Ser ou Não ser ''Anti''

Na passada sexta-feira, um amigo Leão perguntou-me (a propósito do fcporto-benfica) : “Qual preferes ? porto ou benfica ?”. A minha resposta foi : “Formulas-te mal a pergunta, devias ter questionado qual me mete menos nojo e a isso respondo : o porto”.

Sei que, racionalmente, tenho muito mais motivos para detestar o porto e desejar o seu insucesso. Sei muito bem qual a base em que assenta o seu sucesso desportivo e as consequências nefastas para o SCP que esse modo de agir provocou. A razão diz-me claramente que deveria olhar para o porto com mais raiva que para o benfica.
No entanto, a emoção faz-me detestar mais o benfica. Porquê ? A minha infância passou-se na década de 80 e até ai o porto era apenas um clube regional que de vez em quando fazia a “gracinha” de ganhar um campeonato. Como consequência disso, todos os adultos com quem contactei durante a meninice eram Leões ou lampiões sendo que a imagem que tinham do porto era a da frase anterior. Para eles o porto era um rival menor, um clube que só fazia umas cócegas de vez em quando e assim a rivalidade era claramente entre SCP e slb. Foi neste ambiente que cresci, sendo por isso natural que a rivalidade e animosidade perante o benfica tenha ficado indelévelmente marcada em mim.
Emocionalmente, o slb é o meu grande rival e será sempre o meu grande rival por muito que a razão me indique que o “status quo” mudou. É irracional mas é o que muitos da minha geração sentem e é partilhado pelo outro lado da questão.
Este sentimento perante o benfica é exacerbado pelo constante contacto que tenho com os seus adeptos e o seu comportamento habitual, coisa que não acontece com os do porto.

Esta introdução serve para abordar o sentimento “anti”. Qual a minha interpretação deste sentimento ? Para mim, este prefixo significa que a pessoa ou conjunto de pessoas que se incluam nele tem como objectivo final das suas acções o exterminio, a erradicação ou a extinção do objecto da sua atenção.
Tendo esta definição em conta, julgo que muito poucos de nós poderemos ser considerados “anti-benfica” ou “anti-porto”.

Queremos que os nossos rivais percam ? Claro ! Joguem eles com quem quer que seja e por muitos se possivel. Ficamos contentes com isso ? Evidente !(não se trata de dar maior importância aos rivais que ao SCP). Agora…queremos que eles desapareçam ? Que deixem de existir como clubes desportivos ? Julgo que a resposta da larga maioria é não. Pelo menos a minha é essa.

A rivalidade entre clubes muitas vezes trás ao de cima o pior de cada um deles, mas o inverso também é real. Estas rivalidades levam os clubes muitas vezes a superarem-se, a esforçarem-se para lá dos seus limites naturais, tudo para cumprir o objectivo de ser o melhor, de vencer os mais fortes. Os grandes clubes alimentam-se das rivalidades existentes entre eles, e a grandeza de muitos clubes por essa mundo fora teve como um dos factores mais importantes para a sua obtenção o simples facto de ter um rival a competir directamente com ele. Não é por acaso que se fala em “rivalidades históricas”.
O SCP é um grande porque rivaliza com porto e benfica desde os primórdios do futebol em Portugal e o mesmo se aplica aos rivais em relação ao SCP.

Sendo assim, a realidade é que a maioria dos adeptos em Portugal é “anti-nada”. Se os rivais do seu clube deixassem de existir, os campeonatos deixavam de ter piada (aqui admito que os lampiões terão uma opinião diferente). A competição tornar-se-ia enfadonha.
A realidade óbvia é que o futebol, como desporto de emoções que é, só é visto de forma apaixonada se houver algo que lhe dê “sal”. O que seria dele sem as rivalidades entre clubes e a constante defesa apaixonada que cada um dos adeptos faz da sua dama ?

Desejo o mal dos meus adversários ? Sim. Fico contente com as suas derrotas ? Sim. Desejo a sua extinção ? Não. São meus rivais não são meus inimigos mortais.
Sou um adepto do meu clube e não tenho um pingo de “anti” em mim. Julgo que não estou sequer perto de ser o único.

Saudações Leoninas

Laszlo @ 2013

Compreendo e também concordo que estas questões dependem muito de factores geracionais e de localização das pessoas, apesar de eu achar que não deveria ser assim, mas é assim que as coisas funcionam, porque isto é desporto e tem um grande lado irracional.

E vou ser sincero… eu gosto de apreciar aquilo que o “karma” faz aos nossos rivais, e gosto que exista justiça no desporto, envolvendo também os adeptos, que por vezes merecem passar por más situações por não respeitarem os adversários nem a própria competição. Mas em termos de “picardias” com adeptos rivais, sou mais frio e insensível do que o adepto comum. Simplesmente não faço aquilo que não gosto que os outros façam e não faço aquilo que eu acho que apenas serve para dar importância a outros clubes ou para lhes encher o ego… e até já tinha comentado acerca disso noutro tópico (todos sabemos qual) aqui na Redacção.

Vou dar um exemplo:
Para mim, não tem qualquer sentido estar em Alvalade a gritar um cântico contra um clube que não está a jogar contra nós naquele momento.
Mas não é por gostar ou deixar de gostar desse clube, não tem nada a ver com isso, é apenas porque acho que isso só serve para dar importância a quem não merece naquele momento e para lhes encher o ego, visto que o jogo é entre o Sporting e outra equipa que não aquela que o cântico pretende atingir.

Isto é a minha maneira de ver as coisas, e dando este exemplo acho que dá para extrapolar a minha opinião relativamente a outras situações do género que envolvem as tais picardias.

Felizmente, as pessoas que me são próximas e que são de outros clubes, aperceberam-se da minha maneira intensa de viver o Sporting e perceberam que o que me preocupa realmente é o meu clube e não o clube deles, apesar de também estar atento àquilo que se passa nos outros clubes… E só isso bastou para que do lado deles também não exista essa “picardia” comigo, excepto em situações de confronto entre o Sporting e o clube dessas pessoas.
Claro que também conheço uns quantos fanáticos e facciosos de outros clubes, mas a esses, a confiança que lhes dou em matérias de desporto é Zero… Porque com esses já sei que, das duas uma: Ou a conversa acaba mal, ou a conversa acaba mal! Não há outro resultado possível. Com alguns desses tive algumas discussões até perceber que já não valia a pena dar-lhes mais confiança.
Se bem que, a alguns facciosos com tempo de antena, gostava de lhes poder dar umas “festinhas” e umas marteladas nos cornos, como por exemplo ao Rui Gomes da Selva… mas não é por ele ser do benfica, é simplesmente pelo mau carácter dele como pessoa e como adepto de futebol.

Relativamente ao “Anti” em termos de desejar a extinção de algum clube… sinceramente não desejo a extinção de nenhum clube, mas também não vou dizer que ficaria muito preocupado se isso acontecesse.
Em relação ao benfica talvez tivesse alguma pena apenas pela intensa rivalidade que existe entre os nossos dois clubes e porque, para pena minha, alguns Sportinguistas parecem necessitar dessa rivalidade para lhes apimentar o gosto pelo Desporto e até pelo Sporting (se assim não é, pelo menos parece), mas em relação ao porto não sei mesmo se sentiria alguma pena, acho que não.

Bon texto.
Tenho menos 10 anos que o autor mas percebo e sei que sentimento é aquele.
Se desejo a “morte” deles, a extinção,etc? Obviamente que não até porque tenho familiares lamps e tripeiros.
Se gosto quando são aviados? Sem dúvida…faz parte do MEu adn.
Até dou um exemplo bastante simples e como se diz na giria: nao me aquece nem arrefece que ganhem lá fora, agora se perderem ao menos qye seja um saco cheio.
É discutível a minha maneira de ser e ver a bola? Claro que é! Mas para o que pensam os outros, estou eu a cagar.me

Ser anti é uma coisa; a quase todos os adeptos de um clube dão gozo as derrotas dos clubes rivais.
Ser primeiro anti, e só depois ser do Sporting Clube de Portugal é que já é outra.
Também sou de opinião que estar num estádio, e insultar um adversário que não está a jogar contra nós, é dar demasiada importância a esse adversário, que certamente não merece essa atenção (a não ser muito pontualmente, e em circunstâncias muito especiais).

Na minha opinião, “ser anti” é dar-lhes importância. É admitir que o sucesso dos nossos rivais nos afecta e é dar motivos para nos queimarmos.

Claro que quero que eles percam sempre e claro que isso me deixa satisfeito. Só que prefiro não me manifestar.

Tenho amigos com quem posso discutir futebol (quase sempre) de uma forma saudável. Só quando aparece um “anti” é que as coisas tendem a descambar.

Para mim a questão é muito simples.

Benfica e Porto, quero que percam sempre nas competições onde competem directamente com o Sporting. Salvo em casos excepcionais ou casos em que beneficiamos mais com a vitoria dos nossos rivais, como foi o Benfica - Estoril de há 2 semanas, e o Benfica - Boavista em 2002, no qual se o Benfica ganhasse eramos campeões.

Na Europa, tou-me a “cagar” para aquilo que Benfica e Porto fazem. Confesso que não me causa Alegria/tristeza que percam/ganham. Citando o Marinho, se perderem que percam por muitos. Se ganharem, não fico chateado por causa disso.

Fico mais chateado por perder com Videoton’s, com o Atl. Bilbao ou com o Rangers, do que ver os nossos rivais ganharem os seus jogos.

Ps:

• A Rivalidade deve servir unicamente para uma coisa. Transforma-la em capacidade de trabalho, motivação para trabalhar mais, mais e melhor, melhorarmo-nos, suplantarmo-nos e ultrapassarmos os nossos rivais.

• Quando se transforma essa Rivalidade em Odio contra os outros, desejando ardentemente as derrotas alheias… Fazendo das derrotas deles a “nossa alegria”… Dá mau resultado.

:arrow: :arrow: :arrow:

Para o Sporting Clube de Portugal ser Grande, só o pode ser por comparação com alguém menor, ou seja, por comparação com boifica ou foculporco.

Parabéns pelo teu artigo @Lazlo.
.
Subscrevo-o práticamente todo, são essas as minhas posições face a esses dois rivais.
O meu ódio a estes 2 clubes deveria ser realmente mais equitativamente equilibrado, em teoria
Mas nunca o foi e nunca o será.
Tem raízes muito profundas, desde o berço, já lá vão mais de sesssenta anos.
Nem o facto de o porto se ter apoderado do sistema corrupto (e palmado ene campeonatos), primeiro em substituição depois e agora em parceria com os cá de baixo, alterou minimamente a ordem de inimizade.
.
Quanto a desaparecerem lá se ia todo o sal à vlta desta rivalidade competitiva.
Às vezes desabafamos ou cantamos que morram mas é muitas das vezes uma reacção emotiva a situações obscuras que aqueles porcos vão operando.

Importante que cada um é anti da maneira que é, não o tornando menos ou mais Sportinguista por isso.

Da minha parte e relativamente aos encarnado, só espero é que percam sempre e se possível, que andem muitos anos a arrastarem-se pela distrital.

Acabarem não! Porque como alguém disse um dia:
“Que Deus dê saúde aos nossos inimigos, para que eles assistam às nossas vitórias de pé!”

Acima de tudo sou Sportinguista! O nosso clube é a coisa mais importante.

Agora confesso que me faz impressão o sucesso de Benfica e Porto mas mais do Benfica. Não consigo explicar, talvez a rivalidade que existe, por gramar mais com eles quando ganham, não sei.

É claro que ninguém morre se hoje vencerem a Liga Europa mas estou a torcer para que isso não aconteça. Se fosse o FCP seria indiferente. Também não me sinto confortável com esta postura em relação ao clube do norte mas fazer o quê? lol

Assumo a minha costela anti-benfica embora a definição de anti aqui seja para que percam sempre e não para que acabem, claro.

SL!

E é isto mesmo!
:clap:

Não és o unico Laszlo…

SL!

eu também não quero nada que o carnide acabe

pois são uma fonte de alegrias para mim

sábado deram-me uma grande alegria e espero que hoje me dêem outra

por isso não quero nada que eles acabem

:twisted:

Aplaudo o texto por duas razões. :clap: :clap:

Em primeiro lugar porque veio retirar da abertura do forum a maior exbição pública de desunião Sportinguista e “nonsense” que já vi desde que ando por aqui. O paliativo da alteração (tardia) do título pouco ou nada alterou…

Em segundo lugar porque concordo com praticamente tudo o que o forista @Laszlo escreveu. É verdade que para isso muito contribui o facto de partilhar com ele uma série de factores que, na minha primeira mensagem no “tal” outro tópico, indiquei como sendo determinantes para assumirmos uma ou outra postura acerca deste assunto e relativamente aos nossos rivais, galinhas (primeiro) e porcos (logo a seguir). E, por essa mesma razão, haverá posturas distintas (não resta dúvida que há!) de outros tão Sportinguistas como nós por este Portugal (e pelo resto do mundo) fora. Mas que isso não sirva nunca para nos desunir!

VIVA O SPORTING! :victory:

Totalmente de acordo com o texto (odeio ambos), mas talvez odeie mais o boifica que o porco, não consigo encontrar razão para tal, talvez seja por a maior parte do pessoal daqui da zona ser lampião, talvez por o meu pai me dizer desde muito cedo que o boifica é me***, talvez seja pelos seus adeptos nojentos que nos entretêm com as suas palhaçadas constantes… Existem muitas razões mas de uma coisa tenho a certeza, sempre que o boifica perder um campeonato desta maneira festejarei de maneira efusiva!

[move]FORÇA CHELSEA[/move]

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

Eu não festejo a derrota do benfica, eu festejo é o facto dos lampiões não fazerem a festa e terem mais uma oportunidade de ferir o nosso orgulho leonino. Acho que todos nós sentimos o mesmo. Eu, hoje, sou do CHELSEA só para amanhã ir á escola e não ter que levar com os de carnide.

Acho que há um pormenor que é importantissimo nessa rivalidade… e nessa opção entre preterir porto ou benfica. Quando o benfica ganha eu tenho de aturar o cacarejo deles durante semanas… a sua arrogância… o seu “rei na barriga”… o seu gloriosismo…
Quando o porto ganha, é um sossego… que para quem não ganhou (e está fdd) esse silencio é de ouro.

Mais bem resumido que isto não é possível!
:clap: :clap: :clap:

…como para mim o lampionismo é uma degeneraçao social representativa do degredo que é grande parte deste país sou 1000% anti -lampiao…e nao só…se fosse eu a mandar haveria fornos por tudo que era canto.

Eu não gosto de me considerar anti lampiões ou anti fruteiros, mas eu acho que é inato um Sportinguista ser anti lampião e anti fruteiro.

Porquê?

Eu digo-vos porquê, além de sermos clubes rivais, ser Sportinguista é ser anti corrupção, anti arrogância, anti facciosismo, anti fanatismo, anti desonestidade, entre outras coisas.

E essas são características que representam ambos os fruteiros como os lampiões e os seus dirigentes e adeptos.

Ser Sportinguista, vai totalmente contra esse tipo de características, é o oposto disso.

Sou Sportinguista acima de tudo, mas vou sempre sorrir e rir, quando clubes como esses perderem, porque foi mais um dia que a corrupção não ganhou, e é mais um dia em que vejo gente desonesta, arrogante, facciosa, caladinha que nem um rato.

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

(Os restantes 2 clubes, espero que um dia sofram o que merecem, que batam no fundo, que ide para as distritais jogar, e se chegassem um dia a acabar, também não teria pena nenhuma, pelo contrário.)