Preparação da Época Desportiva 2020/2021

Eu não aceito a desculpa da “crise”.

O Sporting tem feito imensas vendas.

Entraram sem vender ninguém do atual plantel cerca de 30 milhões. Se formos vender o Acuna e mais alguns excedentários não deve ser difícil ir aos 60 a 70.

Tendo em conta que não houve substituto do Bruno Fernandes diria que uma verba de 40 a 50 milhões para reforços é justificável, aceitável e sustentável.

Competência para usar esse dinheiro é que escasseia…

1 Curtiu

somos 2 só sem vendas podem entrar perto de uns 30 M com emprestados , BF e WC , não ha desculpa de não dinheiro

1 Curtiu

Plantel low cost

GR: Max, Kritciuk (livre)

DC: Quaresma, Coates, Neto, Ivanildo, Jemerson (livre), Victor Ruiz (livre)

AD: Camacho, Porro (empréstimo)

AE: Nuno Mendes, Angelino (empréstimo)

MC: Wendel, Palhinha, Bragança, Matheus Nunes, Bonaventura (livre)

EXT: Jovane, Plata, Joelson, Vietto, Soteldo (Santos está na lama)

PL: Sporar, Djaniny (livre), Luiz Phillyppe

1 contratação
5 prémios de assinatura
2 empréstimos

Saídas/Alívios salário

Battaglia, Doumbia, Eduardo, Geraldes, Rosier, Ristovski, Acuna, Borja, Ilori, Renan

Receitas extra possíveis:

Matheus, Misic, Diaby, Bruno Gaspar, Percentagem de William, Bónus 20 jogos Bruno Fernandes, Bónus Champions Bruno Fernandes

5 Curtiram

Gosto , mudava os 3 pl apenas e investia forte

1 Curtiu

eu também, atenção, mas quis ser o máximo poupadinho que pude e mesmo assim já estiquei ali nalguns. :grin:

2 Curtiram

Acho que já disse por aqui mas atenção a este Kraev.

Não vi muitos jogos, mas lembro me de ficar agradado com o pouco que vi.

Esquecer isto tudo. Passar automaticamente para a próxima época sem esta malta.
O RA não é milagreiro. Esta direção é absolutamente incompetente, não percebe mesmo nada disto. O scouting ou não existe ou não é ouvido. E os jogadores na calha para virem são, outra vez, pouco mais ou menos que entulho.

3 Curtiram

Se o nível de reforços for o Adan/Feddal/Porro/Antunes esqueçam, difícil somar mais do que 68 pontos ( média de 2 por jogo). Se o Salvador for minimamente competente a ir buscar um treinador e não despedir isso é capaz de não chegar para ser terceiro.

E ainda não sabemos se o Famalicão vai investir ou se o Guimarães não vai contratar na linha do que vem fazendo. Nunca esperei chegar o dia em que recebia o Carlos Freitas por troca com o Hugo Viana sem pensar. É o desespero a falar alto.

Se isto é o padrão de contratação é coisa para dizer que estamos mesmo na fim da lista da Gestifute, até o Famalicão recebe melhores jogadores.

Ah, e ainda não sabemos que jogadores vão ser vendidos. Mais duas temporadas preparadas por estes incompetentes e vamos ficar com um plantel pior do que o do Godinho Lopes.

O clube está seriamente doente do ponto de vista competitivo há décadas, mesmo que estes sejam afastados quem vier a seguir a candidatar-se tem de confrontar os Sócios com a realidade medíocre do nosso Futebol nos últimos 50 anos. A verdade é que começámos a patinar na passagem dos 5 violinos para a era profissional e quando o Futebol passou a ser indústria mais Lei Bosman e globalização ficámos irremediavelmente para trás.

É doloroso dizer isto mas esta temporada foi só o regresso a uma normalidade que se tornou anormal com o BDC. Sim o pior do BDC era melhor do que o padrão normal dos últimos 25 anos, os dois últimos campeonatos que vencemos foram acidentes, nada foi planeado.

Já nem sei como se sai deste buraco…

1 Curtiu

Plantel do Godinho Lopes? Quem me dera… Pessimamente gerido, mas longe de ser mau.

1 Curtiu

Sim, o rendimento foi pior até do que a qualidade. Que era sobrevalorizada diga-se. Nem sei porque perco o sono a tentar descodificar um caminho quando os responsáveis devem estar a dormir felizes com isto. Fora o gozo permanente que levamos de gajos do Mais Transferências. Sim, até tenho de ver a cartilha a dizer que temos de fazer como o Liverpool, esperar mais cinco ou dez anos. Pqp.

Muito medo da próxima época.
Para sermos minimamente competitivos
2 alas direitos
1 central esquerdino titular
1 central destro titular
2 medio centro
Pelo menos 2 extremos
1 Pl

1 Curtiu

Baliza

Sou suspeito, gosto muito do Max e acredito plenamente que pode ter uma carreira até melhor que o antigo guarda-redes que se pisgou para Inglaterra assim que lhe acenaram com a ideia. Portanto, ou mantinha o Renan para guarda-redes suplente (sim, não descarto essa hipótese, para jogar nas Taças e defender em partidas onde a probabilidade de se ir para grandes penalidades é significativa não me choca) ou ia buscar outra opção. Um ano de contrato para o Beto Pimparel com mais um de opção seria uma ideia. O Kritciuk seria outra ideia. O Makaridze seria outra ainda. Ir buscar o Marafona à Turquia ou o Jordi ao Vasco seriam outras opções que também não enjeitaria. Para terceira opção, obviamente Diogo Sousa.

Centrais:

Para mim, com o João Silva e o Gonçalo Inácio na B, faz sentido ter 5 centrais no plantel principal, apenas: 3 destros (2 titulares e um suplente) e 2 canhotos (um titular e um suplente). Para destros, estou mais ou menos contente com o que temos: Quaresma e Coates titulares, Neto como alternativa. Não constrói jogo excepcionalmente, mas mesmo a sair a jogar é um jogador com maturidade, experiência, calma e que sabe jogar sem ser no chutão mas ao mesmo tempo sem pôr em risco a equipa. Canhotos é que é o diabo: acho que não temos um único que dê garantias. Falta obviamente um substituto para o Mathieu e preferia, em vez do Feddal, um Vertonghen (sim, sei que era muito complicado), um Rojo, um Walter Kannemann, um Juan Jesus, um Léo Pereira, um Laifis (Standard), um Karim Rekik ou um Riedewald. Caros? Pois, mas temos mesmo que acertar. Para suplente admitia ficar com o Borja se não aparecesse nenhuma proposta sequer de 3 ou 4 milhões por ele. Mas idealmente, para mim, nem ele nem o Ivanildo cabem no plantel do Sporting. Há opções razoavelmente baratas e interessantes: ir buscar o Valber Huerta ao Chile, o Johan Vásquez ao México ou o Luis Abram à Argentina. Só mesmo se nenhum destes fosse possível é que tentava outras opções: o Armando Obispo à Holanda, o Facundo Medina à Argentina, o Srdan Babic à Sérvia, o Gonçalo Cardoso a Inglaterra.

Corredores laterais:

Para a direita, é clarinho como água: precisamos de um grande jogador que dê garantias e tenho muitas dúvidas que o Porro tenha capacidade para chegar e ser logo esse jogador mal chegue. Não que não tenha potencial, mas não estou a falar de futuro, estou a falar do imediato. Gostava de ir buscar um Aleix Vidal (Leganés), um Davide Calabria (Milan), um Victor Moses (Chelsea), um Antonio Valencia (sem clube). Acho que fariam bem os vai-véns do corredor direito. Se não desse, outras opções interessantes: ir buscar o Alan Mozo ao México, o Gilberto ou o Guga ao Brasil, o Alejandro Pozo a Espanha (mais extremo do que lateral, mas funcionava bem a fazer o corredor todo), até o Guillermo Varela à Dinamarca. Para suplente, entre o Ristovski e o Camacho venha o diabio e escolha. Mas pronto, talvez o Camacho, já que é um pouco mais rápido e sempre é mais novo.

Para o corredor esquerdo, para mim não há grandes dúvidas: Nuno Mendes e Acuña, duas boas opções. Só vendia o Acuña a partir dos 17 ou 18 milhões de euros. Vendendo, ia buscar o Tasende ao City (emprestado), tentava o Caio Henrique ao Brasil (muito caro, imagino, mas…), o Ricardo Rodriguez ou o Laxalt ao Milan por empréstimo, o Masuaku que já anda a jogar pouco no West Ham, o Cristián Ramírez ao Krasnodar, o Arteaga ao México, o Arana ao Brasil, o Zagre ao Mónaco (muito jovem, mas com um talento tremendo), o Kenedy ao Chelsea por empréstimo. Opção mais barata mas que compreenderia inteiramente: ir buscar o Kévin Rodrigues ao Real Sociedade. Alternativas também mais baratas: o Adrià Pedrosa que desceu com o Espanyol, o Juan Miranda do Barcelona por empréstimo, o Ayrton Lucas ao Spartak Moscovo (ficaram em 7º lugar).

Meio-campo:

Na posição de médio-defensivo, o Matheus Nunes parece-me um suplente bastante aceitável. A titular dou total poder de decisão ao treinador, que espero que o tenha: continuo a acreditar muito no Battaglia para aquele lugar e para aquelas funções, num meio-campo a dois que exige a corrida e canseira sem bola que ele antigamente dava, mas se o treinador não acreditar nele ou fisicamente já não lhe vir a disponibilidade para isso temos de ir ao mercado. Aí imagino que o Marc Roca seja caríssimo, mesmo tendo o Espanyol descido de divisão. Mas é sempre de tentar, pelo sim pelo não. O Yangel Herrera encaixava bem — e tinha a vantagem de poder vir por empréstimo do City. O Oriol Romeu deve ser caro, mas penso que tem contrato até 2021 e se quiser vir para mais perto de casa (Portugal… Espanha…) era bem vindo. O Kristijan Bistrovic (CSKA) era muito bem contratado, ficaram em 4º lugar, podia ser que desse, não faço ideia. O Guido Rodriguez veio para o Bétis e portanto já não conseguimos. Mas e o Sandro Tonali, que vai descer de divisão com o Brescia, não quereria vir para cá jogar competições europeias? E o Xeka, não gostaria de jogar cá? Outras hipóteses menos boas, mas ainda assim por mais aceitável e enquadráveis no modelo do treinador: o Gonzalo Escalante do Eibar, o Nikola Vukcevic do Levante, o Ante Palaversa do City por empréstimo (mas, pela juventude, tinha de vir com opção de compra ou empréstimo de dois anos pelo menos…). Haver uma terceira opção, como Palhinha ou Doumbia, deixo ao critério do treinador — havendo Rodrigo Fernandes e Bruno Paz na Equipa B (haverá essa dupla) talvez não se justifique um terceiro médio-defensivo nos A. Também pode ser um terceiro médio centro, mais criativo/ofensivo (Geraldes).

Já para médio-centro, acho que não há dúvidas para quase ninguém: Wendel para titular, Daniel Bragança para suplente. Se pagassem uma loucura pelo Wendel, podíamos pensar no Igor Gomes (São Paulo), no Douglas Luiz ou Pablo Fornals (West Ham), no Lucas Robertone (Velez), no Jean Pyerre (Grémio), no Carles Aleñà (Barcelona, por empréstimo com opção de compra ou a título definitivo), no Denis Suárez se estiver fisicamente recuperado, no Sergi Darder que desceu com o Espanyol, no Óscar Rodríguez (Real Madrid). Jogadores caros mas bons — trocar por trocar, do Wendel para um pior ou até do mesmo nível e sem conhecer o clube, não vale a pena. Mas essa dupla Wendel-Bragança dá-me todas as garantias.

Falsos extremos:

Há tempos falou-se na hipótese de vender o Jovane. Perceberia uma venda se aparecesse uma proposta de, sei lá, 25 milhões, mas tendo em conta que é neste momento o nosso melhor extremo deixava-me com um amargo na boca. Se o Vietto mostrasse outra coisa, talvez aceitasse, promovendo o Joelson para concorrer com o argentino. Como não anda a mostrar nada, o Jovane torna-se intransferível. O Vietto, sim, passa a ser transferível: se houver uma boa proposta promove-se o Joelson, se não houver fica por cá.

Para a direita, o cenário é outro: só temos uma opção (Plata) e totalmente imberbe. Precisamos de garantir um jogador que lidere o ataque, como o Bruno Fernandes fazia mas com características um pouco mais de extremo. Aquilo que a estrutura que governa achou que o Vietto conseguiria fazer, mas não consegue. Temos várias opções. Idealmente seria canhoto: o Tsygankov (Dinamo Kiev) deve ser impossível, mas talvez o Dennis Man vindo da Suíça não seja. O Nico López e o Rony Lopes devem ser caros (o segundo talvez fosse possível por empréstimo) mas eram boas opções. O Edwards era bom, mas parece-me que já não chegamos lá. Mas ao Lucas Pérez (Alavés), Leonardo Fernández (Tigres) Abdulkadir Omur (Trabzonspor) e Harry Wilsson (Liverpool) talvez chegássemos. Destros, também podem ser uma opção se forem realmente bons: se forem um Uriel Antuña (Chivas), um Mounir Chouiar (Dijon), um Pione Sisto (Celta de Vigo), eventualmente até um Brian Lozano (Santos Laguna), um Perotti (Roma), um Buendía (Norwich) ou um Wanderson (Krasnodar).

Centro do ataque:

Aqui acho que toda a gente concorda: é preciso um craque que relegue o Sporar para concorrente/suplente/número 2. Acredito que até possa ser útil com essa função, mas nunca tendo a responsabilidade que tem atualmente no Sporting. Temos de acertar inteiramente neste jogador, parte do nosso sucesso vai depender da qualidade que este reforço tiver. E há jogadores que encaixariam aqui, embora caros: o Santos Borré (River) talvez gostasse de voltar à Europa mas desta vez para jogar e ter sucesso, ao Fedor Chalov (CSKA) podia apetecer-lhe sair da Rússia. São muito caros, eu sei. Mas vamos então a opções menos ambiciosas: o Slimani já disse que queria voltar (e voltando vinha liderar não só o ataque, como o grupo e o balneário, com aquela vontade e empenho a 200%), ao Jhon Córdoba (Colónia) podia apetecer-lhe jogar competições europeias, o Sam Lammers podia querer sair de um PSV que ficou em 4º na Holanda e que tem o Mallen, o Enes Unal tem um talento enorme e aos 23 anos precisa de sair do Villarreal em definitivo para um clube onde se imponha e seja feliz (e o futebol do Valladolid não é para ele) e há um “velhote” chamado Fernando Llorente que tem 35 anos, se calhar não fica no Nápoles e não sendo um Cavani poderia ter aqui o impacto que o Jonas teve no Benfica (Llorente com melhor carreira, mas também chegando mais velho a Portugal para fazer 2 ou 3 anos e pendurar as botas).

Depois termos uma terceira opção acho que também era importante: duas para 4 competições, mesmo que com o Tiago Tomás entre A e B, parece-me pouco. Vejo uma opção óbvia: Gelson Dala. Barato e dando um perfil diferente, mais móvel e polivalente, quer do que o ponta-de-lança que vier quer do Sporar. Mas admito que se o Luiz Phellype estiver lesionado e só recuperar lá para setembro ou outubro, não haja hipótese de o vender para lado nenhum. E nesse cenário, pelo menos até janeiro pode perfeitamente ficar no plantel, depois quando recuperar de lesão logo se vê.

Vi que escreveste nessa lista o Tonali… Gosto de alguns nomes, aliás sugeri uns quantos desses inclusive (Igor, J.Pyerre, V.Moses), mas o Tonali custa, no mínimo, 50M :sweat_smile::sweat_smile:
O Cavani nunca na vida aceitava vir para o 4 classificado do tugão, aliás nem os lampiões tem dinheiro para ele, quanto mais nós que somos roubados pela cepo do Varandas…

Preparação da próxima época- Não ver o Sporting jogar.

Feito, vai ser uma maravilha de uma época.

8 Curtiram

preparação para quê?

Preparat p lutar pelo 4 com o Famalicão Rio aveGuimarães

Mas preparar o que com este bando de incompetentes a liderar o Clube?

Quem fodeu esta merda que prepare mas é para correr com estes chulos do lugar.

Manifestações a exigir a demissao destes incompetentes .
algum ou todos tem q cair

Esquece…eleições são em 2022.

só aí vais ter direito a escolher outro rumo.

Essa é a minha única motivação para não deixar de pagar cotas de sócio.

Ainda te digo mais…sou sócio à muitos anos e nunca votei.

Por isso nunca me assumi como apoiante de nenhum FDP, porque nunca escolhi ninguém.

Mas também não nunca na vida tive vontade de ver o Sporting perder para ver esta direção cair na altura do Keizer (percebi depois que não valia a pena esse desejo…porque eles nem assim iam cair).

Por isso é como digo…gostava de 1 Sporting mais forte para o Ano…com Amorim, com os miúdos e com reforços de qualidade e vou continuar a pagar cotas…mas apenas e só para votar noutra direção em 2022.

1 Curtiu