[Liga Sagres] S.C. Braga 0-1 SPORTING C.P

Olhando para o calendário vejo que temos grandes jogos até à 6ªjornada. Mas também constato outra coisa. Temos uma 2ªvolta mais descansada, salvando-se as deslocações a Belém e a Guimarães.

Quato ao jogo, uma vitória que deu sobretudo para mostrar uma coisa diferente este ano. Esperteza começa a apoderar-se dos nossos jogadores. Será muito importante neste tipo de jogos e sobretudo na champions!

Rui Patricio - Sem trabalho, teve uma ou outra falha sem consequências. Penso que a primeira parte da frase justifica a segunda…Quando se está frio, pode-se ter dissabores…

Abel - Abelão! Corre que se farta, recupere bolas (embora lhe dêem o amarelo :inde:), faz tudo este homem!!!

Tonel - Outro que tal! Sem palavras, uma coisa a dizer: E na defesa não passa nada, resolve tudo à cabeçada é o TONEL, é o Tonel…

Caneira - Tive bastante receio na primeira parte, ao ponto de desejar tirar o Grimi, colocar o Carriço e deslocar o Marco para a esquerda. Não sei se também vos pareceu, mas o que vi na primeira parte foi o Marco a chegar quase sempre atrasado aos lances. Vi também o Tonel em todo o lado no corredor central e o Caneira um pouco perdido…Na segunda parte jogou melhor e cortou bastantes bolas…

Grimi - Pode desperdiçar muitas bolas para o ataque, pode até nem subir muito, mas a verdade é que este homem é um autêntico tampão na esquerda!

Moutinho - Na primeira parte, não se viu: estava a fazer o papel de jogar sem se mostrar. Foi-nos bastante util. Depois, na segunda parte, quando o Veloso entrou, este passou para 10, pegou na bola, controlou-a, foi pisado duas vezes, e foi aqui que sobressaiu na equipa…

Izmailov - Jogo completamente invisivel. A certa altura pensei que não estivesse a jogar. Mas não. Ele estava a fazer o tal papel…Ainda assim, não foi um jogo tão conseguido por parte do russo.

Romagnoli - Não jogou muito bem, é certo. Mas também é certo que quando temos Romagnoli a hipótese de fazermos golo aumenta…

Rochemback - Não concordo de mandeira nenhuma convosco. Pode ter perdido algumas bolas. Mas do que me lembro, foi na primeira parte. Na segunda parte esteve irrepreensivel! Fica-me na memória aquele passe picado para o Romagnoli, tirando os defesas todos da trajectória da bola. Ou então aquele sprint que faz e que vai cortar a bola na linha da nossa área…Uma coisa é certa, quando a bola passa por ele, é de esperar que aconteça algo de mágico no campo. Foi pena não ter ouvido na perfeição as palavras que ele gritou para o assistente, aquando de um canto… :inde:

Derlei - Aguenta 80 minutos! :o Parecia-me que estava a pedir a sua saída, mas Paulo Bento mostrou mais uma vez que ele é que sabe e que tem razão. A forma como ganha um canto, ou como ganha a bola a Edurado naquele lance do Tiuí, são provas de que a experiência de Derlei vale ouro!!!

Postiga - Ontem sim! Ontem vi o verdadeiro Postiga! Quantas vezes não fez sprintes até ao meio-campo para tirar bolas… :clap:

Veloso - Veio ajudar a manter o meio campo seguro. Aquelas trocas de bolas com Moutinho e Rochemback foram divinais… :victory:

Tiuí - Perdeu aquelas bolas, mas a verdade é que também tirou dois amarelos a jogadores do braga. Encostou-se à linha, mas quando não tinhamos bola, ele lá ia fazer o papel de velocista…Paulo Bento, esse, mais uma vez acertou. Conseguimos mantê-los lá atrás…

Vukcevik - Entrou com pouco tempo para jogar, mas pareceu-me um pouco desmotivado. COm 4 ou 5 minutos seria mais do que natural correr com vontade e querer…Não. Ele fez um ou outro sprint mas não é aquele Simon do ano passado…Se ele quer jogar tem que fazer por merecer…

Pronto, e na primeira paragem da Liga Sagres, estamos em 1º!!! :victory: Agora, as atenções viram-se para Espanha, mais concretamente Barcelona. É lá que peço a vitória! É lá que peço que esta equipa faça manchete em todos os jornais desportivos da Europa, no dia 17 de Setembro de 2008! :dance:

Gostei!

Lembro-me de algumas épocas recentes onde goleámos em Braga, Guimarães ou Boavista, tudo deslocações complicadas, mas em nenhuma delas fomos campeões.
Isto para chegar ao título tem que ser assim, poupadinho mas eficaz.

Foi bom o Pinto da bosta ter assistido ao primeiro golo do Postiga com a nossa camisola. Deve-lhe ter causado uma azia nada boa. Acredito também que isso tenha causado algum mau estar junto da direcção do Braga. Afinal o dispensado que veio para nós é melhor que os que foram para eles.

Acho que todos os elementos da nossa equipa estiveram bem.
O Abel foi fantástico no golo e o Postiga oportuno. Começámos a dominar mas foi faltando o último passe. E depois a defesa deu uns tremeliques que nos fizeram chegar ao intervalo quase com as calças na mão.

Na segunda parte voltámos a controlar o jogo, mesmo na fase em que era o Braga quem mais posse de bola tinha. Depois o cão pereira foi expulso e o jogo ficou praticamente resolvido.

Ao contrário de muitos, não desgostei do Tiuí.
Ele entrou porque o Postiga já estava amarelado e por pouco via o segundo amarelo. E à conta dele foram aplicados 2 cartões amarelos na defesa do Braga, e marcados alguns livres nas imediações da grande área.

Infelizmente não assisti à entrada do Vuk, mas à hora que foi já não teve ter acrescentado nada.
Ele que aguarde, pois mais cedo ou mais tarde a equipa vai precisar dele. Mas ontem não foi preciso.

“Quem quer ser campeão, também vai ter de ganhar jogos assim…”

Esta frase descreve muito bem o jogo de ontem.
Não foi uma partida com elevada qualidade, mas sim com muita entrega de parte a parte.
O Sporting teve a felicidade de inaugurar o marcador muito cedo, o que veio dar maior tranquilidade e confiança à equipa. A partir daí, e com espírito de sacrifício, foi controlar o jogo.
Na primeira parte esse controlo foi menos conseguido, pois o meio campo estava um pouco permissivo - valeu que a defesa estava segura. No tempo complementar o Sporting conseguiu gerir o jogo de forma mais inteligente, mantendo muitas vezes o Braga no seu meio campo.

Penso que o resultado é justo (o Braga dispôs apenas de uma ocasião clara de golo pelo Linz) e, acima de tudo, muito importantes os 3 pontos conquistados na pedreira.

Duas menções negativas:

• Tiui: entrou muito mal no jogo, perdendo consecutivas bolas sempre da mesma forma (desplicente).
  • joao pereira: esta espécie de jogador de futebol mostrou mais uma vez que não presta. Não teve educação em casa, não é leal, não é homenzinho. Não suporto esta encomenda…

Esta vitória vem dar bastante alento aos jogadores do Sporting e vai ajudar de sobremaneira a encarar os desafios complicadíssimos que se aproximam após o descanso que aí vem (os pasteis, catalans, lamps e corruptos)

Estas sondagens deviam mostrar quem votou o quê. Interessante ver que Vukcevic teve 4 votações para o melhor em campo. e Tiui teve uma votação para melhor em campo.

Pensava que estas votações serviam para que os membros do forum votassem em quem se tinha destacado pela positiva de forma a que para a história ficasse uma avaliação coerente das prestações dos jogadores. Aparentemente existe gente mais preocupada em confusões e palhaçadas do que em participar num forum sobre o Sporting. Tenho pena.

Mas de qualquer maneira deixo à consideração da Administração/moderação este assunto.

Relativamente ao jogo, acho que mais uma vez se notou a fraca capacidade de organização de jogo do Sporting actual. Vê-se muita garra, muita vontade, mas pouca capacidade de criar perigo e jogadas.

Patricio continua uns furos abaixo do que é ser um GR de um grande, Tiui continua fraco como nos habituou.
Para mim o melhor em campo foi o João Moutinho, pois foi dos poucos que manteve o seu nivel exibicional durante todo o jogo, procurando fazer jogar o resto da equipa.

Paulo bento esteve na minha opinião muito mal nas substituições. A Entrada de Tiui não se percebe, principalmente fazendo sair Postiga. A Entrada de Veloso teria lógica, para fazer avançar Roca e Moutinho, e de facto fez-nos ganhar mais consistência no meio campo. A Enteada de Vukcevic veio muito tarde, e não deu para ver nada dele. (bem pelo menos 4 viram o melhor em campo … :slight_smile: )

esqueci de dizer que votei no Moutinho para mvp :great:

É assim que se ganham campeonatos , com muito sofrimento . Dos que nos serve jogar bem e não ganhar… , se possível é o ideal , jogar bem e ganhar , mas se temos de abdicar de alguma coisa então que seja de jogar bem , pq quem quer ser campeão às vezes tem de jogar mal mas prático. O que conta são os 3 pontos . :lock: :victory: :clap: :dance: YES estamos na frente.

SCP SEMPRE!!!

Só pude ver a primeira parte do jogo e embora os três pontos tenham caído bem, e sejam o principal, não pude também deixar de ficar surpreendido pela insistência no pontapé para a frente desde a nossa intermediária. O Sporting, com os jogadores que tem, espera-se que consiga articular o seu jogo de ataque movendo todos os sectores e não apenas da defesa directamente para o ataque, deixando o meio campo para os ressaltos da defesa do oponente ou para acções defensivas. Contra o Porto vi o Sporting circular a bola, saír da defesa com a bola no pé, envolvendo os jogadores a meio campo, também vi o mesmo na segunda parte do jogo contra o Real. Espero que não tenham sido excepções já que, ainda que sejam os três pontos que interessam, e este modo de jogar possa ganhar jogos, para se vencer um campeonato e para se ir longe na CL, o futebol do Sporting precisa de mais qualidade. Não para enfeitar o jogo, fazer bons espetáculos que não ganham jogos, mas porque perante equipes boas, com boas defesas, o pontapé para a frente não vai resultar sempre. Aliás o nosso golo contra o Braga foi de bola corrida e a partir do momento em que passamos a lançar bolas longas para a frente, e só posso falar pela primeira parte, o Braga passou a dominar as operações que só por sorte não resultaram em golo. Mas, pronto, o jogo foi em Braga, um terreno difícil, conquistámos o principal, e é esperar agora que o PB corrija esta insistência no jogo desligado da envolvência e talento que o meio campo deve, e a meu ver, pode, trazer ao futebol do Sporting.

Jogo complicado,num estádio que vai ser muito difiçil lá ganharem.
Destaco a atitude da equipa,sempre a lutar e a nunca dar uma bola por perdida, alguns lances de bom futebol e muita capacidade de sofrimento.
Vê-se que esta equipa está muito madura e que controla bem os ritmos de jogo.
Penso que falta ter um pouco mais a bola, perdemos muito façilmente a bola e damos o dominio de jogo ao adversário.

O meu MVP foi o Abel nao só pelo lance do golo mas tb pq a defender nao me lembro de nenhuma falha. :clap:

SL

Um golo logo a abrir nem sempre é determinante, mas marca logo o restante desenrolar do jogo e ontem o Sporting teve a sorte mas também a capacidade para o fazer.

O Braga entrou num 4x4x2 com dois extremos e um médio de características marcadamente ofensivas, o que diz tudo sobre as intenções de Jesus para este jogo. Só que do outro lado estava uma equipa feita, que soube aguentar a reacção dos bracarenses, apesar de algumas dificuldades na transição do joga da defesa para o ataque, onde se perderam muitas bolas, dando origem a um certo domínio territorial do Braga, que no entanto não conseguiu mais do que duas ou três jogadas de perigo.

Na 2ª parte Paulo Bento fez as necessárias correcções e foi mexendo na equipa dentro duma lógica que me pareceu correcta, embora talvez o devesse ter feito mais cedo, ao mesmo tempo que o Braga não foi capaz de manter o ritmo, até porque vinha de um desgastante jogo na Bósnia, e assim o Sporting passou a controlar o jogo de forma inteligente, com posse de bola no meio campo adversário, até que o anormal joão musgueira teve uma daquelas atitudes estúpidas que o caracterizam e deu a machadada final na sua equipa.

A partir daí o 0-2 esteve várias vezes à vista mas seria um castigo demasiado pesado para este Braga.

A exibição do Sporting agradou-me principalmente pela solidez demonstrada por uma equipa que mesmo sem dois titulares, isto sem contar com Liedson, encarou este jogo com uma grande atitude e rigor que demonstram que perceberam a mensagem do treinador.

Estando em campo duas das melhores equipas do nosso campeonato era de esperar um bom jogo, no entanto a qualidade do mesmo ficou logo à partida condicionada pela nomeação de um dos piores árbitros que eu já alguma vez já vi, que como de costume, principalmente nos jogos mais complicados, recorreu ao método de apitar a tudo, com o qual habitualmente se defendem os maus árbitros. O resultado é as constantes interrupções agravadas pelo facto de os jogadores começarem a atirar-se para o chão por tudo e por nada, o que irrita os espectadores e não agrada a ninguém.

Para além disso este bruno ladrão tem a agravante de ser tendencioso e como de costume tentou condicionar o Sporting, mostrando amarelos inexplicáveis a Grimmi e Postiga, ao mesmo tempo que ia inventando faltas, chegando ao ponto de cortar um ataque perigoso para marcar uma falta no meio-campo.

Mesmo assim já o vimos fazer pior, mas o Paulo Bento esteve muito bem quando pôs a boca no trombone, depois do jogo com o Trofense, pois é nessas alturas que se devem pôr os pontos nos is, quando se tem razão clara e principalmente quando se ganha, porque quando se perde as reclamações cheiram a desculpas de mau treinador.

Deste Sporting não podemos esperar exibições de encher o olho, mas podemos contar com uma equipa que sabe o que quer e que se mantiver esta atitude e seriedade, pode manter este o 1º lugar até ao fim.

É claro que não vamos ganhar os trinta jogos e muito menos a LC, mas seria bom que nas alturas em que a coisa correr mal, os sportinguistas apoiassem a equipa, em vez de desatarem a assobiar ou a inventar ideias peregrinas, como as de levar lençóis brancos para o estádio ou de correr com os jogadores a toque de tomates podres, já para não falar nos habituais ataques ao treinador.

Para já vem aí um ciclo terrível com a LC a abrir em Barcelona e dois confrontos com os grandes rivais no campeonato, mas é bom que não hajam distracções com o Belenenses, e é aqui que vai estar a parte mais difícil do trabalho de Paulo Bento, gerir o esforço do plantel com racionalidade e manter a equipa sempre ligada, mesmo nos jogos onde à partida a motivação é menor.

:lol: Está demais!

Perfeito!!! :rotfl:

Só falta encontrares 3! Mas se ficas tão chateado com isso peço desculpa! Foi um voto que não influencia em nada o resultado e como ninguém jogou o suficiente para ser MVP fiquei contente por ver Vuk a jogar (dando de barato que tu tens alguma coisa a ver com quem eu votei).

Para mim o MVP foi o Izmailov, tem dado gosto vê-lo jogar neste início de época. Pulmão impressionante, tacticamente irrepreensível, altruísta e sempre capaz de criar perigo de um momento para o outro.

De resto acho que foi um jogo muito suado, que valeu pela abnegação do colectivo em prol do resultado. Espero que consigam chegar depressa a um fio de jogo mais fluído e incisivo mas, para começo de época, vale o resultado.

Acho que o PB esteve bem nas substituições: o MV ajudou a controlar mais o jogo, e a entrada do Vuckcevic queimou uns segundos preciosos. O Tiuí… bem, o Tiuí é uma nódoa mas o Postiga estava muito combativo e arriscava-se a levar o segundo amarelo, acho que foi uma substituição ajuízada.

Saudações leoninas.

Pessoal,
digam-me só uma coisa, que eu fervo tanto nos descontos dos jogos em que estamos pela diferença minima que tenho que mudar de canal :twisted: :twisted:…
Foi o que diz ontem, e só voltei ao canal tarde demais… ^-^
Ao apito final, os jogadores festejaram por aí além? Como foi?

Já coloquei esta questão à administração, e essa mesma possibilidade foi recusada.

Não tanto pelos tipo de votos como se viu neste jogo, em que pessoal votou no Vuk (o motivo é facilmente detectável), mas noutros, em que até o Marian Had chegou a ser votado. Existem aqui registados que decerteza não preenchem os requisitos necessários, e que se entretêm a votar as coisas mais disparatadas.

Óptimo resultado, um jogo com coisas positivas e outras que, infelizmente, persistem em estar presentes.

Começo pelo que gostei: a atitude da equipa e a sua organização. Já tinha escrito a propósito de um jogo qualquer de pré-época, que o Sporting tinha recuperado a organização e a solidez defensiva, que há 2 épocas atrás fez com a equipa se passeasse fora de casa durante 20 e tal jogos consecutivos. A contratação de Caneira foi o primeiro passo, a manutenção de Grimi, o segundo. Mas não só. O meio-campo está claramente mais articulado, preenche melhor os espaços e há mais entre-ajuda nas zonas de pressão defensiva, embora aqui e ali ainda se notam algumas falhas, que me parecem naturais para o início de temporada. Embora não se tenha notado muito neste jogo porque o Sporting marcou muito cêdo e “baixou o seu bloco”, acho que a equipa este ano tem muito mais capacidade de pressionar mais alto, e portanto, está readquirida a segurança defensiva que é absolutamente fundamental para se ganharem provas de fundo como o é o campeonato.

Dos jogadores em forma inequívoca (Tonel, Roca, Izma e Djaló), só o primeiro confirmou o trajecto, sendo que Djaló nem alinhou, o que acho que foi uma baixa significativa (embora o seu substituto tenha dado 3 pontos…) e dos jogadores que não me convencem para o 11 titular (Abel, Romagnoli e Derlei) só Roma confirmou o meu cepticismo, já que os outros 2, a par com Moutinho e Tonel, foram os melhores jogadores do Sporting ontem. Última nota para Patrício. Num jogo onde não teve muito trabalho, e até resolveu com eficácia o (pouco) que lhe apareceu, continua a dar aquela ideia que mais dia menos dia, vamos levar com o “Franguício” de novo. Não agarrar aquela bola e ainda por cima socá-la deficientemente para a frente é de descabelar qualquer um.

Agora o que não gostei: Todos sabem que gosto de PB, sou apoiante incondicional da sua permanência, acho que está ali de facto um óptimo treinador que tem lutado de igual para igual com armas (leia-se dinheiro) muito diferentes dos rivais, [um parentesis para referir que em época de “investimento” no SCP, acaba por gastar-se 10,5 ME contra 22,5 ME do Porto e 25 ME dos lampios, já para nem falar de folha salarial…] mas já era altura do Sporting exibir, pelo menos, outra capacidade para conservar a posse de bola em acção ofensiva. Sinceramente, e se percebo que no passado as características dos jogadores não o permitiam, acho que com o actual meio-campo do Sporting não se percebe a quantidade de perdas de posse de bola e a quantidade de jogo ofensivo que é iniciado com futebol directo (vulgo, charutada prá frente). Que se utilize este sistema aqui e ali, e até porque temos jogadores rápidos e muito móveis na frente, eu entendo, agora fazer disto a única maneira de joagar não me parece neste momento o mais correcto. É dar de bandeja a posse de bola ao adversário, e já dizia um treinador bem conhecido cá do burgo, enquanto temos a bola nos pés, pelo menos à nossa baliza não se chuta!

As substituições. Se a de MV foi muito bem vista, porque claramente Romagnoli estava em dia não, e porque permitiu estancar a zona central onde normalmente o Braga faz muito jogo com os seus avançados de costas para a baliza em tabelinhas ou a permitir a entrada de médios para remates frontais, as outras foram um desastre. Não percebo o Tiuí com Vukcevic no banco, e parece-me que a entrade do montenegrino 2º melhor marcador da equipa a época passada aos 86 minutos depois de ser a 6ª escolha (!!!) para o ataque (sim, a sexta… Liedson e Djaló lesionados, jogou o Derlei e o Postiga e ainda entrou o Tiuí primeiro que ele…) foi mais para não o chatearem outra vez com o assunto na sala de imprensa…

Resumindo, ser líder à 2ª jornada é bom ter vantagem pontual sobre os rivais é bom, mas vem aí muito chumbo grosso, e convinha, não só manter o que de bom está nitidamente feito (e está bastante!), mas principalmente não inventar a roda, ser mais audacioso em determinadas alturas dos jogos. Jogar tanto tempo num resultado de risco como são as vantagens mínimas, e ainda por cima com as arbitragens que nos esperam, é demasiado atum para o nosso anzol…

Sem dúvida.

Grande início, a jogada do Abel que culminou no golo foi tremenda. Depois, sangue, suor e lágrimas (sobretudo do João Moutinho, primeiro com a aquela bolada na virilha, depois com a pisadela do João Pereira). Foi bom ver uma equipa tão lutadora, capaz de matar o jogo e impedir o Braga de fazer o que quer que fosse. 3 pontos num campo tradicionalmente difícil, o que foi bom. Mas o jogo em si foi penoso de se ver.

Saiba o Sporting dosear sempre o jogo “bonito” e o “operário”. MVP para mim: Izmailov.

Desculpas aceites.
Dizes que não influencia nada, porque se caçjar não estás a par das várias análises que se fazem aos vários dados estatísticos que aparecem neste fórum, mas como já pediste desculpa, não vale a pena estar a bater mais no ceguinho.

Votei Abel pela excelente jogada no golo!

:offtopic:

Qual a razão de não haver jornada do campeonato no fim-de-semana de 13 e 14 de Setembro?