Tópico dos Carros

Os motores a gasolina actuais são até mais fiáveis que os dieseis. E já não ficam muito atrás em economia.

O do Mazda 3 é uma versão reduzida do 2.0 de gasolina inicial Skyactiv, é um 1,5L de 100cv (salvo erro) e consome 5,1 aos 100km. O diesel (tudo bem que é mais potente), fica-se pelos 4,1 no Mazda3.

Pelo menos o motor 1.6 (?) diesel deve sair…daqui a 1 ano logo vejo. :mrgreen: :mrgreen:

Aqui tenho que discordar veementemente.
Uma coisa são os números publicitados, que até podem dar essa impressão, outra é a realidade.
E outra é a dura realidade portuguesa… Basta simular uma ida e volta ao Algarve (ou a uns poucos de jogos fora…).
Os Diesel modernos batem verdadeiros recordes de economia. O problema é o risco permanente de avarias…
Mas que esmagam os a gasolina, é um facto.

No caso da Mazda isso não é verdade.

O motor skyactiv a gasolina da Mazda ten:

• injecção directa
  • injector multi-orificio
  • elevadíssima compressão, 14:1 (ao nível de um carro de corrida)
  • sistema exaustor 4-2-1 (se calhar existe outra palavra em português) para fazer face ao “knocking” da compressão
  • pistões com cavidade especialmente desenhados

Etc etc.

O resultado são consumos muito próximos de um diesel sem sacrificar por aí e além a potência e recordo que se trata de um motor sem turbo.

Aqui está um pequeno resumo:

Só para dizer que adoro a minha menina :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Estive a namorar o Mazda CX3 mas fiquei um pouco apreensivo com o motor do carro…1.5 de 105cv. ??? :think:

Isso deve ser um diesel… só experimentando.

Esse motor no Mazda2 fá-lo “voar” ao nível do diesel 2.2 de 150cv no CX5, porque ficam praticamente com o mesmo “power-to-weight ratio”, 74 watt/kg contra 77.5 watt/kg. No CX3 isso dá “apenas” 64.2 watt/kg. Digo entre aspas porque o diesel do CX5 desenvolve que é uma coisa parva, o CX3 não será tão veloz na aceleração (perde cerca de 1,5 segundos até aos 100m em relação ao CX5), mas para as necessidades pode chegar, depende do que se pretende.

Tens ainda assim que ter em conta que esse 1.5D “puxa” 270Nm de torque logo às 1600rpm (até às 2500), portanto não deve ter grandes dificuldades em descolar do sítio mesmo estando carregado e com várias pessoas lá dentro.

Estás a comparar o CX3 a que carro(s)?

Até a data nenhum.
Ando interessado no Mazda 3 , o Cx3 foi mais curiosidade porque me pareceu engraçado…e bem equipado.
Só daqui a 1 ano é que levarei isto mais a serio…
Sim, é diesel.

[member=15725]LuisT_76 tem atenção que esse carro (acho que) paga classe 2 nas portagens.
Informa te primeiro caso isso te faça diferença. :great:

Ok, devo ter feito confusão com outro modelo/marca. :great:

:beer:

Eu tenho esse motor no meu Focus, tem 20000 km feitos e até agora estou a adorar, para além de estar com 5.1 de média de consumo…

Tenho dúvidas, em relação ao Kuga, apenas na capacidade para puxar o peso do carro… Se no meu (1343kg) às vezes sinto resistência, imagino no Kuga, com quase mais 250kg (1579).

Nada como um test drive…

P.S. Após o restyling interior, o Mondeo é que está absolutamente TOP e é incrível conduzi-lo. Estou indeciso entre trocar o nosso outro carro por um deles ou por uma A4, mas estou bastante mais inclinado para a Mondeo, já para não falar na relação qualidade/preço entre eles (apesar da A4 ser EXTREMAMENTE mais segura).

Bem, ele tem 310Nm de binário, mas também estou como tu, puxar 1579Kg com um motor daqueles… :-\

Dá qualquer coisa como 56w/kg em power-to-weight ratio, imagino que demore bem acima de 10s para chegar aos 100 (lá para os 12s digo eu).

Posso já rebentar a bolha, não são! Talvez 5.4/5.6, por aí…

4.4 não é realista… esquece. É um “turbodiesel”, tudo o que tem a palavra “turbo” exclui logo à partida consumos dessa ordem no mundo real. ;D

O turbo dá-te mais potência e o tradeoff é maior consumo, nos carros a gasolina isto é muito notório. Muitos dos testes são em condicões de velocidade constante onde o turbo não é utilizado (ou utilizado ao mínimo), daí não ser possível quase nunca chegar aos consumos anunciados no mundo real (entre outros factores).

Apesar do iuc…ainda bem que tenho um 2.0.
Não me levem a mal mas motores abaixo de 1.6 em carros de 1400 e 1500 kgs é estar a pedir material novo ao fim de 80k…especialmente turbos

Gasoline engines can run at stoichiometric air-to-fuel ratio, because gasoline is quite volatile and is mixed (sprayed or carburetted) with the air prior to ignition. Diesel engines, in contrast, run lean, with more air available than simple stoichiometry would require. Diesel fuel is less volatile and is effectively burned as it is injected, leaving less time for evaporation and mixing.
[font=trebuchet ms]Os motores Diesel podem trabalhar com menos combustível/oxigénio que os a gasolina. Um compressor (seja de que tipo for) favorece o aumento de ar para o mesmo gasóleo ou gasolina. Por isso um compressor não implica forçosamente aumento de consumo de gasóleo. Já em relação à gasolina, a coisa pia mais fininho. Um motor Diesel sem compressor é muito ingrato de utilizar, não tem genica. A gasolina o problema não se coloca. Um dos problemas mais complicados da utilização de compressores, sobretudo por turbina («turbocompressores») é o rendimento a baixa rotação, quando os gases de escape ainda não têm pressão suficiente. Esse problema é muitíssimo menor nos motores Diesel que nos a gasolina. Por isso os veículos com motor Diesel tiram muito melhor partido dos compressores por turbina que os a gasolina. Como hoje em dia, com os motores [i]common rail[/i], se conseguem maravilhas de potência com uma mera gotinha de gasóleo, os compressores não aumentam, longe disso, os consumos. Em caso de dúvida, contem os motores a gasóleo à venda... Sem compressor![/font]

Quanto à cilindrada do Ford Kuga, é evidente que não há milagres. Por muito que um compressor disfarce, os problemas permanecem, pelo menos parcialmente.
Surgiram recentemente no mercado, em veículos utilitários, vários motores de muito baixa cilindrada com compressor, sobretudo a gasolina. Trata-se duma mera acção comercial, não dum milagre.
(esses foram no Médio Oriente, há cerca de dois mil anos, e estão muito mal documentados)
Numa utilização muito cuidada, sobretudo calma e cautelosa, um motor pequeno pode mover um veículo pesado sem quaisquer problemas, mesmo a nível de fiabilidade. Já numa condução descuidada e rápida, é melhor não esperar milagres.
Recomendo vivamente a observação atenta do ponteiro da temperatura, e, sobretudo, muita calma enquanto o motor estiver frio. Também é fundamental efectuar uma manutenção rigorosa.

Infelizmente não é só turbos… :-X

[hr]

Em relação aos consumos 4,4 é impossível, eu no meu Pulsar (Tem Peso em vazio (kg): 1307) faço medias de 5l / 5 e pouco e sem puxar muito por ele…

Resumidamente o que me disseram (alguém entendido na matéria) foi que estes motores diesel de fraca cilindrada vs cavalos, são propícios a varias avarias, dado que os motores se “esforçam” mais para puxar pelo carro, logo…
A parte disso temos os problemas sempre associados aos diesel: FAp’s , injectores, cabeças de motor ,turbos , retentores, colectores, etc.