e O simbolo numa cruz, epá… isso é engraçado (sem graça) no inicio mas agora já chateia, aborrece e de certo modo com atitudes dessas ainda matam mais o Sporting.

Quem escreve e denuncia as vigarices, trapaçadas e roubos deste corja maldita está a matar mais o clube??

Enfim…nunca é demais relembrar toda a vigarice que foram os últimos 16 anos e que, infelizmente, ainda se mantém nos dias de hoje!

Além disso, também não é admissível a tua justificação que temos de ficar na 2ª divisão para não irmos levar tareias na primeira. Para isso, também o futebol fazia melhor em não participar em competições europeias e, quiçá, descer de divisão para não andar a perder jogos em casa com Setúbal!

Tens que relaxar um pouco e não ser tão sério, se não apercebias que essa parte era Ironic mode. Devia ter posto um smile por exemplo… Quanto à outra parte lá estás tu a extrapolar, evidentemente que exagerei, (hipérbole) mas como queremos ter respeito se nós andamos a maltratar-nos? Quando desde a direcção aos sócios/adeptos nada fazemos? Tudo ignoramos e parecemos um velho rabugento que critica tudo e todos mas não sai da sua cadeira? E continuo na minha, sem metáforas para não haver confusões, andar constantemente a dizer para nós e para os outros que o Sporting morreu ou está a morrer é afunda-lo. Não sejam cromos e votem decentemente para a próxima vez!

Também não percebo onde está o escandalo de o Presidente ter dito que não quer subir de divisão no hóquei. Não temos dinheiro neste momento para apoiar uma equipa de outro nível. O projecto tem que ser sustentável, algo que segundo o presidente não será caso se dê um passo maio que a perna.

Ainda por cima segundo parece o entendimeto é o mesmo dos responsáveis da secção…

Nuno, desculpa-me mas é inadmissível.
Dá-me um exemplo de um dirigente desportivo que se tenha virado para o seu clube, seja em que Modalidade for e tenha dito, clara e sucintamente, “não subam de divisão”, a pobreza não está na racionalidade da frase, está no conteúdo! Somos o Sporting, porra!

Estar a pedir a uma equipa ambiciosa, que ama o Hóquei, composta na sua maioria por gente muito nova, por Campeões da Europa de Sub-17 e de Sub-20, míudos que a coisa que mais gostam é jogar Hóquei Patins e servir uma causa, o seu clube, para não ganharem jogos e deixarem-se perder, envergonhando e maltratando a camisola do Sporting, é ter alguma dignidade? É ter apreço pelos sócios, que (seja verdade ou não) o lá meteram? É ter alguma compreensão e apoio a míudos que mais não fazem do que erguer ainda mais o nome do clube? Tem paciência…

Se a equipa fizer uma temporada brilhante e estar a poucas jornadas do fim nos primeiros lugares de promoção, estou mesmo a imaginar o vexame e vergonha que pessoas como o Engº Gilberto Borges e o Quim Zé terem de se virar para os miudos e dizerem “abrandem, não podemos ganhar os próximos jogos”. Inqualificável.

Afirmações destas eram impensáveis até à bem pouco tempo atrás. Noutros tempos, declarações como as que Godinho Lopes teve ontem davam direito a barricadas na 10-A, hoje apoia-se e diz-me que temos de ser racionais e que tem de ser assim.

Mataram o Sporting, o espirito Sportinguista. A essência de sentir e ser Sporting não é isto, nunca o foi nem nunca será.

Grande, grande, grande texto Assenza.

Os meus parabéns :clap:

Devia de ser de leitura obrigatória :arrow:

Stunner, ironicamente ou não, vou pegar no teu post porque o mesmo é representativo da opinião de muitas pessoas, muitos sócios.
Sei que vou ser muito criticado por este tópico, acusado de não ser Sportinguista, por aí fora.

Mas é de textos como este que os sócios do Sporting precisam, é de tratamentos de choque semelhantes que são precisos para ver se fazem ACORDAR toda a gente deste feitiço maldito, parecem fantasmas, acomodados ao que o Sporting hoje é.
O tempo das tentativas de compreensão de de tentar apoiar direcções sucessivas para ver se o Sporting andava para a frente acabou. Continuar a fazê-lo é continuar a destruir o Sporting, a pisar os seus valores e a sua história.

As pessoas têm de abrir os olhos, não é possível continuar-se neste marasmo desportivo enquanto os outros ganham tudo por nós.
O Sporting é hoje o clube das vitórias morais. “Empatamos ou perdemos mas fomos roubados até ao osso! Sacana do árbitro!”, “Ficámos em 2º lugar mas apenas a 2 pontos do Porto! Quase fomos campeões… Grande época!” …

Percebem?

A pobreza actual do Sporting é tanta que os seus sócios e adeptos contentam-se com um joguinho melhor de futebol ou com uma taçita espontânea aqui ou ali.

Enfim.

[hr]

Um obrigado e um abraço aos que felicitaram a escrita. :great:

romero, mas isso já nós sabemos, mas achas que alguém com dois dedos de testa iria achar que tu percebias onde estava o escândalo na situação de um presidente de um clube como o Sporting dizer para uma das modalidades não subir de divisão ?! Até seria incoerente da tua parte, achar isto um escândalo!

O dinheiro necessário, com competência, amor à causa e vontade, aparece! É inadmissível que o Sporting, seja em que modalidade for, peça para que não se suba de divisão, tem que haver uma solução, se ainda não a encontraram, então que continuem a procurar! Isto não é o clube dos reformados ali da esquina! No mínimo, que se peça aos sócios algo extra, no mínimo… e digo isto porque infelizmente não estou a ver esta direcção a ter competência para resolver isto de outra maneira, por isso ao menos deixem que as pessoas possam tomar a decisão de ajudar ou não!

Se era Ironic, ok :great:

Quanto ao resto, continuo a não concordar nada contigo. Eu faço pelo SCP o que consigo: fiz uma lista independente para o CFD, vou a todas AG´s do clube e da SAD, digo publicamente (forum, facebook, blogs, etc) que não me revejo nesta forma de liderar (?) o clube. Se isto é ser velho rabugento e não fazer nada pelo clube, aceito a crítica.

(Ironic mode on) De resto, respeito a democracia e os resultados da eleições. (Ironic mode off)

Sporting Clube de Portugal, Fundado a 1 de Julho de 1906 Falecido a 2 de Junho de 1995

Ok.

Para quando o cancelamento da conta neste fórum e o apoio a outro clube qualquer?