Tendência Clubista de Jornalistas e Comentadores da Nossa Praça

[member=7115]Viridis :great: Tinha visto outra para trás mas estava mais incompleta e tinha erros, como não vi as páginas todas devo ter saltado as correcções.

Mas não havia por aí uma outra lista que tinha figuras públicas não necessariamente ligadas ao mundo do desporto/jornalismo? Acho que me lembro de até lá terem partilhado uma foto da Daniela Ruah com a camisola do Sporting.

• Acrescentar o Porto Canal ao curriculo do Julio Magalhaes e do Bernardino Barros.
  • Joaquim Rita é lampião a qualquer hora da semana não me parece haver grandes dúvidas.
  • Alexandre Albuquerque desde que ficou com o Beto entalado também não me parece haver dúvidas que é lampião.
  • João Rosado lampião, ou disfarça bem, o mesmo para o José Manuel Freitas.

Aqui vão mais alguns (não verifiquei se havia repetidos nem escolhi muito bem um critério, foi o que me veio à memória):

• Alexandre Santos (RTP) (Sporting?)

• Paulo Futre (cmtv, Libidum Fast e toda a porra que lhe der tacho)

• Sporting:
    António Simões + Valsassina + Diogo Faro + Diogo Beja + Paulo Fernandes + Cunha + Vasco Duarte + Zé Beirão + etc… (SportingTV), José de Pina (SportingTV/TVI24/ex-Canal Q), Luís Vidigal (abolatv), Joao Quadros (ex-Sic Radical), Fernando Mendes (cmtv), Nuno Graça Dias (SportingTV/ex-Sic Noticias)

• Lampiões:
    António Simões (Sic Noticias), Pedro Mexia (TVI24), João Miguel Tavares (TVI24), Ricardo Araújo Pereira (TVI24), João Gobern (RTP3), Carlos Vaz Marques (TVI24), Pedro Guerra/Fernando Santos (btv/TVI24/ex-cmtv), Diogo Luís (AbolaTV), Manuel José (RTP3), Pedro Catita (RTP2), Diamantino Miranda (AbolaTV), Luis Costa Ribas (SIC), Nuno Pereira (SIC)

• Fruteiros:
    Miguel Guedes (RTP3), Rodolfo Reis (Sic Noticias), João Nuno Coelho(RTP3/ex-Canal Q)
    ::::

Isso da Claúdia Lopes ser Sportinguista também já acreditei mais nisso.

Mas também duvido que o Nuno Luz ou o ROC mesmo sendo sócios algum dia sejam do Sporting portanto…

O Manha já trabalhou no Jornal Sporting? :o :o
Só falta ver porcos a voar.

O Tadeia é mesmo Sportinguista?

Também podem adicionar vocês, isto dá muito trabalho! :lol:

“Luís Freitas Lobo - Braga (com fraquinho pelo Porto?)”

Só sei que ainda agora na Sport Tv, logo no pós porto-braga, ele estava com umas trombas de todo o tamanho. Inclino-me mais para ser porto (com fraquinho pelo braga).

Também acredito mais nisso, aquela vozinha fina de quem não tem os “tin tins” no sitio acho que dão uma indicação que sim…

Lembrei-me de mais uns

-Jorge Prestrelo: Sporting?
-João Pedro Mendonça: com tanto tempo a relatar com o Marco Chagas já deve de ser um Sportinguista dos 7 costados :lol:
-Paulo Solipa: Benfica? / Sporting? (este sinceramente nunca consegui perceber, mas pela isenção deve de ser mais um do Sporting)

Já assumiu várias vezes.

Eh pá, nã o tenho paciência para meter mais nomes :lol:
Também acho que não vale a pena estar a meter gajos tipo o Rodolfo Reis e o António Simões, daqui a pouco estamos a meter o Pedro Barbosa ou até o Bruno de Carvalho. :mrgreen: (se bem que passava bem sem o Pedro Barbosa em especial).

Tendência Clubista de Jornalistas e Comentadores da Nossa Praça

(Sempre em actualização)

“Declarado” quando o próprio tiver declarado a sua preferência em público.

“Confirmado” quando não se assumir em público mas houver informação pessoal.

[hr]

Jornalistas e comentadores com influência (directa ou indirecta) no tema do desporto, activos na televisão/rádio:

SPORTING:
Alexandre Afonso (Antena1, RTP) - relatador, apresentador - confirmado por terceiros
Alexandre Santos (RTP) - apresentador - declarado
António Tadeia (O Jogo, DN, RTP) comentador - declarado
Carlos Dolbeth (Antena 1, RCP, Rádio NFM, Sporting TV) jornalista, apresentador - declarado
Cecília do Carmo (RTP) pivot - confirmada - presente na cerimónia dos novos sócios
Fernando Correia (RCP, Rádio NFM, Sporting TV) jornalista, apresentador - declarado
José de Pina (SportingTV/TVI24/ex-Canal Q)
Laura Santos (RTP2) apresentadora - confirmada - ex-atleta do Sporting
Nuno Graça Dias (SportingTV/ex-Sic Noticias)
Nuno Luz (RTP) repórter - confirmado - foi sócio (mas bem que podia ir para a lista dos cama-leões)
Rui Santos (SICN) comentador - confirmado

Comentadores do Sporting contra o Sporting:
Pedro Sousa (RR) - ex-funcionário
Ribeiro Cristóvão (RR) - comentador da NOCAL - declarado

Camaleões - Escondem o lampionismo ou querem ser isentos?
Cláudia Lopes (TVI) pivot - já escreveu no Jornal do Sporting mas referiu-se ao Sporting como “vocês”
Gabriel Alves (ex-RTP) quem confirma? as opiniões dividem-se, o próprio não declara
João Rosado (SICN) comentador - ?
Joaquim Rita (ex-Antena 1, outros) - ?
Paulo Garcia (SICN, ex-Antena 1) - apresentador

Lampiões:
António Fidalgo (RTP) comentador - ?
Carlos Daniel (RTP) apresentador - declarado
David Borges (SIC) apresentador, comentador - confirmado
Fernando Guerra (A Bola, SICN) jornalista, comentador - confirmado
Hélder Conduto (RTP/Antena1/BTV) apresentador, relatador - declarado
João Gobern (RTPN) comentador - declarado
João Querido Manha (Record, TVI) cronista, comentador
Jorge Baptista (SIC) comentador - ?
José Augusto Marques (SIC) - principal relatador televisivo de futebol da SIC?
José Gabriel Quaresma (TVI) - declarado
José Nunes (RTP, RDP) comentador - declarado - tem lugar cativo na Luz
Luís Marçal (SIC) apresentador, repórter - ?
Luís Sobral (TVI/MaisFutebol) comentador - confirmado
Miguel Prates (Sport TV) apresentador, relatador - confirmado
Nuno Matos (Antena 1) - ?
Paulo Catarro (RTP) apresentador - declarado
Pedro Pinto (CNN) apresentador - confirmado
Pedro Ribeiro (RC) declarado
Rui Pedro Brás (TVI) apresentador do Mais Trafulhices
Valdemar Duarte (TVI) comentador - confirmado

Morcões:
Bernardino Barros (RR/Porto Canal) comentador - confirmado
Bruno Prata (RTPN) comentador - confirmado
Cláudia Martins (Antena1/ZeroZero) relatadora, “jornalista”
Fernando Eurico (Antena 1) a 15-4-09 disse que quem estava contra o FCP não era português
José Nicolau de Melo (RTP) repórter - seita do Domingo Desportivo
Hernâni Gonçalves (RTPN) ex-preparador físico do FCP, Prof. Bitaites - falecido
Hugo Gilberto (RTP) apresentador
Inês Gonçalves (RTPN) pivot
Luís Baila (RTP) repórter - ?
Miguel de Sousa Tavares (SIC) comentador
Pedro Azevedo (RR) ralatador habitual dos jogos do FCP
Pedro Ferreira (Antena 1) relatador
Rui Orlando (Sport TV)
Sousa Martins (TVI) - ?

[hr]

Jornalistas e cronistas da área desportiva activos na imprensa:

SPORTING:
António Barroso (A Bola)
Bernardo Ribeiro (Record)
Eduardo Marques (A Bola)
Hugo Forte (A Bola)
José Manuel Freitas (A Bola) - ?
Nuno Raposo (A Bola) - ?
Rui Baioneta (A Bola) jornalista - ?
Rui Tovar (ex-RTP, freelancer) jornalista - falecido - autor da peça sobre a Taça das Taças de 1964, comentador dos 7-1
Vítor Cândido (A Bola) - ?

Lampiões:
Domingos Amaral - cronista - declarado
José Manuel Delgado (A Bola) - declarado
Leonor Pinhão (A Bola) - declarada
Luis Avelãs (Record) - ?
Vítor Serpa (A Bola) - diz-se do Belenenses

Morcões:
António Tavares Teles (O Jogo, ex-TVI) declarado
Carlos Pereira Santos (A Bola,ex O Jogo e ex-NTV) declarado
Manuel Serrão (ex-SIC) - declarado
Manuel Queiroz (RTP) (ex-O Jogo e ex-Comércio do Porto) - confirmado
Rui Loura (RTP) - fazia parelha com o Rui Cerqueira na febre portista de 2003 e 2004

[hr]

Outros Jornalistas (inactivos ou não desportivos):

SPORTING:
António Macedo (Antena 1) - declarado
Artur Agostinho (falecido) - declarado
Daniel Oliveira (Sporting Apoio) - declarado
Henrique Monteiro (ex-director do Expresso) - declarado
João Marcelino (DN) jornalista - ?
Nuno Santos (director da SIC) jornalista - declarado
Óscar Coelho (ex-RTP e Antena1) relatador - terá declarado no Jornal Record

Lampiões:
Alexandre Albuquerque (RTP)
António Sala (ex-director de programas da RR) - declarado
Camilo Lourenço (jornalista de economia) - declarado
João Malheiro (cronista) antigo director de comunicação lampião
José Eduardo Moniz (director da TVI) - candidato à presidência do Recreativo
José Nuno Martins (ex-provedor do ouvinte na Antena1) - diz que “não são 6 mas, sim, 7 milhões”.
Pedro Mourinho (SICN) apresentador
Pedro Pinto (TVI) pivot - recebeu do Prof. Marcelo R de Sousa em directo uma réplica do estádio da Luz
Rui Cartaxana (ex-director do Record) - confirmado

Morcões:
Fernando Maciel (ex-RTP e Antena1) relatador - seita do Domingo Desportivo
Francisco José Viegas (ex-SIC) jornalista de economia - declarado
João Fernando Ramos (RTP Porto) pivot - ?
Júlio Magalhães (TVI/Porto Canal) - recebeu do Prof. Marcelo em directo uma réplica do estádio das Antas
Rui Cerqueira (ex-RTP) apresentador - actual membro dos quadros do Porto

[hr]

Outros:
Alexandre Pais - Belenenses - ?
Jorge Coroado - Belenenses - declarado
Álvaro Braga Júnior - ex-presidente do Boavista
Luís Freitas Lobo - Braga (com fraquinho pelo Porto?)
Paulo Sérgio - Vitória de Setúbal (e com um fraquinho pelo Benfica)

Por confirmar:
João Abreu (SICN) - pivot do Tempo Extra
Jorge Goulão (SportTV)
Pedro Martins (RTP)
Rui Miguel Tovar (filho de Rui Tovar) (Jornal “i”, freelancer) jornalista - ?

Obrigado por poderem confirmar com mais provas ou testemunhos.

“Acho que” ou “tenho a certeza” não é prova.

[member=7115]Viridis tens mesmo a certeza que o Paulo Garcia é do Sporting? Tinha a ideia que era lampião.

Já agora, podes acrescentar na lista do Sporting o Alexandre Santos, jornalista da RTP e apresentador do 4x4x3 da RTP 3 :great:

Podem citar e adicionar! Como já disse, é cansativo. :lol: Mas decidam-se.

Eh pá, o Paulo Garcia há 4 anos que entra e sai da lista.

Um diz que a mãe do colega trabalha com ele e que jura a pés juntos que toda a gente lá sabe que é ferrenho do Sporting.
Outro diz que o ouviu perguntar ao Paulo Sousa quando é que voltas para os nossos (supostamente o Benfica).

Vocês esquece-se que há gajos que não dizem nem nunca dirão de maneira alguma para não melindrar a carreira e as pessoas não resistem a inventar baseados em coisas que a cabeça deles é que constrói.

Mas uma coisa é certa, quando o Paulo Sérgio era da Antena 1, ele é que fazia maior parte dos relatos do Sporting em Alvalade. Depois passaram para o Alexandre Afonso.

Tenho um familiar que trabalha na RTP que afirma que são sportinguistas, entre outros:

• Alexandre Santos
  • João Pedro Mendonça (já foi sócio)
  • Pedro Martins
  • Cláudia Lopes (informação antiga, já deixou a RTP há uns anos)

De qualquer forma os jornalistas e comentadores sportinguistas regra geral, têm sempre tanto cuidado em serem isentos que muitas vezes ninguém diria que são do clube.
O Pedro Martins custa-me muito a acreditar pela forma como delira a gritar os golos do carnide no futsal mas o meu familiar trabalha directamente com ele e afirma que sim (é uma questão recorrente… :P).

Pois… Quem te disse isso, ou não estava muito bem informado ou enganou-te, porque o Pedro Martins não é do Sporting, é vermelho.

É?

A mim já me garantiram também que ele é do Sporting.

Apesar de não parecer (principalmente pelos comentários nos jogos de futsal) o Pedro Martins é sportinguista…conheço quem seja amigo e trabalhe com ele, e foi-me garantido que o mesmo é do nosso clube, apesar de nas transmissões televisivas não parecer nada …

O Paulo Sérgio aí dizer Vitória com carinho pelo Benfica. É mais sportinguista com carinho pelo Vitória. O meu pai é lampião e amigo dele e sempre me disse que ele era dos nossos.

PS: Isto já foi há algum tempo atrás, antes dele sair da Sporttv (penso que depois voltou). Mas até era ele sempre que comentava os jogos em Alvalade.

Eu nao sei qual e o seu clube , , ja aqui contei mas vou voltar a contar , em 2002 no tempo do jardel , foi nesse ano que o quaresma tambem foi lancado , e num celebre jogo que o sporting estava a jogar com o leiria o quaresma marcou um golao, e as palavras dele no tal golo foram : deliciem -se com este golo , nunca mais me esqueci dessa frase , nao me parece que uma pessoa que diga isso nao seja sportinguista, mas admito que possa estar errado!!

O Alexandre Santos é Sportinguista. É responsável pela realização da reportagem “Verdes Anos”, onde desmascara a dinastia Roquette. Serviço público numa altura em que vivíamos anos negros

Também há o Pedro Martins, da Sport Tv.

Nunca me esqueço de uma história do Paulo Garcia de quando eu tinha 14,15 anos, lembro me perfeitamente.

O Paulo Sousa (actual treinador da Fiorentina) jogava no Panathinaikos e abriu uma escola de desporto em Lisboa no qual eu fiz parte. No dia da inauguração estavam jornalistas claro, entre um deles o Paulo García, que se via ter uma excelente relação com o Paulo, quando se vira e diz o seguinte:

“Então Paulo quando voltas pó nosso Benfica?” a qual o PS se riu e disse " tão cedo não"… Toda a gente se riu e foi um momento que me deixou na memória, por isso tem aí a vossa resposta de fonte segura, no entanto não desgosto dele como Paineleiro embora se note as vezes a tendência.

O Paulo Garcia é lampião. Estranhamente ou não, tem a mania de se fazer passar por sportinguista de vez em quando. Gente estranha.

O Sousa Martins creio que é portista mas felizmente demonstra pouco ou nada.