o princípio, como disseste e bem, tem de ser o Sporting como uma das melhores equipas do mundo de futsal tem de ter 2 guarda-redes muito bons e depois o Nuno Dias, em quem a maioria confia, terá uma boa “dor de cabeça” ao ter que escolher quem joga mais
atualmente só há um guarda-redes FL já com qualidade mas principalmente com muito potencial para a breve prazo se tornar num guarda-redes muito bom que é o Bernardo Paçó,
como não existe outro pelo menos para já ( mais à frente vou falar um bocado sobre o assunto > Formação ), o outro guarda-redes do Sporting terá de ser inevitavelmente um guarda-redes NFL
nos guarda-redes NFL que podem interessar ao Sporting, há uma característica muito importante que eles têm de ter > muito bom “jogo de pés”, têm de ter muito à vontade com a bola nos pés para poderem contribuir muito sobretudo ofensivamente,
quase todos os guarda-redes que têm muito bom “jogo de pés” são os guarda-redes brasileiros, por isso só guarda-redes brasileiros poderão vir para o Sporting
o Guitta ao ter tido divergências e por isso ao ter-se incompatibilizado com o selecionador brasileiro enquanto lá estiver o Marquinhos Xavier o Guitta não volta a jogar na Seleção Brasileira, consequentemente nos tempos mais recentes a hierarquia dos guarda-redes na Seleção Brasileira é : 1a opção > Roncaglio, 2a opção > Willian ( que foi titular à pouco tempo atrás na maioria dos jogos da Copa das Nações ), 3a opção > Leo Gugiel e 4a opção > Henrique
o Willian do Joinville seria uma opção muito óbvia para vir para o Sporting,
opinião muito pessoal > reconheço que o Willian é muito bom guarda-redes, mas sinceramente não aprecio muito o estilo dele, parece-me sempre algo desajeitado e faz as coisas de forma muito atabalhoada, não o considero um guarda-redes completo porque acho-o muito bom entre os postes ( que deve ser sempre a principal função de um guarda-redes ), é alto, grande, encorpado e por isso ocupa muito a baliza, tem presença, mesmo nas saídas ocupa muito espaço e faz bem as “manchas”, no entanto acho que ele dá pouco em termos ofensivos, com a bola nos pés considero-o “apenas” razoável, aceitável ou nada de especial
depois, ainda lá no futsal brasileiro, tal como o Colega aqui do Tópico > o Jone já disse, há um guarda-redes que tem vindo a destacar-se mais recentemente > o Matheus do Cascavel,
como já disse há uns dias atrás aqui no Tópico, não o conhecia muito bem, mas vi a prestação dele na semana passada no jogo em que foi disputada a Copa Intercontinental ( entre o Cascavel e o Palma ) e fiquei muito impressionado com ele pela positiva, mostrou ter muita qualidade e ser um guarda-redes muito completo porque pareceu-me ser muito bom tanto a nível defensivo como a nível ofensivo, na baliza fez grandes defesas, pareceu-me ser rápido, ágil, flexível, nas saídas também esteve bem e quando avançava na quadra pareceu-me ser muito bom com a bola nos pés, criou sempre muito perigo ao adversário e contribuiu ofensivamente para a sua equipa pois marcou um golo num remate de longe e fez uma assistência para um seu colega marcar também com um remate de longe,
pareceu-me não ser tão alto como o Willian, deve ter uma estatura média/alta mas mais equilibrado
por fim, cá no futsal europeu, há um guarda-redes que aprecio bastante e que o Sporting deveria equacionar trazê-lo para cá > o Carlos Espíndola do Jaén,
ele é um guarda-redes já experiente pois já joga no futsal europeu há muitas épocas, já jogou na Liga Italiana e na Liga Espanhola e sempre em boas/muito boas equipas > Pesaro, EL Pozo, Jaén,
é um guarda-redes alto, mas ao mesmo tempo muito ágil, rápido, tem presença na baliza, ocupa muito a baliza e nas saídas faz muito bem as “manchas”, ocupa muito espaço, em termos ofensivos não é nada de extraordinário mas tem um bom “jogo de pés” e remata bem de longe
a meu ver estes 3 guarda-redes deveriam ser as opções consideradas pelo Sporting para no final desta época trocar o Henrique por um guarda-redes NFL melhor que ele
relativamente à nossa Formação, o guarda-redes que mais se encaixa nas características que gosto de ver num guarda-redes, por isso é aquele que mais aprecio, que acho que tem mais potencial e que acho que se vai fixar daqui a umas épocas na nossa equipa principal é > o Kiko que esta época ainda é Junior de 1o ano
o Kiko é um guarda-redes com uma altura média/alta, entre os postes poderá vir a ser muito bom, tem algum “jogo de pés” possivelmente terá de melhorar este aspeto do seu jogo,
mas ainda é muito novo, por isso ainda vai demorar algumas épocas até estar pronto para ser 1 dos 3 guarda-redes da nossa equipa principal