Tópico das séries e filmes de ANIME

Falando apenas de anime …

Enquanto puto, era grande consumidor de DrangonBall (ainda à uns dias tratei de sacar da net e passar bastantes filmes do DragonBall para DVD :shhh: ,porque a meu ver DB é intemporal), Cavaleiros do Zodiaco e Captain Tsubasa.

Nos tempos que correm vou vendo Naruto… tenho o canal ANIMAX e aquilo dá anime 24h sobre 24h , portanto de quando em vez, vou vendo.

Ps: No Animax ainda vai passando vários desenhos animados antigos, caso por exemplo dos Cavaleiros do Zodiaco entre outros.

Sou uma pessoa que está muito ligada ao passado, principalmente aos anos 80, tanto em termos de música como de cinema. Os filmes que estreiam hoje em dia no cinema para mim são sensaborões e as séries da moda como “Lost” e “Prison Break”, só agudizam o que eu sinto que tudo não passa de um cliché medonho. Sempre tive excelente remédio para isto… bom anime!
Apesar de muitas pessoas olharem o anime como simplesmente “desenhos animados”, colocando o próprio anime num estereótipo errado, é muito mais para além disso…
Existem inúmeros tipos de anime dentro do próprio género, certa parte visa um público mais jovem, assim como existe uma uma grande percentagem que tenta chegar ao público mais adulto.

No Japão um dos empregos mais conceituados (e não estou a brincar) é o de desenhador de “manga”. “Mangas” são pequenas revistas, geralmente a preto e branco, que contam uma história. Estas mangas são todas desenhadas à mão com tinta da china. São incrivelmente minuciosas e demoram por isso, uma eternidade a serem lançados novos volumes de uma determinada série. Geralmente a regra é esta: Primeiro a manga completa é finalizada, podendo demorar 2, 3, 6 anos. Depois de estar concluída, existe sempre um estúdio de Tv Japonês que pega nessa manga e a transporta para o grande ecrã. Quando a vemos finalmente no grande ecrã, podemos dizer que se trata de anime! Não deixa de ser curioso que por exemplo em média, uma manga que demore 4 anos a ser desenhada, demora menos de 1 ano a ser produzida em anime. Isto dá uma ideia de como os “mangas” são trabalhosos.

Vou só fazer referência ao anime da minha vida, que provavelmente ninguém aqui o terá visto, uma vez que a sua aquisição é difícil e não é daqueles que passa na Tv, porque muito provavelmente, o seu director acabaria despedido ou excumungado.
O anime chama-se “Berserk” e como bom anime que é, também ele provém de uma manga anteriormente desenhada. Agora só para terem uma ideia, a manga de “Berserk” começou a ser desenhada em 1988 (!) e ainda continua a ser desenhada nos dias de hoje(!). São mais de 20 anos de uma manga que ainda não se dislumbra qualquer final. Vai actualmente no volume 36 e é lançado em média 1 volume novo a cada 8 meses. Isto quando o seu autor, Kentaro Miura, não se lembra de tirar as suas malfadas férias. Quer dizer, se o homem morre (bate 3 vezes na madeira), foram anos a ler isto para nada. É bom que ele olhe para os 2 lados sempre que atravesse a estrada.
O anime cobre (se bem me lembro) os volumes do manga 3 até ao 12. Já haveria mais material para uma segunda e terceira temporada, mas tal nunca veio a acontecer, por falta de financiamento. Quem quiser acompanhar a história tem mesmo de ler a manga, do ponto em que o anime acaba.

Se falar do anime em si, este texto ficará enorme por isso vou abreviar. Berserk conta a história de Gattsu (Gutts) , um personagem incomum em uma espécie de Terra alternativa, de aspectos medievais. O tema pretende evidenciar a natureza humana de forma crua e extremista. Apesar deste ser considerado muito violento, a “manga” vai ainda mais fundo em situações de todo não recomendadas para menores.

Gatts é um homem que cresceu no campo de batalha. A sua vida foi cheia de desgraças desde seu nascimento, quando a mulher do comandante de uma tropa mercenária o encontrou ainda criança no chão, debaixo do cadáver de sua mãe enforcada. Tendo recentemente perdido uma criança, e ainda carregando o trauma por tal fato, a mulher, chamada Shisu adopta o menino, apesar da oposição dos homens da tropa, que acreditam tratar-se de mau agouro. Três anos depois, Shisu morre vítima da praga, e Gatts passa a ser criado pelo líder dos mercenários, Gambino. Este homem trata Gatts de forma rigorosa e violenta. Ao mesmo tempo em que forja o seu espírito e o prepara para a vida de combate medieval, Gambino também extravasa o seu ressentimento devido à morte da mulher. Nesta época ele desenvolve uma característica marcante: o uso de espadas enormes :mrgreen:
Isto porque, não havendo armas menores para a criança, ele é obrigado a lutar usando espadas normais, mas que são pesadas para seu tamanho. À medida em que cresce, Gattsu irá aumentar gradualmente o tamanho da lâmina das suas armas, até chegar à devastadora Dragon Slayer, uma brutalidade de espada de ferro, maior que o tamanho de um homem adulto.

Bem, isto é o pontapé de saída para o muitooooooooo que estará para vir. Para agradecer a quem se deu ao trabalho de ler um texto tão grande, deixo um video do próprio anime! Quem gostar de histórias medievais, violência, uma história nua e crua, não pense duas vezes em mandar vir da Amazon.uk ou tentar assitir pela web. É imperdível e mexe por dentro!

Fica aqui um AMV (Anime Music Video) de Berserk ao som de Bruce Dickinson (Iron Maiden). Não consigo imaginar nenhuma voz mais apropriada para este vídeo :great:

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=t8i8gdfqyJo[/youtube]

Se aparecerem por aí fãs de Naruto estamos feitos, porque este tópico passa a estar no topo dia sim dia sim. :stuck_out_tongue:

Naruto nunca vi muito, agora DB é intemporal :lol:

CDZodiaco também foi outro que me acompanhou a infância, ainda a semana passada vi uns episódios no youtube :great:

Apesar de ter um irmão mais novo que é viciado em Naruto, nunca achei grande piada.
Já Dragon Ball é intemporal, quando era puto tantas vezes cheguei tarde à escola porque tinha ficado a ver DB :mrgreen:

EDIT: Já agora alguém sabe onde posso “comprar” os episódios do DB?

Na baía dos piratas tens lá de certeza, mas quero deixar aqui uma mensagem a todos os fãs de Dragon Ball, especialmente DBZ:

Para comemorar os 20 anos (é verdade, já lá vão 20 anos) de Dragon Ball, está a dar reedição de Dragon Ball Z, chamada Dragon Ball Kai.
É a mesma série, com os mesmo gráficos, mas está muito mais comprimida, não temos metade dos episódios a relembrar o episódio anterior, logo, esta deverá ser menos de metade dos episódios de Dragon Ball Z original, que foram 276. Neste momento, a saga está em Namek, e Son Goku prepara-se para o confronto com Freeza, já na sua ultima evolução. A grande vantagem é uma imagem bem melhor, definições boas (720p) e muito mais acção. Para quem quiser sacar, pode fazê-lo num destes locais:

http://freeze-subs.co.cc/
http://freeze-subs.net/

O site é o mesmo, mas estão a mudar do 1º para o 2º, logo se quiserem por em bookmark, ponham o 2º. Os episódios saem ao Domingo, mas normalmente é tarde, logo é mais certo à Segunda de manhã.

Espero que não sejam necessários os fãs do Naruto para este tópico estar mais vezes cá em cima :wink:

Pelo que vejo a maior parte do pessoal conhece e gosta daquele anime mais comercial (na medida que foi transmitido pelas tvs portuguesas). Encontro concenso por parte dos foristas em Dragon Ball, Cap. Tsubasa, Saint Seiya (Caval. do Zodíaco), Rurouni Kenshin (Samurai X) etc.

Eu próprio não fico indiferente a estes animes e, como muitos, também sofri de “DragonBall Mania”. É mais um anime em que a “manga” o consegue superar de longe.
Estava eu no sexto ano de escolaridade, e eis que na hora que o D.Ball dava, vinham mais de 80 (!) putos para junto da tv, para assistirem ao episodio, mesmo faltando às aulas.
Chegou-se ao cúmulo de ser convocada uma reunião geral, para alertar os pais desse facto :o

Melhor ainda, no antigo programa de tv “Casos de Policia”, deu um caso de uma escola muito problemática (no Seixal se não me engano), em que a única maneira de os alunos se interessarem pela disciplina de portugues, seria com testes da disciplina com personagens do Dragon Ball.

Akira Toryama inovou o conceito neste tipo de anime. Mas a versão transmitida em Portugal estava completamente retalhada. Vozes horríveis, muitas muitas cenas cortadas (inclusive de sexo), e muito sangue “apagado”.

No entanto… bons, bons tempos ;D

Um dos meus preferidos é o “Ninja Scroll” com a bela Kagero.

“Ninja Scroll”… uma pérola da Manga e que foi o segundo filme a escancarar as portas do Anime para o público do Ocidente. O primeiro foi mesmo o Akira (também uma lenda do género).
Depois de Ninja Scroll verificou-se uma grande procura do povo ocidental por esta arte. As cenas de luta são verdadeiramente imponentes, com muito impacto e pesquisa sobre Ninjutsu.

Atlatian, devias exprimentar um dia destes o “Grave of the fireflies”, ou “Túmulo dos Pirilampos”. Dois irmãos em plena Guerra Mundial, deixa qualquer um (tendo filhos ou não) completamente destroçado. É enorme e foi traduzido para Portugues, por isso deves poder encontrar num clube vídeo ou pela net.
Fica a sugestão:

Andavas tu no 6º, e achas isso estranho?
E se eu te disser que no Instituto Superior Técnico, a sala de estudantes ENCHIA à hora do DBZ? E não eram só caloiros, era malta de todos os anos. Eu, que já tinha visto muito da série na televisão espanhola uns anos antes no Algarve, divertia-me imenso a ver o ppl todo a passar-se com as lutas. A transformação para Super Guerreiro foi uma malha :smiley:

E falando em Naruto, tenho muitos amigos fanáticos por isso (se bem que preferem mais Bleach), e tenho aqui 4 DVDs com os 1ºs 100 episódios, mas ainda não lhes toquei. Quando o fizer, não devo sair de casa durante 4 ou 5 dias…

Ninja Scroll, Akira e Ghost in the Shell, os 3 grandes filmes de Anime da minha adolescência. Impossível de descrever, todos juntos representam o espírito / filosofia da Anime e a mestria deste desenho animado.

Ainda à dias havia um pack à venda com estes 3 títulos. Claro que comprei, apesar de já ter o Ninja Scroll, e assim fiquei com uma boa prenda.

Ok, pronto, para quem gostou dos 3 que referi (que sublinho, são na minha opinião os 3 filmes mais representativos da Anime, excepção feita aos filmes do estúdio Ghibli), aqui vão 2 que são capazes de gostar:

- Spriggan (não é inovador em si e o enredo é até relativamente fraquinho - contudo interessante, porque tem a ver com o descobrir da Arca de Noé no mundo actual - mas em termos de qualidade é comparável a Ghost in The Shell ou Akira com excelentes cenas de acção)
- Vampire Hunter D - Bloodlust (uma espécie de Ninja Scroll do vampirismo que felizmente não é demasiado deprimente como alguns do género)

Por fim, existe um que ando para ver se vejo há montes de tempo e ainda não tive oportunidade… quem quiser que me acompanhe nesta tarefa. ;D Trata-se de Steamboy, um filme “retro” feito pelo realizador de Akira.

Alguem sabe como arranjar os episodios do naruto da primeira e segunda temporada? xD

Tipo pack ou assim xDD

Sou grande comsumidor de anime. Já devo ter visto perto de 100

Tambem sou do tempo do boom do Dragon Ball mas eu não podia faltar as aulas. :slight_smile:
Mas ao fim de pasarem 28734532 vezes enjoei.

Em termos de filmes, os melhores, a “trilogia” Miyazaki, o terceiro não esteve a altura dos outros dois.
Grave of the Fireflyes, antes de verem, tenham uma caixa de lenços ao lado, podem precisar.
Ghost in the Shell, gostei bastante da animação.

Vejo actualmente One Piece.

honestamente sou viciado em anime…
a maior parte do pessoal papa séries…eu aos 25 anos é anime :-[

tirando as mais conhecidas aconselho…

elf lied… muito psycho

FMA tem uma historia fabulosa e é dos mais conhecidos

gurren lagann é simplesmente fabuloso

tenjou tengen apesar de a historia estar mal desenvolvida é porrada até mais não…imaginem se na secundaria andarem à porrada com o pessoal…só taijutsu

acho que podia tar aqui a noite toda…

Code Geass 1 e 2

há imensos “sites amigos” disto…mesmo para quem não quer puxar pelo cerebro, não há anime que não teja legendado em portugues do brasil…em todos os formatos… HD; mp4; rmvb…etc…

ps - vejam a OVA de Hellsing, grafismo muito bom mas sangue até mais não…

ps2 - aconselhem animes porque já esgotei imensos :-[ pelo menos os mais aclamados…

isso é complicado…são centenas de episodios…

opening the tenjou…

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=ZGOnno5h5LU[/youtube]

Steamboy deu há uns meses atrás (talvez uns 2 ou 3 , não te sei precisar exactamente) na TVI por volta das 4 da manhã, quando começei a ver já ia bastante adiantado como tal, não vi tudo .

Depende do genero que procuras, e também do que já viste.

Assim de repente:

Black Lagoon?
Samurai Champloo?
Macross F?

os dois primeiros já “foram” :-[
macross tenho que ver se gosto…

tou a pensar em apostar no kenichi…tame a apetecer de ver porrada neles … :-[