Decidi abrir este tópico para aviso, se moderação entender não é o local correto, pf transferir…
Se alguém aparecer em vossas casas, vestido com colete da EDP comercial e dizer que vêm por causa do desconto social de eletricidade, não caiam na conversa! São sim, funcionarios de uma empresa chamada GOLDENERGY de vila real, que andam a tentar ludribiar as pessoas pra fazer novo contrato de energia/gas.
Apareceram aqui vários elementos na aldeia, a bater as portas e utilizaram essa desculpa e as pessoas mais idosas e sozinhas, sem saberem, assinaram um novo contrato de eletricidade!! Falaram em preços mais baixos, etc…
A minha avó sem saber, visto não saber ler nem escrever, caiu no conto e fizeram lhe novo contrato!
Já alertamos as autoridades. E entretanto escrevi já uma carta com AR, a denunciar contrato pra essa empresa, visto na linha de apoio esse contrato no mesmo dia deu entrada nos serviços!
Tenham em atenção. Eles andam em aldeias mais distantes e não só!
Também já foram à casa dos meus pais aqui no Oeste.
A dizerem que eram da edp :eh: o meu pai não caiu na cantiga, depois uma das comerciais até mal educada foi.
Enfim…
Aconteceu à minha avó uma situação similar. Aliás o prédio onde ela vive é maioritariamente ocupado por pessoas de idade e o modus operandi destas companhias passa por, alegadamente entenda-se, aliciar pessoas de idade avançada. É asqueroso para dizer o mínimo. Descobri depois que há imensas queixas na DECO sobre esta e outras companhias.
Aconteceu o mesmo à minha avó, nos Olivais. A sorte é que a minha esposa trabalha na EDP e conseguiu dar a volta à situação.
Tenham MUITO cuidado e alertem os vossos familiares mais idosos, pois são os alvos predilectos. Não assinem nada, nem sequer mostrem documentos/facturas, pois a intenção é a obtenção de informações.
Eles vieram aqui a porta. Mas eu e o meu cota apercebemo nos de algo errado na conversa. Inclusive perguntamos lhe sendo assim, o que significava aquele desconto social já existente nas faturas, respondeu era outra coisa… E nos ai topamos logo e mandamos o embora. Quando nos apercebemos que mais malta daquela andava por aqui ( malta jovem/ entre os 30/40 anos), ligamos a minha avó alerta la… Mas ja foi tarde, pois já lá tinham ido!! Hj liguei pra um número deles, disseram que o contrato já la estava e tinha 14 dias pra rescindir! Já seguiu a carta registada!! ( podia enviar mail, mas depois diziam nada tinha enviado, e aquilo Não servia de nada… Não arrisquei! )
O que andaram a fazer, foi uma burla!! Enganarem as pessoas. Fazerem se passar por uma outra empresa…vinham identificados com coisas da EDP comercial
Estas situações já ocorrem à muito tempo, comerciais com logos da EDP e conversa de banha da cobra e depois são de outras comercializadoras.
O que posso dizer é:
Não assinem nada
Se querem mudar de contrato de eletricidade / Gás natural o melhor é procurarem na internet (não é preciso ser presencial)
Se por acaso assinaram alguma coisa, podem requerer na vossa comercializadora atual saber se tiveram informação de mudança
Caso queiram reclamar, enviar sempre carta para a ERSE (entidade regulador dos serviços energéticos)
Se calhar nao tem a ver mas à minha avó sem assinar nada mudaram- na para outra empresa, ela nao assinou nada nem recebeu qualquer tipo de telefonema e quando deu por ela já estava noutra empresa que não a EDP.
Como uma empresa de vila real, vem fazer isto pra esta zona da serra da estrela? É que andaram não só aqui, mas em aldeias vizinhas também…pode haver mais casos… Anda meio mundo a tentar enganar outro meio… :cartao:
Como ex-comercial, porta-a-porta (ja la vao 17 anos) sinto vergonha alheia, e principalmente muita pena pelas pessoas enganadas.
Nao acho que seja a empresa de electricidada a culpada mas sim o dono de uma dessas empresas de outsourcing que acha que esta a ser esperto a sacar contratos ilegais.
Não espanta que se sirvam de qualquer aryimanha, pois ja ha 17 anos atras eu fazia 25 euros por um novo contrato domestico e 75 por um comercial. Fazia 3-8 contratos por dia… 5 dias por semana mais sabados de manha…
É uma boa maneira de fazer bom dinheiro, só é preciso ter um bocado de lata, muita paciencia, e conhecer o produto.
Mas tu ainda és do tempo em que os comerciais porta a porta, por mais aldrabões que fossem, não entravam de forma generalizada no lado da burla. Nem precisavas de fazer esses contratos todos. Bastava um ou dois por dia e já era um bom emprego, bem remunerado para a realidade do país, e sabias que se não fosse aquilo, fazias outra coisa. Nos dias de hoje é quase obrigatório seres burlão para não perderes o emprego antes de teres direito a indemnização e sem subsídio de desemprego. E não é só na energia. É em basicamente tudo.
Quem tem a culpa disto? As empresas que contratam estes outsourcings e só avaliam o desempenho dos mesmos pelas estatísticas. Depois admiram-se de terem a imagem na lama. Quem é que se phode? Os infelizes que, como eu, dão a cara e a voz pela empresa em serviços de apoio a clientes…
Nunca precisei de mentir.
Foi no inicio da privatizaçao dos telefones. Toda a gente queria deixar a PT.
Mas conto rapidamente uma historia. Havia um tipo no escritorio q batia todos os recordes. Eram 150+ contratos por mes.
Um dia fomos 5 pra uma aldeia de Barcelos q agora me escapa o nome… eu q nunca tinha teabalhado com ele colei-me logo pra ver se lhe ouvia o pitch e desvendava o segredo…
“Ó morais fazes esse lado da rua que eu faco este…”
O morais vim a saber, tinha varios truques… mas um dos favoritos nas zonas mais rurais era descobrir o nome e morada do padre (q ele arrajava no dia anterior)
Depois preenchia um contrato com o nome e morada do padre, e metia na pasta…
O pitch dele invariavelmente continha: “ah d. Maria! so tem de preencher 1 papel como este e a empresa muda tudo automaticamente sem a incomodar…” (da o contrato do padre a d maria). A d. Maria claro reconhece o nome e decide q se é bom pro prior é bom pra ela.
Ate q lhe saiu o tiro pela culatra e aconteceu q a dona maria num desses dias era precisamente a irma do padre q pegou no telefone e ligou ao irmao. O resto da historia acaba com o morais despedido e uma licao pro resto to escritorio…
Nao, nao é preciso mentir. E burlar entao nem se fala!!
Nos dias de hoje, em que toda a gente está servida de um serviço qualquer, 90% fidelizada por mais de um ano, que há uma pressão colossal por parte dos teus superiores para venderes (no matter how) e em que, caso sejas despedido, vais passar mal, acredita. As coisas são bem diferentes… Claro que não são todos e ainda há gente séria. Talvez ainda a maioria. Mas entre milhares e milhares de jovens desempregados que não têm mais nada…
É verdade que paga muito bem. Ainda hoje, a trabalhar no r.u. num emprego bem remunerado no serviço publico, ganho praticamente o mesmo que ganhava em 2004 de porta em porta.
Pessoas desesperadas fazem qq coisa pra poder manter um emprego desses.
Mais, o meu patrao despediu o morais, se fosse hoje, se calhar imprimia um diagrama com o esquema pra distribuir pelo escrotorio…
Tens razão, muito possivelmente seria isso que aconteceria.
Outra tática hoje em dia é o marketing agressivo…aqui à porta são os gajos das empresas de alarmes. Quando digo que não estou interessado dizem logo com tom arrogante “Bom, se não se importa com a segurança da sua família…”.
Comigo a conversa acaba logo ali, normalmente com a porta a bater com alguma violência e pergunto-me…será que aquilo resulta com alguém? Eu mesmo que quisesse assinar contrato, nunca seria com aquele gajo. Mais depressa ligava eu para o número geral.
A minha com a Goldenergy foi melhor… Ligaram-me da EDP a dizer que tinha um pedido de alteracao contratual com a GE e queriam saber se de facto o fiz. Eu nunca assinei nada nem nunca falei sequer com a linha da Goldenergy. Alguém arranjou os meus dados e preencheu um contrato falso. Como? Não sei. As facturas são electrónicas, tudo o que é papel é destruído antes de ir para o lixo…
Aqui tens a resposta ao que aconteceu. Mesmo não tendo assinado nada, possivelmente terá mostrado alguma factura ou outro tipo de documentos com informações pessoais. Basta-lhes isso.
Por isso reafirmo: eles irão sempre pedir para verem uma factura e usarão sempre uma desculpa aparentemente simples, como por exemplo “é só para ver o serviço que tem”. Porém a intenção é outra.