Pro Evolution Soccer 2017

[member=2963]Tomcat

Estou autenticamente viciado nisto.

Já a demo tinha sido um vício enorme (nunca joguei tanto uma demo do PES), o jogo final com a Master League é o amor.
Andei anos á espera por este PES, finalmente a série conseguiu encontrar o seu caminho(vamos esperar é que o próximo jogo não estrague tudo…):

O jogo esta cheio de pormenores deliciosos na master league(e finalmente existe um grau de dificuldade real no modo superstar na ML).

Adoro aqueles jogos em que o adversário estaciona o autocarro(é mesmo um modelo de jogo presente no PES!Dá para seleccionar no jogo!Lindo! :mrgreen:) e caímos em cima deles na procura do golo(e não é fácil quebrar a linha defensiva).

[b]A profundidade táctica presente no PES 2017 não vai deixar qualquer viciado em futebol indiferente.
E acho que é um ponto que infelizmente muita gente não tem noção pois a Konami não fez publicidade disto.

E o mais porreiro de tudo é que não só nos jogadores tiramos partidos das opções e modelos tácticos como o próprio CPU usa e abusa delas(o que acaba por conferir uma individualidade a cada equipa e a cada partida jogada).
[/b]
Quanto ao online, pelo que já a li o PES usa ainda um sistema de peer to peer…coisa do século passado passe o exagero(ou não).O FIFA por exemplo tem servidores próprios para o jogo o que permite uma experiência online agradável ao seu utilizador.

Eu compreendo que por um lado deve ser um investimento brutal ter servidores próprios para um jogo(dinheiro é coisa que não falta na EA), já a Konami cada vez investe menos no PES(basta ver a perda de licenças que existe no PES 2017 para perceber isso).

E como a Konami cada vez investe menos em jogos para consolas(alias já só produz o PES e o “MGS”) não sei se tão depressa a questão do online vai ser revista.

A mim pessoalmente é algo que não me afecta pois só gosto de single player ou multiplayer local, mas compreendo e sei que a nova geração de jogadores esta completamente virada para o online.E o facto do multiplayer online no PES ser muito fraco afasta muitos potenciais clientes.

A produção de certeza que por ela já tinham colocado servidores para o jogo, mas este tipo de decisões de certeza que os ultrapassa e só podem ser tomadas com o consentimento administrativo.

A verdade é que peguei no FIFA17 através do EA Access e joguei um par de horas, consigo ver que é muito bom, mas não me conseguiu fazer sorrir como o PES tem feito este últimos dias. Não sei se é de já estar cansado de muitos anos seguidos com as mecânicas do FIFA, mas não fez o click cmg. Vou acabar por jogar FIFA, porque tenho lá os amigos todos, mas estou muito contente com o PES.

O online é uma pena, merecia melhor o PES.

Eu já há muito que parei de comprar o PES regularmente, virei-me para o FIFA.

Ainda assim no 15 comprei o PES. O jogo é mais fraco que o FIFA (peço desculpa mas concorrentes são sempre comparados, impossível falar de um e não falar de outro. É como Ronaldo x Messi).

Ainda assim, achando o PES mais fraco (ás vezes até tenho duvidas se quem fez aquelas obras de arte na PS2 como o PES 5, se é a mesma pessoa atualmente, visto que em vez de evoluirem, regrediram em muitos aspectos), no 1 vs 1 é muito mais divertido que o FIFA e gostei bastante de jogar. O problema foi quando fui subindo de divisão, lag, cheaters, pessoal a sair e as vitórias a não contarem… para quem não gosta de offline (como eu) acabo por ficar muito limitado e acaba por se enervar bastante com os laggers e os cheaters. Bem tentei bloquear os gajos mas eram mais que muitos e pelos vistos a punição era 0. Lembro-me de apanhar um gajo que tinha um score brutal e jogava bastante bem, ainda assim conseguir meter-me na frente 1-0, não houve mais jogo. Lag descomunal, os meus bonecos parados e ele a marcar golos. Tentei reportar mas acho que não lhe aconteceu nada.

Depois outro ponto negativo é não ter pro clubs (11vs11 online) que é o meu grande vicio no FIFA, assumo que o FIFA pra mim 1 vs 1 é muito fraquito e pouco divertido… pouco tempo gasto no épocas. E mesmo no UT, é só até fazer uma equipa, depois acaba por tornar-se repetitivo, tudo com equipas iguais fruto do sistema de química ser limitadíssimo.

Oxalá o PES melhore o online, que pelo que vou lendo é mais do mesmo nesta nova saga. O myclub tem muito potencial. O ponto negativo é que me pareceu muito fácil ter logo uma equipa cheia de craques. De resto, é um modo que tem tudo para ser melhor que o UT do FIFA, se bem explorado. O sistema de quimica faz com que haja uma variedade de equipas absurda e te dê uma liberdade brutal, não estás limitado a uma só liga porque a quimica vais ganhando. Os treinadores também têm muita utilidade, não é algo “meh” como no concorrente. Mas lá está… é preciso que haja condições depois para jogar, é isso que interessa e nisso o concorrente dá 10-0. Apanhas lag por vezes, mas não apanhas cheaters a torto e a direito.

De nada adianta ter um jogo divertido se depois te enervas com as fracas condições online. Outra coisa que me faria mudar (talvez) definitivamente, seria implementarem o pro clubs. Mas se eles nem 1 vs 1 conseguem fazer algo decente e sem problemas, imagino 22 gajos em campo.

Adiante, que o PES melhore muito, pois foi sem duvida o meu grande amor no que toca aos jogos de futebol. Que belas recordações o PES me deixou. As licenças continuam uma miséria mas isso nem me chateia, desde que melhorassem nos pontos que foquei acima.

[member=14186]Alexandre10, não consegues nenhum link para experimentar a demo do PES 2017 PC ou nem saiu demo para o PC?

Irrita-me jogar PES17. Por um lado o jogo da um banho ao Fifa a nível de opções tácticas e superioriza-se nas movimentações, mas no outro tem os movimentos mais robóticos e os jogadores mais rápidos de sempre de qualquer jogo de futebol. Parece que tentaram fazer um simulador numa maquina de pinball.

Ontem joguei 1vs1 com um amigo depois de jogarmos fifa e ele disse exactamente o mesmo. É pena.

Isso foi em PC ou consola?

Ps4. Não é justo comparar no pc porque o fifa é desta geração e o pes não.

[member=14946]Mayhem, obrigado tentava perceber se era no PC porque tenho procurado a demo, mas não encontro penso que não deve ter saído, mas queria ter a certeza. :great:

No lado direito da página, existe uma opção chamada transferir demonstração. Penso que aí dá.

[member=5238]Bit06, obrigado vou tentar sacar a ver se dá é que o [member=14186]Alexandre10 disse que o jogo para PC não vale nada, quero ver, não vou comprar seja o que for sem saber o que vale. :great:

[member=5238]Bit06, já consegui instalar, depois logo já vejo se vale a pena, para já graficamente é parecido com o PES 2016 sem patch, a jogabilidade parece um pouco melhor, mas só logo posso ver com mais atenção, para já o [member=14186]Alexandre10 tem razão.

Eu vou apostar no fifa, pois pelo que já vi e li, o pes para pc, perde muito em qualidade gráfica, o modo multiplayer parece que está um caos e os menus e layouts fazem-me lembrar a única consola que tive, (playstation 2).
Agora que é uma pena é, porque a estes preços e com uma jogabilidade aparentemente superior ao fifa e tendo em conta o potencial das patches e mods em pc, o pes tinha tudo para ser opção e criar um nicho superior ao fifa em pc.

Oiço essa história dos movimentos robóticos desde o tempo da Ps3, e não é mentira que tal acontecesse nessa geração.

Mas desde a introdução do Fox Engine com o PES 2014 (talvez o único ponto relevante do jogo nesse ano) o jogo deu um salto qualitativo enorme nesse aspecto, tendo o jogo passado a ter movimentos e animações tão realistas como a do FIFA(e curiosamente o PES 2014 foi ultimo PES a ser lançado em exclusivo nas antigas consolas).

O FIFA continua a ter mais variedade nas animações, e isso é notório sobretudo (porque no resto é ela por ela) nas jogadas de finalização e nos movimentos dos guarda redes(só este ano o PES trabalhou realmente os seus guarda redes).

Para além disso um ponto onde melhorou muito este FIFA 17 talvez pela utilização do Frostbite foi a transição de animações.

Nos FIFA’s 16 e anteriores as animações do jogo tinham aquilo que eu só posso de apelidar de síndrome crackhead.Sobretudo nas cutscenes era notório ver os jogadores a tremer bastante ou então com movimentos erráticos e descontrolados( corpos demasiados rígidos e que se movimentam de forma súbita e pouco natural).

Pessoalmente acho que o jogo melhorou nesse aspecto.Ainda que esteja longe do ideal, ainda para mais quando os fãs de FIFA se referem sempre a um nível de realismo e qualidade…que simplesmente não é verdade(também existem muitos problemas nas animações do FIFA).

Em relação ao PES, os jogadores não se movem de todo como robôs.Porém o FIFA ganha na variedade de animações (e em certos casos é de goleada como na comparação de animações de guarda redes), e para além disso o FIFA tem as tais melhores transições entre animações.

Este video que compara gráficos entre os jogos (e para mim não há discussão, o FIFA no geral tem um aspecto muito mais agradável a começar na palete de cores que usa no seu jogo),e é interessante pois acaba por comparar animações directas entre ambos os jogos.

Como se pode ver, as animações do PES são tão robóticas como as do FIFA…

As tais transições nas animações são melhores no FIFA, e existe a tal maior variedade em movimentos ofensivos(finalizações sobretudo, e também nas fintas…que ás vezes se tornam ridículas imo).

[b]Por outro lado este novo FIFA 17 se melhora no aspecto das transições piora no footplanting.

Aos 0.29 vejam a comparação de corrida pelo flanco do Hazard nos dois jogos, se reparem no FIFA o jogador parece que desliza pelo o relvado como se não existisse um real contacto entre o pé e o chão.

Não sendo o PES um exemplo de perfeição nesse aspecto, é notório que a sensação de contacto com o chão é melhor e mais realista.[/b]

A patinagem artística sempre foi um problema em ambos os jogos, porém no FIFA 17 esta situação piorou drasticamente (talvez uma consequência directa entre a melhoria e suavidade das transições de animações).

E agora aquilo que realmente interessa, a jogabilidade e qualidade da AI do CPU.
Ai o PES este ano esta acima de tudo o que já joguei ate ao momento.

Fazer um jogo entre um Sporting e um Chaves na master league pode ser uma experiência única (algo que nunca pensei que fosse possível com estas equipas num video jogo :mrgreen: ).

O PES tal como na vida real representa muito bem a última linha defensiva de uma equipa, numa partida real de futebol o sucesso de uma equipa depende na capacidade de encontrar o caminho para quebrar a mesma.

O Cpu defende bem, e tal como na vida real que as equipas pequenas jogam em bloco baixo quando defrontam os grandes aqui no PES o mesmo acontece.

E tal como em muitos jogos na vida real vemos o Sporting por vezes com dificuldade em marcar um golo a um adversário, e com o decorrer do relógio essas equipas cada vez vão se fechando mais lá atrás…aqui no PES acontece o mesmo! :mrgreen:

Acho delicioso olhar para a HUB de jogo do adversário e ver o CPU a colocar modelos defensivos de jogo em pratica e a ir baixando as linhas da sua equipa ate colocarem um autocarro na sua área(é uma opção táctica no jogo! :venia: ) e lutarem pela a vida por aquele 0-0.

Isto leva a outro ponto, é preciso jogar futebol de equipa neste PES para vencer o adversário.

Longe vão os tempos em que se pegava no central e corria-se o campo todo ate marcar golo, agora é preciso jogar um futebol inteligente e de equipa onde as opções tácticas também podem ser decisivas no resultado final.

No fundo existe uma sensação gratificante quando ganhamos uma partida, não é só mais um jogo ganho como nos anteriores PES. Por isso não me surpreende ler isto:

O PES este ano conseguiu (dentro do possível e nas limitações que existem neste género de video jogos) a melhor representação possível de uma partida de futebol e todas as componentes que envolvem a mesma.

O jogo não é perfeito(nem nenhum video jogo de futebol alguma vez será) e ainda tem aspectos que tem de ser bastante melhorado, mas acredito que pode ser um começo de uma nova história na série.

A série combate neste momento também o enorme preconceito que adquiriu nos últimos anos face á demasiados lançamentos medíocres no passado(e só se pode queixar a si própria), o que leva por vezes a críticas infundas(e este PES 2017 é alvo disso, sobretudo quando depois o comparamos com o FIFA).

O PES 2017 é o caminho para o futuro, a base é esta porém para cativar uma toda nova geração de jogadores vai precisar melhorar drasticamente os seus modos de jogo Online.Pois nos tempos que correm o interesse da maioria reside ai.

Da qualidade gráfica já não tenho duvidas, instalei na hora do almoço e está igual ao PES 2016, a jogabilidade não consegui ver, pois não tive tempo suficiente, quero ver primeiro para ver se vale a pena comprar ou se fico pelo PES 2016.

Gosto de jogar nas horas livres e também editar e estou tão habituado ao PES que já não jogo FIFA desde o 99, nem sei como se edita e já estou cota para estar a perder muito tempo com isso.

Grande desilusão nem na jogabilidade posso dizer que o PES 2017 esteja melhor que o PES 2016 no PC. :inde:

Só posso dizer que testaste pouco.

Está muito diferente para melhor:

• os GR estão muito, mas muito melhores, antes eu mandava remates fora da area e uns 80% eram golo, agora defendem muito.
  • a AI defensiva está linda, jogo contra equipas pequenas e metem autocarro, até atrasam bolas do meio campo para o GR, coisa que nunca assisti em tantos anos de PES.
  • equipas a ganhar e que passam os últimos minutos de jogo na bandeirola de canto a queimar tempo :lol:
  • a reação à perda da bola, ainda não sendo a ideal, diminuiu o tempo de resposta, ao chocar com o adversário já consigo recuperar muitas vezes a bola
  • os árbitros estão melhores, ainda falham às vezes a não dar cartão amarelo quando dão a lei da vantagem, mas já mostram na maioria.
  • as colisões dos jogadores estão muito mais reais, deixou de acontecer dois jogadores chocarem e cada um cair para seu lado, já ficam embrulhados no chão.
  • as características únicas de cada jogador, pegas num CR7, messi, neymar, griezemann, e notas logo que são diferentes de um jogador comum.

Entre outras coisas que podia enumerar e que tu vais lá chegar, quando jogares uma semana seguida. ;D

Só joguei 2 vezes, primeiro FC Barcelona vs Atlético de Madrid e depois FC Barcelona vs River Plate e o que notei é que parece quase igual ao PES 2016, estou a falar de PC.

A minha versão também é de pc, e aplica-se tudo o que disse. Por isso é que digo que tens de jogar mais para ir apanhando as mudanças na jogabilidade.

Eu no primeiro segundo que toquei PES vi logo uma alteração, não sei se vocês faziam, mas eu nos pontapés de saída, pegava na bola corria até à baliza e marcava, muitas vezes até dava para correr em frente, os defesas adversários eram péssimos e era quase sempre golo.
Neste PES tá quieto, mal dou pontapé de saída, ando um pouco e tenho logo defesas em cima de mim. Melhoraram imenso a AI defensiva.

Acredito que tenhas razão no que dizes vou jogar mais vezes como tenho o vicio de jogar para o lado e andar a passar de jogador para jogador e rematar já na última não me dei conta disso.

Agora que falaste fui ver e de facto tens razão neste PES 2017 os jogadores pressionam bastante mais, nunca tinha reparado vou continuar a jogar para perceber melhor, obrigado. :great:

Não percebo como se pode considerar isto positivo.
O realismo deve ser posto de parte quando vai de encontro com o objectivo do (video)jogo que é divertir. Num jogo real, perder 30 segundos em 90 minutos com esse tipo de táctica é expectável. Num jogo simulado de 10 minutos, isso corresponde a demasiado tempo útil.

Digo o mesmo em relação ao Fifa. No 16, era extremamente irritante jogar nas dificuldades mais altas e ver os bots a trocar a bola entre linha defensiva e guarda redes. Minutos perdidos nisto em vez de atacar só tem lógica na vida real ou se o jogo tiver mesmo 45 mins por parte…