Na passada sexta-feira, um amigo Leão perguntou-me (a propósito do fcporto-benfica) : “Qual preferes ? porto ou benfica ?”. A minha resposta foi : “Formulas-te mal a pergunta, devias ter questionado qual me mete menos nojo e a isso respondo : o porto”.
Sei que, racionalmente, tenho muito mais motivos para detestar o porto e desejar o seu insucesso. Sei muito bem qual a base em que assenta o seu sucesso desportivo e as consequências nefastas para o SCP que esse modo de agir provocou. A razão diz-me claramente que deveria olhar para o porto com mais raiva que para o benfica.
No entanto, a emoção faz-me detestar mais o benfica. Porquê ? A minha infância passou-se na década de 80 e até ai o porto era apenas um clube regional que de vez em quando fazia a “gracinha” de ganhar um campeonato. Como consequência disso, todos os adultos com quem contactei durante a meninice eram Leões ou lampiões sendo que a imagem que tinham do porto era a da frase anterior. Para eles o porto era um rival menor, um clube que só fazia umas cócegas de vez em quando e assim a rivalidade era claramente entre SCP e slb. Foi neste ambiente que cresci, sendo por isso natural que a rivalidade e animosidade perante o benfica tenha ficado indelévelmente marcada em mim.
Emocionalmente, o slb é o meu grande rival e será sempre o meu grande rival por muito que a razão me indique que o “status quo” mudou. É irracional mas é o que muitos da minha geração sentem e é partilhado pelo outro lado da questão.
Este sentimento perante o benfica é exacerbado pelo constante contacto que tenho com os seus adeptos e o seu comportamento habitual, coisa que não acontece com os do porto.
Esta introdução serve para abordar o sentimento “anti”. Qual a minha interpretação deste sentimento ? Para mim, este prefixo significa que a pessoa ou conjunto de pessoas que se incluam nele tem como objectivo final das suas acções o exterminio, a erradicação ou a extinção do objecto da sua atenção.
Tendo esta definição em conta, julgo que muito poucos de nós poderemos ser considerados “anti-benfica” ou “anti-porto”.
Queremos que os nossos rivais percam ? Claro ! Joguem eles com quem quer que seja e por muitos se possivel. Ficamos contentes com isso ? Evidente !(não se trata de dar maior importância aos rivais que ao SCP). Agora…queremos que eles desapareçam ? Que deixem de existir como clubes desportivos ? Julgo que a resposta da larga maioria é não. Pelo menos a minha é essa.
A rivalidade entre clubes muitas vezes trás ao de cima o pior de cada um deles, mas o inverso também é real. Estas rivalidades levam os clubes muitas vezes a superarem-se, a esforçarem-se para lá dos seus limites naturais, tudo para cumprir o objectivo de ser o melhor, de vencer os mais fortes. Os grandes clubes alimentam-se das rivalidades existentes entre eles, e a grandeza de muitos clubes por essa mundo fora teve como um dos factores mais importantes para a sua obtenção o simples facto de ter um rival a competir directamente com ele. Não é por acaso que se fala em “rivalidades históricas”.
O SCP é um grande porque rivaliza com porto e benfica desde os primórdios do futebol em Portugal e o mesmo se aplica aos rivais em relação ao SCP.
Sendo assim, a realidade é que a maioria dos adeptos em Portugal é “anti-nada”. Se os rivais do seu clube deixassem de existir, os campeonatos deixavam de ter piada (aqui admito que os lampiões terão uma opinião diferente). A competição tornar-se-ia enfadonha.
A realidade óbvia é que o futebol, como desporto de emoções que é, só é visto de forma apaixonada se houver algo que lhe dê “sal”. O que seria dele sem as rivalidades entre clubes e a constante defesa apaixonada que cada um dos adeptos faz da sua dama ?
Desejo o mal dos meus adversários ? Sim. Fico contente com as suas derrotas ? Sim. Desejo a sua extinção ? Não. São meus rivais não são meus inimigos mortais.
Sou um adepto do meu clube e não tenho um pingo de “anti” em mim. Julgo que não estou sequer perto de ser o único.
Saudações Leoninas
Laszlo @ 2013