Na altura que isto andava a sair semanalmente, dropei - meti na cabeça que era só um GITS wannabe. Not true. Igual a GITS só o facto de ser um cyberpunk/sci-fi com um departamento de policia todo OP. A série tem o seu próprio… tudo. Consegue ser original em algo (já) tão batido.
A ideia por detrás do Sibyl System, das Dominators (soo cool) e ao uso de Enforcers (com alto nível de Criminal Mentality) é muito beast. A sociedade / setting de PP foi muito bem construída. E numa série destas é aí que está a base para fazer algo verdadeiramente bom. Boa plot, bom cast de personagens e especialmente excelente uso do tema cyberpunk/sci-fi.
As personagens são top, fucking top. Cheguei ao ponto de não desgostar de ninguém, apenas gostei mais de uns que outros. O Trio Kougami (excelente badass cop), Masaoka (excelente old badass cop) e Makishima (melhor bad guy era impossível), é brutal. Story wise eles pegaram bem nas fragilidades do Sibyl System e criaram o melhor vilão/antagonista para o questionar.
Na produção (Production I.G) e no script (Gen Urobuchi) não se podia pedir mais. Top. A animação, o set de OPs e EDs e a OST foram crazy good. Esta não me vai sair da cabeça tão cedo:
Mas este love todo é exclusivamente e só para a 1ª temporada. Não para a 2ª.
PP 2 não devia existir. Foi apenas um milking de uma série que acabou da melhor maneira possível. A ideia de um Psycho-Pass colectivo foi porreira, mas ya, só isso. O leque de personagens foi fraquíssimo (para não dizer merdoso) comparado ao da 1ª temporada, a animação e a direcção (história e diálogos) também desceram muito de qualidade.
Sinceramente, mais valia terem estado quietos. Venha o filme (Kougami’s return) masé.
[member=16001]Kaiser concordo com a tua análise, a 2ª temporada é bastante inferior à 1ª e sem ela acredito que Psycho-Pass fosse muito mais respeitada como anime.
No entanto, apesar do downgrade, Pyscho-Pass 2 foi uma anime que me agradou, os 11 episódios passaram a correr. Continuou a ter boas ideias e a provocar-nos constantemente com questões morais e éticas. A personagem da Akane teve uma grande evolução em relação à 1ª temporada e foi muito bem trabalhada, o problema foi que se esqueceram das outras personagens…
Espero que melhore com o filme, o regresso do Kougami já é meio caminho andado. :mrgreen:
[member=17154]petershop E não te censuro. Eu também gostei bastante de algumas cenas de PP2; a evolução da Akane é uma delas, e o (a questão moral do) caso do Kamui também.
Só que a série simplesmente não devia existir - daí a minha pontuação meh. Mas já que a fizeram, deviam ter caprichado mais. Muito mais. Por respeito á 1ª temporada.
O filme tem boas reviews, por isso estou confiante que esteja bacano. :mrgreen:
A manga de GTO está na minha lista! Pelo que sei o anime só cobre cerca de metade dos capítulos da manga e, como me queixei daquele final um bocado idiota, recomendaram-me ler a manga. Mas o anime foi bom, na generalidade, por isso não está no topo das prioridades.
Vou começar a ler Death Note (em suporte físico) e provavelmente Shingeki no Kyojin (em formato digital). Encontrei uma app porreira para ler manga e vou aproveitar agora que já estou de férias.
[hr]
Última que tinha em atraso… Finalmente!
Elfen Lied
Elfen Lied é um daqueles fenómenos que não consigo compreender… Foi-me aconselhada e sei de gente que eu considero ter bom gosto a ter este anime em boa conta. Mas eu não consigo ver nada de especial nele, por muito que tente. Esta situação ainda se torna mais grave quando foi apenas o meu décimo quinto anime, sendo que alguns dos anteriores quase nem deveriam contar para esta contagem de tão maus que são. Ou seja, se eu com tão pouco tempo de anime achei Elfen Lied medíocre (vê-se bem, no máximo), nem quero imaginar o que diria desta série se eu já fosse “experiente” neste mundo. A minha tentativa de explicar a popularidade de Elfen Lied prende-se com o uso de imagens mais violentas (o tal gore), a nudez e um tipo de personagem que provavelmente não era tão popular na altura (yandere… Este anime já tem 11 anos), combinado com um estilo de animação já muito próximo daquilo que se vê nos dias de hoje. Por isso tudo acredito que na altura tenha sido algo de novo. Ou então não é nada disto, sei lá. :mrgreen:
A premissa de Elfen Lied até é boa e entra naquela história dos conflitos entre humanos e criaturas que não são aceites na sociedade e são tratadas como monstros. Há vários animes assim, até. Mas acho, claramente, que foi mal explorada. Quando uma produtora pega num projecto como Elfen Lied e sabe que apenas terá 13 episódios para contar o essencial, não tem desculpa para entrar em caminhos vagos e que poderiam ser melhor aproveitados para desenvolver o core da história. Acho portanto que o anime foi mal planeado, mal escrito e a história original foi mal adaptada. Porquê entrar em tantos pormenores sobre aquela organização que estudava/explorava os Diclonius se depois não dão uma conclusão a nada disso? Para quê dar tanto relevo a personagens como o presidente da organização e o filho se não há interesse nenhum em responder a certas questões muito relevantes relacionadas com eles? Por que não desenvolver mais aquele triângulo amoroso que se formou (ou até aquele princípio de harém que se estava a criar) se isso acabou por ser o mais relevante de todo o anime? A história original existe em forma de manga, mas, quando há condicionantes como um limite de episódios, há que saber adaptá-la da melhor maneira a este formato. E aí acho mesmo que Elfen Lied falhou.
Depois tenho umas questões mais pessoais com o anime: 1) MC “denso” como o caraças, que não parece perceber nada do que se está a passar à sua volta; 2) gajas obcecadas pelo MC sabe-se lá porquê (destaque para a prima e para os seus ciúmes); 3) laivos de relação incestuosa; 4) pedofilia; 5) harém a formar-se; 6) uma personagem a comportar-se praticamente como um animal; 7) personagem badass a ser humilhado mais do que uma vez e a tomar decisões idiotas; 8) típica história do MC que se esquece do seu passado traumático; 9) acho que começo a não suportar as yanderes; 10) da muita nudez existente no anime, havia uma ou outra cena que não tinha um propósito (mas, no geral, a nudez em Elfen Lied até consegue ser justificável); 11) os fãs irracionais de Elfen Lied/Lucy e aqui digo o mesmo que disse em relação a Mirai Nikki/Yuno: que gostem dela tudo bem, mas não tentem justificar o injustificável.
O Kouta é provavelmente o único ódio que já tive em qualquer anime e um dos gajos mais otários que já pude ver, juntamente com o Makoto de School Days (por razões muito diferentes). Até são parecidos, com aquela cara de sonsos (mesmo a pedir para levar um par de chapadas). A lógica do Kouta:
“Esta gaja arruinou-me a vida, matando a minha família sem qualquer razão para tal, deixando-me num estado traumático tão grande que perdi a memória desses acontecimentos, afectando a minha vida e as minhas relações. Caso disso é a minha prima, que me ama e de quem eu também gosto. Mas, hey, a Lucy tem grandes tetas, amo-a.” :wall:
Momentos :mais::
Claramente aqueles momentos finais do Kurama e da sua filha.
Momentos :menos::
[spoiler]Há lá uma cena com aquela miudinha que é demasiado explícita.
Depois, no último episódio, passaram metade do mesmo a repetir umas cenas que já tinham dado! A sério, Elfen Lied, mesmo só com 13 episódios, poderia ter aproveitado muito melhor esse tempo.
Por fim, toda e qualquer participação desta personagem:
Demasiado ridícula. Ao ponto de mandar piadolas quando está prestes a morrer.[/spoiler]
OP & ED: A opening tem aquele carácter épico que a série depois acaba por não ter… Mas gosto, tem classe.
Eu acho uma pena não terem adaptado toda a história de Elfen Lied para o anime. O objetivo parece claro. O anime acaba de forma a que se tenha vontade de ir ler o manga para saber o que acontece. Foi o que me aconteceu e foi bastante melhor!
De qualquer forma, acho que é algo que apenas serve como anime introdutório. Foi o que eu fiz e se o tivesse visto agora provavelmente teria odiado e nem teria tido a vontade de ir ler o manga :great:
Não é que tenha ficado com vontade de ler a manga, mas a verdade é que cheguei a pegar nela para descobrir que desenvolvimento deram à história da origem dos Diclonius (não me lembro se cheguei a alguma conclusão, provavelmente tinha de ler tudo).
O que me lembro é que o Kurama continua vivo na manga e até gostei dessa alteração feita no anime. Ficaram a faltar mais adaptações desse género.
Na altura não gostei do final do anime (com aquele cliffhanger e tal), mas, olhando agora para trás, até acho que foi bem conseguido, até para chamar gente a ler o material de origem. Talvez um dia pegue nisso.
O que estão a achar desta temporada de Verão?
Depois de ver um pouco de todos os animes, permaneço com a mesma opinião.
Gangsta e Charlotte estão a ser os melhores, na minha opinião. Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai é um anime de “avacalhanço” total. A cada episódio que passa vou perdendo o hype, mas tenho esperança que melhore.
Overlord, God Eater e Gate: Jieitai Kanochi nite Kaku Tatakeri têm potencial, mas ainda não tenho a certeza se os vou seguir (no entanto, este último episódio de Overlord prendeu-me um pouco à história e pôs me a questionar acerca do rumo que vai tomar, o que é sempre bom).
Creio que não haja mais animes de grande destaque. Akagami no Shirayuki-hime é o típico shoujo (já assisto Ore Monogatari que embora tenha como um dos seus principais componentes a comédia, chega e basta para me deixar satisfeito) e não me parece ter nada que o distinga de tantos outros que saem temporada sim, temporada sim. Gakkou Gurashi, não tenho paciência para assistir animes destes. Além de serem bastante óbvias as respostas a muitas das questões que dão origem às discussões que vemos por aí, podemos apanhar um “massive spoiler” em qualquer canto da internet. Rokka no Yuusha… não sei o que viram de especial neste anime. Arte decente, personagens que pouco ou nada me cativaram, história fraquinha, enfim…
Não falo em Dragon Ball Super, pois só o vou assistir quando já tiver acumulado um grande número de episódios.
Overlord e God Eater já larguei, ainda comecei a ver o 2º episódio de cada mas simplesmente não me cativou e não me parece que vão melhorar muito no futuro.
Gangsta. vou seguindo, mas estava com muito mais espectativas. Ainda assim estou a gostar.
Rokka no Yuusha tem sido uma boa surpresa, não sei porquê mas há algo no personagem principal que me cativa (gosto sobretudo de como usa todos os meios disponíveis para ganhar uma luta, para ele não há truques sujos - e ainda não o vimos lutar a sério). Gosto bastante do estilo de animação. Não acho que se vá tornar numa das minhas preferidas nem nada do género mas tem qualquer coisa de diferente (em relação a outras animes do género) que me agrada. (tenho pena de não me conseguir explicar melhor mas é o que sinto)
Outra que comecei a seguir é… Bikini Warriors. :lol:
É a 1ª anime Ecchi que vejo mas como são só 3 minutos por episódio vê-se bem. Aquilo quase nem sequer tem história, tem apenas pretextos para mostrar mamas. :mais:
É completamente estúpido mas podem querer que até eu que não gosto de Ecchi dou por mim a pensar quando sai o próximo episódio de Bikini Warriors. :-[
Btw o último episódio que saiu (o 3º) não foi só Ecchi, também conseguiu ser uma boa paródia dos jogos de RPG. :mais:
E Dragon Ball é Dragon Ball, claro que vou seguir. :mrgreen:
Já agora, fui o único a notar o desleixo do voice actor do King Kai neste último episódio?
O personagem a agir furiosamente e a voz completamente relaxada, isto durante uns 3/4 minutos - acho que foi o pior voice acting que já vi. :menos:
Era mesmo isso que eu lhe dava, a break.
Como narrador acho que serve perfeitamente, mas agora a interpretar uma personagem vê-se que já não tem a “estaleca” necessária.
Se existe assim tanto respeito pelo homem mais vale pôr outro no lugar dele e não o deixar fazer figuras tristes. Se bem que o Kaio não deverá ter muita relevância no futuro, assim que o Goku acabar o treino vai passar a ser um narrador nº2/comentador.
[hr]
Mais tarde ou mais cedo tinha que ver alguma coisa Ecchi, nem que fosse para dizer mal. :mrgreen:
Bikini Warriors é perfeito para mim porque tem apenas 3 min/ep se não dificilmente aguentava aquilo.
Ultimamente ando numa de animes curtos, nos últimos dias vi mais 2 séries nos mesmos moldes:
Kyou no Asuka Show (20 eps de 3 min.) - também é Ecchi mas não é muito abusado, é mais sobre situações cómicas sobre uma rapariga inocente mas ao mesmo tempo confiante sobre a sua sexualidade e o seu corpo. 4/10
The Diary of Tortov Roddle (6 eps de 3 min) - Conta a história de um viajante chamado Tortov num mundo completamente surreal, de forma bastante artística e única. Apesar de não ter qualquer plot, adorei a experiência, diferente de tudo o que já vi. 7,5/10
Vi também 2 OVAs de 1 episódio cada (de 20 min):
Hoshi no Koe - Anime mecha e futurista que conta a história de amor de um rapaz e uma rapariga que são separados. A rapariga vai numa expedição para o espaço e as mensagens que troca com o rapaz demoram 1 ano a chegar ao destino. Uma boa história sobre amor e solidão. 7/10
Pale Cocoon - Também se passa no futuro onde o Homem vive em ruínas e toda a história passada foi perdida, isto é, as personagens não sabem absolutamente nada do passado da Terra. As duas personagens principais trabalham no Departamento que restora ficheiros e dados antigos (sejam eles vídeos, imagens, jornais etc.)
Gostei bastante deste, das melhores obras de Sci-fi que já vi e em 23 minutos consegue contar uma excelente história. 9/10
Ele continua por respeito e também por que se sente com vontade e com estaleca.
Não acredito que um estúdio como a Toei deixa-se alguém (por mais respeito que haja) fazer algo que compromete-se a qualidade do anime-bandeira deles. De certeza que fizeram o check up ao homem e aceitaram-no - mesmo tendo em conta os graves problemas de saúde que ele tem.
A voz chateia-me um bocado, isso é verdade. Parece sedada e sem expressão, fiquei um pouco fdd. Mas como disseste o Kaio deve começar a aparecer cada vez menos (ou em menos minutos por episódio).
Já ando para o ver há algum tempo. O autor desse anime criou-o totalmente a partir do seu Mac. Muito porreiro. É basicamente por isso que está na minha lista. :mrgreen: