Erro grave nos Estatutos do Sporting

Acabo de ler os estatutos do SCP no site oficial do clube e fiquei abismado com as passagens que aqui coloco em itálico e que afetam o nosso património simbólico.

CAPITULO II
SÍMBOLOS DO CLUBE
Artigo 7º
(Símbolos do clube)
Os símbolos tradicionais do Clube são as cores verde e branca e o leão, significando este a
força, destreza e lealdade, que devem constituir apanágio de toda a actuação do SPORTING
CLUBE DE PORTUGAL.
Artigo 8°
(Estandarte)
O estandarte do Clube é de pano de seda verde, de forma rectangular, tendo ao centro o leão
semicirculado pelas iniciais SCP, tudo bordado a prata.

Artigo 9°
(Bandeira)
1 – A bandeira do Clube é de modelo idêntico ao do estandarte, com o fundo em tecido de cor
verde e aplicações, em tecido de cor branca, do símbolo e das iniciais referidas no artigo
anterior.

Desculpem lá, mas isto é de quem não percebe nada de Heráldica nem de Vexilogia! (não quero puxar de galões, mas durante vários anos pertenci ao Instituto Português de Heráldica e publiquei até alguns trabalhos nesta área).

O Sporting deliberadamente trocou de emblema heráldico há poucos anos… O Sporting decidiu trocar o seu antigo Leão rampante de prata por um Leão rampante de ouro… Todos sabemos disso…

A Vexilologia (o estudo das bandeiras, estandartes e insígnias e das suas simbologias, usos, convenções etc.) é uma variante da Heráldica.

Um Leão de ouro é sempre representado em Vexilogia pela cor amarela e nunca pela branca!

Os estandartes e bandeiras do Sporting têm de ter o nosso Leão a amarelo, pois o símbolo heráldico é de ouro!

Como é que ninguém parece ter visto que isso tem de ficar plasmado nos estatutos? :o

Já que estás por dentro do tema, qual é a tua opinião sobre o símbolo criado em 2001?

Prefiro este ao anterior. Não tem erro em termos de Heráldica, bem como o anterior não tinha… Gosto bem mais do formato do escudo atual do que do anterior escudo muito “rococó”. Também gosto do atual Leão rampante de ouro em vez da prata, embora ambos fiquem bem (mas é preciso extrair as respetivas consequências). Gostei que os nomes do Sporting e de Portugal ficassem por extenso no emblema…

As listas brancas a ocupar o espaço entre as duas palavras é uma solução discutível mas não errada… Só a manutenção da sigla SCP sobre o escudo é que não me agrada… Seria melhor termos ficado com a ideia original que era sem a sigla (fica demasiado carregado de letras/palavras), e mudar a referência à sigla nos estatutos…

Mas poderia haver outras soluções…, com Leão rampante e Sporting Portugal. Por exemplo: o Leão não precisa de estar dentro de um segundo escudo, o que permitiria que ficasse um pouco maior no conjunto, e as listas brancas poderiam não existir… Soluções com um escudo que permitisse Sporting Portugal ficar fora do mesmo… entre outras…

Gosto.

Tendo em conta quem estava no clube acho normal que se tenha ignorado completamente.

É mais um erro deixado pela casta que nos governava na altura…eu já assinalei um outro num tópico diferente…

Para mim era isto, talvez revisse as cores etc, mas era ± isto que eu queria, a lembrar mais o primeiro símbolo de todos.
Não gosto muito do novo e gostava mais do anterior.

Gosto…, mas pergunto para quê manter o formato do escudo? Porque não o circulo interno corresponder a um escudo circular (tipo emblema do PS). O Leão ficaria um pouco maior no escudo circular pois haveria um pouco mais de espaço. :idea:

O Leão rampante também poderia ter um desenho mais imponente:

Adoro esse leão!

:mais: Esse formato é interessante e esse círculo exterior tem sido muito usado ultimamente, o novo símbolo do Manchester City é muito parecido com esse formato.

Pessoalmente, gosto mais do SCP a coroar o símbolo, mas percebo as vantagens na facilidade de leitura da informação.

Desculpem lá, mas para quem não faz puto de ideia do que é a heraldica alguem me pode explicar qual é o erro?

O erro nos estatutos é continuar a referir o Leão a prata e a branco nos estandartes e bandeiras, quando o novo Leão é de ouro e, portanto, tem de ser representado a amarelo ou bordado a ouro… É só adaptar os estatutos ao novo Leão…

5 min no paint, leão mal centrado etc, mas enfim, na minha opinião melhor que o que temos :mrgreen: :mrgreen:

Na minha modesta opinião está sensacional… :clap:… Muito melhor estilização do Leão rampante e um outro aspeto que nem todos fariam, o facto de não haver uma bordadura doutra cor com as palavras… É tudo verde… e um verde escuro forte… Muito bom… mesmo.

Não são os Estatutos que estão mal. O emblema é que foi trocado/actualizado à margem e contra os Estatutos.

É uma outra forma de ver a questão…

O emblema debaixo com a sigla a branco é o exemplo de uma atualização dentro dos Estatutos…

Se alguém quiser trazer este assunto a baila numa AG, contém comigo.

Eu cá gosto bastante do actual emblema, é moderno, mas concordo que a forma circular sem as linhas brancas introduziria uma estética mais consistente em termos de resultado final e eventualmente permitiria introduzir um Leão rampante mais detalhado.

Concordo plenamente com o autor do tópico mas não faria sentido uma nova mudança de símbolo num curto-médio prazo.

Está muito bonito mas tenho algumas dúvidas em relação à estética nos produtos de merchandising - aqui menos mas à semelhança do actual que aí é péssimo e uma das principais razões, para mim, para renovar -, e também era uma pena perder o escudo em forma de coração. Consegues meter os contornos e palavras em branco só para ver? E uma versão com este escudo dentro do círculo? :mrgreen:

Esta versão específica continua a ser para mim a melhor de sempre, há outras parecidas mas acabam por perder esta classe nos contornos e no leão.

Mas viola os estatutos…, segundo os quais a sigla tem de ficar a branco. :wall: