Como o vieirismo trata a oposição, mesmo que sejam autênticas glórias do clube.
Anteriormente, a 7 de Setembro, António Simões dava a seguinte entrevista ao Diário de Notícias, também com muitas críticas à direcção do benfica:
António Simões: “O Benfica nunca mais será igual ao que ajudei a engrandecer”
O campeão europeu pelo Benfica revela ao DN a sua “angústia” pelo processo e-toupeira e defende que “há gente que tem de sair”
António Simões esteve 16 épocas ao serviço do Benfica enquanto jogador, sendo ainda hoje o futebolista mais jovem de sempre a conquistar a Taça dos Campeões. Além do título europeu venceu 10 troféus de campeão nacional e cinco Taças de Portugal de águia ao peito, tendo ainda sido uma das estrelas da seleção nacional no Mundial de 1966, em Inglaterra. Aos 74 anos, não esconde a “mágoa” que o vai acompanhar “para o resto da vida” por ver o seu clube acusado no processo e-toupeira.
Como é que está a lidar com esta acusação do Ministério Público à Benfica SAD, no âmbito do processo e-toupeira?
Não me sinto nada bem com este caso. Estou preocupado, como é óbvio, mas também apreensivo. No entanto, tenho de ser cauteloso e obrigado a aguardar o desenrolar deste processo, com angústia e com ansiedade também.
“Não preciso de qualquer julgamento para afirmar que há gente dentro do Benfica que para mim já está julgada e que contribuiu para esta mancha ao meu clube”
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Endereço de e-mail
SUBSCREVER
Em sua opinião, quais as consequências que este caso poderá ter para o Benfica?
Tenho alguma esperança que o Benfica não sofra consequências desportivas com aquilo que está a acontecer. Contudo, para mim já houve um castigo ao Sport Lisboa e Benfica porque esta nódoa e esta mancha já ninguém as tira e é por isso que estou tão desgostoso. E digo mesmo que não preciso de qualquer julgamento para afirmar que há gente dentro do Benfica que para mim já está julgada e que contribuiu para esta mancha ao meu clube.
“Em janeiro falei com o senhor presidente Luís Filipe Vieira sobre algumas situações que me estavam a preocupar. Ele sabe do que falamos, mas não vou revelar o que conversámos. E, como tal, para mim não é surpresa aquilo que está a acontecer”
De quem está a falar?
Falo de Paulo Gonçalves, Pedro Guerra e outros, pessoas em quem não me revejo e, como tal, têm de sair do Benfica. Eu quando vou ao estádio assistir aos jogos nem quero vê-los lá a circular. Essas pessoas deviam ser expulsas de sócio, isto independentemente de serem ou não punidas pela justiça. Para mim estão punidas porque envergonharam o meu clube. Posso dizer-lhe que em janeiro falei com o senhor presidente Luís Filipe Vieira sobre algumas situações que me estavam a preocupar. Ele sabe do que falamos, mas não vou revelar o que conversámos. E, como tal, para mim não é surpresa aquilo que está a acontecer.
Dá para perceber que está magoado com toda esta situação…
É uma dor na alma que nunca mais vou esquecer. É uma mágoa enorme em cima de mim, pois esta nódoa já ninguém a tira de cima de mim e fica comigo para o resto da vida. O Benfica nunca mais será igual ao que ajudei a engrandecer ao longo da sua história. E é com a independência que tenho que digo que para mim é insignificante se gostam ou não do que eu digo. Não quero saber se gostam ou não, mas eu defendo o meu clube e digo aquilo que penso. Não é o António Simões, é o António Simões do Benfica que está a falar!
“Não quero saber se gostam ou não, mas eu defendo o meu clube e digo aquilo que penso. Não é o António Simões, é o António Simões do Benfica que está a falar!”
Teve essa conversa com Luís Filipe Vieira. Acha que ele sai afetado junto dos sócios e adeptos na sequência deste caso?
Vai depender do resultado desta acusação… Favorável é que não será! Mas irá sempre depender da Justiça, embora eu não precise do julgamento para reconhecer que não há um vento a favor de Luís Filipe Vieira. O que espero é que ele não venha a ser vítima de gente que não tem respeito pelos valores e pela história do Benfica.
Teme que este caso faça desmoronar todo o trabalho que foi feito no Benfica nos últimos anos?
Espero bem que não, mas há uma história de mais de cem anos, que eu e outros ajudámos a construir, que ninguém pode destruir. Contudo, repito, é uma mancha e uma nódoa nos princípios de honradez e desportivismo de quem serviu o clube. Espero que o Benfica não saia prejudicado desportivamente por quem diz que o serve, pois não é legítimo que se ponha em causa os últimos quatro campeonatos conquistados com o esforço dos jogadores e do treinador. Nada disso pode ser posto em causa por gente que não sabe estar dentro do Benfica.
“Espero que [os patrocinadores] não deixem o clube. Não é uma situação agradável para eles e é natural que estejam expectantes. Se eu fosse presidente de uma dessas marcas estaria, obviamente, obrigado a pensar seriamente neste assunto”
Pela experiência que tem, acha que este caso vai afetar a equipa de futebol esta época?
Ao balneário não vai chegar, pois os jogadores têm uma missão e um pensamento comum a todos eles. E digo isto porque têm tido caráter e força psicológica para não se deixarem afetar por várias situações ao longo dos últimos tempos. E tudo porque quem manda - estou a falar de Rui Vitória - não tem permitido que essas coisas entrem no grupo, que tem de jogar pelo respeito que o Benfica merece.
O caso e-toupeira poderá, em sua opinião, ter reflexos na relação do Benfica com os parceiros e patrocinadores?
Espero que não deixem o clube. Não é uma situação agradável para eles e é natural que estejam expectantes. Se eu fosse presidente de uma dessas marcas estaria, obviamente, obrigado a pensar seriamente neste assunto e a agir em conformidade. Mas acredito que estejam a aguardar com serenidade o desenrolar do caso.
Em Outubro de 2018, António Simões queixa-se de ter sido corrido da benfica TV após ter feito críticas a Pedro Guerra.
Simões chama "mentiroso" a Calado e diz ter sido afastado da BTV Antiga glória das águias revela que reuniu com Luís Filipe Vieira e que foi afastado do canal do clube.
Noticia assim a revista Sábado, no dia 24 de Outubro:
António Simões fala em "atitude persecutória" do Benfica sobre si 24.10.2018 19:43 por Record 0 Em comunicado, o antigo jogador das "águias" refere ainda que não voltou a ser convidado a assistir a jogos do clube na tribuna presidencial desde as polémicas entre si, o Benfica e a BTV.
António Simões, glória do Benfica, comentou, através de um comunicado, as polémicas entre si, o clube e a BTV, garantindo que foi afastado da televisão do clube e que, inclusivamente, deixou de ser convidado para assistir aos encontros caseiros das águias na tribuna presidencial do Estádio da Luz.
Relatando vários acontecimentos em forma de cronologia, Simões sublinha que “parece absolutamente inequívoco perceber a animosidade de que tenho sido alvo, acrescentando que, ao invés do que sucedeu durante anos a fio, não voltei a ser convidado a assistir aos jogos na Tribuna Presidencial, facto que só quem estiver de má-fé pode retirar outra ilação que não seja uma atitude persecutória em relação à minha pessoa.”
O antigo internacional português recorda que fará agora um ano que foi pela última vez aos estúdios da BTV e revelou uma conversa que teve com um jornalista da BTV (que não quis identificar): “Havia-me dito que havia na BTV grandes resistências e não menos pressões a me darem voz.”
Leia o comunicado de António Simões na íntegra:
[i]Tendo em consideração múltiplos episódios recentes, na sequência de uma entrevista que dei a um canal televisivo, suscitando os mais díspares comentários, alguns mesmo dando expressão à mentira, à manipulação a até à calúnia, com o intuito de esclarecer todos os interessados, particularmente aqueles que integram o vasto universo benfiquista, decidi tornar pública esta posição:
1 – No dia 8 de junho de 2017, numa entrevista à Benfica TV, agastado com argumentações humilhantes para o meu Clube, afirmei que não me revia num sujeito que aparecia frequentemente nas televisões, dizendo defender o SLB. A meu lado, o Dr. Bagão Félix corroborou as minhas afirmações e falou explicitamente em Pedro Guerra.
2 – No dia 7 de agosto de 2017, por ocasião de uma homenagem ao nosso jogador Luisão, que acabara de conquistar o seu 20º título ao serviço do Clube, estive no relvado da Luz, com ele, com o Presidente Luís Filipe Vieira, Humberto Coelho e Shéu, momento captado pelas câmaras da Benfica TV. Pouco depois, em pleno estúdio, de novo ao lado de Luisão, abordámos a sua meritória e muito louvável carreira.
3 – No dia 27 de outubro de 2017, no intervalo do jogo Benfica – Feirense, ao qual assisti, como até há sete meses acontecia, expressamente convidado para a Tribuna Presidencial, abordado por um jornalista da Benfica TV, fiz um comentário, algo que anteriormente aconteceu de forma reiterada, sobre a partida que estava a presenciar.
4 – No dia 31 de outubro de 2017 (vai fazer um ano, sublinho UM ANO, na próxima semana), fui pela última vez a estúdio na BTV, por ocasião dos 14 anos da presidência de Luís Filipe Vieira. Devo esclarecer que, dias antes, já um jornalista da BTV, numa conversa reservada (sendo que não me parece ético ou sensato divulgar o nome, até pela pedido de confidencialidade, mas pessoa a quem convido que o faça, pois prestaria um grande serviço para o esclarecimento de toda esta situação) me havia dito que havia na BTV grandes resistências e não menos pressões a me darem voz.
5 – Nos meses subsequentes de novembro e dezembro, em plena Benfica TV, Pedro Guerra permitiu-se fazer várias declarações depreciativas e mesmo difamantes a meu respeito, sem que fosse por alguém contestado ou sem que eu recebesse qualquer tipo de reabilitação por parte de dirigentes do Clube ou da SAD.
6- No final do mês de Dezembro, em conversa telefónica com o Presidente Luís Filipe Vieira, por minha iniciativa dei-lhe conta do meu sentido desconforto e reiterei a minha opinião crítica relativamente a Pedro Guerra. Foi então marcada uma reunião, na Luz, com a minha participação, de Luís Filipe Vieira, Luís Bernardo, Ricardo Palacim e Hélder Conduto. Fui categórico e veemente naquela que considero a defesa dos superiores interesses do nosso Clube e reiterei as minhas críticas a Pedro Guerra e ao edifício de comunicação do SLB, que na minha opinião não estava a ser capaz, por manifesta incompetência, de ripostar aos ataques, em muitos casos infames, dos nossos principais rivais, ao invés estava a avolumar uma atmosfera adversa ao SLB, num ano tão importante que nos poderia conduzir à conquista do pentacampeonato. A reunião foi inconclusiva, ouvi algumas promessas (que nunca se concretizaram) e abandonei, obviamente agastado, esse encontro.
7 – Apenas no dia 8 de maio de 2018 (cinco meses volvidos), voltei a falar aos microfones da Benfica TV, numa altura em que me desloquei a Portimão, na companhia de Toni, ao velório do meu antigo companheiro e amigo Saraiva, dos tempos da bonita saga das vitoriosas campanhas europeias.
8 – No dia 2 de Junho de 2018, numa iniciativa do meu município de naturalidade, o Seixal, destinada a homenagear antigos internacionais de todos os clubes, também fui entrevistado pela Benfica TV como pelas demais estações que cobriram o evento.
9 – Parece-me absolutamente inequívoco, perante esta cronologia, perceber a animosidade de que tenho sido alvo, acrescentando que, ao invés do que sucedeu durante anos a fio, não voltei a ser convidado a assistir aos jogos na Tribuna Presidencial, facto que só quem estiver de má-fé pode retirar outra ilação que não seja uma atitude persecutória em relação à minha pessoa.
10- Escuso-me a trazer à colação os serviços prestados ao Clube que amo. Associado 2042, quase a completar 60 anos de filiação, aproveito para agradecer todas as palavras de incentivo que tenho recebido nos últimos dias e divulgar, que apesar de instado, recusei, por defender a unidade, pelo menos dos dignos benfiquistas, que são seguramente maioritários no Clube, iniciativas públicas de desagravo que me sugeriram promover.
Sempre com o Sport Lisboa e Benfica, sempre pelo Sport Lisboa e Benfica. Sempre pelos valores, sempre pela honradez da maior instituição desportiva de Portugal e uma das mais reconhecidas no Mundo.[/i]
João Malheiro criticou Pedro Guerra e a comunicação do Benfica, durante o Especial de Informação, na TVI24.
A 30 de Outubro de 2018, lfv responde:
30 outubro 2018 - 21:44 Luís Filipe Vieira: «António Simões mentiu» Presidente do Benfica reprova comportamento do ex-jogadorConfrontado com a recente polémica que surgiu à volta do ‘estatuto’ de maior referência viva do Benfica, Luís Filipe explicou que, no seu entender, há dois jogadores que pode identificar nessa situação, aproveitando a entrevista à TVI para reprovar a comportamento de António Simões.
“Por títulos, o José Augusto, o Cruz… Já percebi onde querem bater! É no Simões não é? Para mim a grande figura vai ser sempre o Eusébio e os outros. Quando fizemos o museu era para homenagerar todos os atletas. O único que tem um espaço só dele é o Eusébio e o único que tem uma estátua à porta é o Eusébio.”
Censura a António Simões“Quem me conhece sabe que nunca fiz censura no Benfica. Praticamente não vou à BTV. Quem vai lá não pode dizer que fiz censura. Não vou falar muito de António Simoes por respeito ao Benfica. Posso dizer apenas que ele mentiu. Quando quiser clarificar isto de vez tem de falar comigo. O Benfica respeita-o mas ele tem de respeitar o Benfica. Eusébio só há um e não admito a ninguém que diga ‘eu sou o Benfica’. Que ninguém queira imitar o Eusébio. Tenho estado sempre perto de todos os antigos jogadores do Benfica, tenho apoiado todos. Mas quem, na realidade, não entendeu o seu lugar. Eusébio da Silva Ferreira não pode ser imitado e não recebo lições nem do Simões nem de nenhum atleta do Benfica. Se há alguém que os ajuda sou eu.”
“Nenhum clube em Portugal faz o que o Benfica faz pelos ex-jogadores. Não falo de nomes, mas o Simões não tem o direito de fazer publicamente o que fez, manchando até o nome de grandes profissionais. Eu é que digo sim ou não, mas foi provado que fui eu que liguei para ele porque sabia de conversas entre ele e o Malheiro. Se tem algum problema com o Benfica, resolva dentro do clube e não vá para a praça pública. Vejam a forma como tratou o Calado. Não há um comentador do Benfica que leve recados meus”
Há cartilha no Benfica?
“Está enganado. Só há uma voz no Benfica e sou eu. Os comentadores falam o que querem falar. De certeza que o Luís Bernardo e o João Gabriel não fizeram isso. Do Benfica não receberam nada. Não há cartilha nenhuma. Vamos falar do Benfica, que há 15 anos não tinha dinheiro para as próprias pedras da calçada. Há uma aposta firme na formação e em termos financeiros fizemos uma recuperação extraordinária. Vamos ser a primeira SAD a recuperar a 100 por cento os capitais próprios. Não dependemos de nenhum banco e temos uma estrutura profissional. Há clubes de renome que querem aprender connosco e conhecer o nosso sucesso. O Benfica nunca deu uma cartilha a ninguém. Carlos Janela? Nem é empregado do Benfica. Não há nenhuma ligação.”
Simões contra-ataca, já em Novembro:
Simões reage à entrevista de Vieira: "Nunca menti no decurso desta controvérsia"Antigo jogador do Benfica emitiu um comunicado na sequência da entrevista de Luís Filipe Vieira à TVI.
António Simões, antigo jogador do Benfica, emitiu esta sexta-feira um comunicado na sequência da entrevista concedida por Luís Filipe Vieira, que o acusou de ter mentido. “Nunca menti no decurso desta controvérsia. O meu comunicado transato, com todos os elementos factuais, cronologicamente desenvolvidos, é esclarecedor e irrefutável. Admito que o Presidente Luís Filipe Vieira possa ter inferido, a propósito de um contacto telefónico que tivemos, no final de dezembro último, que eu tenha dito que foi por minha iniciativa. Como se poderá ler, apenas disse que foi por minha iniciativa que critiquei a estrutura de comunicação do clube, em particular um comentador, que dias antes, na BTV, me havia destratado de forma que considerei inadequada e provocatória”, garante Simões
Eis o comunicado na íntegra:
"Na sequência da recente entrevista do Presidente do Sport Lisboa e Benfica, na qual fui visado, sucederam-se, em número acentuado, os pedidos dos diferentes órgãos da Comunicação Social para que me pronunciasse. Sublinhado que, a partir de hoje, quaisquer que sejam os desenvolvimentos, dou a polémica por encerrada, considerando-a estéril para o nosso clube, apenas preciso, em defesa da minha honra, do meu benfiquismo e do esclarecimento de todos, o seguinte:
1 - Nunca menti no decurso desta controvérsia. O meu comunicado transato, com todos os elementos factuais, cronologicamente desenvolvidos, é esclarecedor e irrefutável. Admito que o Presidente Luís Filipe Vieira possa ter inferido, a propósito de um contacto telefónico que tivemos, no final de dezembro último, que eu tenha dito que foi por minha iniciativa. Como se poderá ler, apenas disse que foi por minha iniciativa que critiquei a estrutura de comunicação do Clube, em particular um comentador, que dias antes, na BTV, me havia destratado de forma que considerei inadequada e provocatória.
2 - Quanto a uma frase que proferi há tempos, “eu sou o Benfica”, objecto de apreciação negativa por parte do presidente Luís Filipe Vieira, esclareço que não resultou de qualquer impulso egocêntrico ou delirante, de qualquer ímpeto de soberba ou arrogância. É uma frase que sempre utilizo, imodestamente válida também para mim, quando estão em causa pessoas cuja folha de serviços prestada ao Benfica se confunde com a própria Instituição. Por ironia, a BTV, na última semana, exibiu, várias vezes, uma entrevista minha, na qual, ao lado de Luisão, eu me dirijo a ele, dizendo “tu és o Benfica”. Como faço, para além de muitos outros, com José Augusto, Ângelo, Cruz, Mário João, Toni, Shéu ou Chalana.
3 - Jamais, em circunstância alguma, alguém pode dizer que, em termos públicos, proferi uma declaração ofensiva ao presidente Luís Filipe Vieira, que até é meu familiar, a qualquer atleta ou treinador do clube. Ao invés, sempre fui positivo nas minhas despesas públicas de comunicação ou não me impusesse sempre, nos últimos anos, o propósito de defender e até enaltecer o desenvolvimento impetuoso do Sport Lisboa e Benfica.
4 - As minhas críticas, sempre com o intuito de contribuir para a grandeza do clube, foram e são direcionadas para alguns funcionários (e não os confundo com a esmagadora maioria), que, do meu ponto de vista, envergonham a história ímpar e gloriosa do Clube.
5 - Reforço que a figura do meu querido Eusébio é inquestionavelmente única em todo o nosso historial. Recordo o discurso que fiz na cerimónia de transladação dos seus restos mortais para o Panteão Nacional. Nada nem ninguém se lhe aproxima, a não ser e apenas o próprio Sport Lisboa e Benfica.
6 - Doravante, sem perseguir qualquer objectivo de natureza pessoal, continuarei com abnegação a minha militância pela causa benfiquista, pelos seus nobres ideais, pelo seu futuro radioso.
Lisboa, 2 de novembro de 2018"
A 16 de Novembro lfv e António Simões estiveram juntos no parlamento, mas não esconderam um certo desconforto:
Dois meses após António Simões ter garantido que iria continuar pela sua luta, e aproveitando o facto de se encontrar fora do País, e por isso num sítio mais afastado dos media portugueses, acontece isto [certamente, mais uma mera coincidência]:
ATUALIDADEAntónio Simões assaltado, agredido e hospitalizado em Cabo Verde
António Simões foi hoje transportado para Portugal para receber tratamento hospitalar
LUSA 30.12.2018 ÀS 14H34
É isto o vieirismo, que não olha a meios para atingir os fins, nem que para isso agrida um familiar seu, uma pessoa de um currículo invejável, uma verdadeira grande glória lampiã. Estes até vendiam a mãe, se fosse preciso…