Francesinhas

Em relação a rankings, há uns meses atrás a revista Time Out Porto fez também um do Top Ten. Fica aqui a lista:

1º Santiago (R. de Passos Manuel 226, 4000 Porto)
2º Barcarola Café (Rua Costa Cabral 806)
3º Capa Negra II (Rua do Campo Alegre 191)
4º Cufra (Avenida da Boavista 2504)
5º Locanda (Tv do Buel 40)
6º Cervejaria Galiza (Rua do Campo Alegre 55)
7º A Regaleira (Rua do Bonjardim 87)
8º Bufete Fase (Rua de Santa Catarina 1147)
9º Café Torres (Rua Rodrigues de Freitas 1509)
10º Requinte (Rua do Godinho 837)

Eleger uma como sendo a melhor é extremamente difícil e penso até que injusto! Existem imensos sítios bem referenciados, e que outras pessoas vão lá e acabam por não gostar assim muito.
Por exemplo o Capa Negra (mas o da Rua do Bonfim e não o do Campo Alegre) fui lá uma vez e pior que essa só comi mesmo a do Cascata! Mas sempre ouvi falar bem daquilo, os gajos até têm à entrada do restaurante/café uma placa a dizer que venceram um prémio de mais francesinhas vendidas no festival da francesinha e bla bla bla.

Eu pessoalmente não consigo eleger mesmo nenhum sítio como sendo o melhor. Já comi em diversos sítios onde sai de lá extremamente satisfeito!

Requinte e Godinho na mesma frase …

Este restaurante é o do Beto, guarda-redes do Braga.

As do Requinte já foram muito boas mas desde que mudaram de instalações que a qualidade tem vindo a piorar.

Para mim:

• Santiago
  • Bufete Fase
  • Diu (melhor relação qualidade/preço)
  • Your palace (julgo que é da mesma gente do Diu)

Mas onde fica o Diu?

Rua da Boavista, perto do cruzamento com a Oliveira Monteiro.

Thanks! Também já vi no Google Maps.
Tenho que experimentar.

Deves falar do Charco quase de certeza… Esquece, a francesinha perdeu muito já ninguém lá vai. Eu por exemplo acho aquilo intragável.

A melhor francesinha em Rio Tinto é ao lado da igreja e tem a coisa boa de terem Erdinger de pressão e rissóis de leitão de entrada ;D

Exato, perto do metro de Carolina Michaelis.

A semana passada fui lá a um aniversário e reafirmo parte do que diz o Nosferatu. O preço é baixo, a qualidade é que não é a melhor. Ainda assim come-se bem (como qual quer outra francesinha) 8)

Ora bem, já experimentei umas quantas e vou deixar o meu feedback!
Relação preço qualidade tenho que eleger o café embaixador, fica nos aliados, à sexta feira são 6.40 com bebida e batata, e é mesmo muito boa!

Uma outra que gostei bastante foi j do charco, já lá não vou há muito tempo, portanto, não ponho as mãos no fogo.

Requinte era muito bom, mas a qualidade foi.se perdendo e o preço aumentando.

Bufete fase são boas, nunca as achei extraordinárias, mas acho muito cara e, além disso, são muito pequenas. O mesmo se aplica à regaleira.

Cufra bilhares também são saborosas, é o lugar ideal para matar o bicho quando dá uma vontade súbita de comer uma francesinha.

No Diu achei fraquinhas, nada de especial, nada que as distinguisse.

Agora tenho a visitar a Casa de Pasto Golfinho, quando lá for eu darei a minha opinião.

Pessoalmente, opto por não experimentar francesinhas demasiado caras, capa negra ou cufra da boavista, acho exagerado se passar muito mais dos 10€, pelo nosso prato tão típico.

Amanhã deixarei aqui uma sugestão de uma francesinha que comi e me enxeu as medidas, não digo agora o nome do restaurante porque são 3 da manhã e não me lembro, é o sítio mais improvável para comer uma francesinha, um restaurante especializado em comida italiana. O restaurante é português, as francesinhas são feitas com pão feito na hora…

Ah e tal no Porto é que é… Gostos nao se discutem mas voces apresentam ai umas dezenas de ordens diferentes… Ja fui a alguns dos sitio falado do Porto, e nao entrou nenhum para o meu top 5 sequer (lembro me do requinte por exemplo, comi lá uma bela sopa disfarçada de francesinha). Agora desafio alguem que ja foi à Taberna Belga, em Braga, a dizer que nao é a melhor que ja comeu :stuck_out_tongue:

Os ingredientes tipo a carne, o pao, a batata etc sao importantes, mas o que realmente diferencia as francesinhas é o molho, e o da Taberna Belga deixa todos os referidos que eu conheco a léguas, só experimentando. Só conheco um molho melhor, num tasco em Guimaraes.

Estou contigo nessa luta contra o Porto! :mrgreen:

No final da futebolada, se o pessoal quiser, vamos à Taberna Belga! Depois mais vozes falarão! :great:

Já agora, qual o tasco em Guimarães que falas?

Nem é tasco, é mais propriamente uma pastelaria, em Azurem, é relativmente perto da Universidade do Minho de Guomaraes. Mas nao é pela francezinha em si, é como disse mesmo pelo molho.

Cada um terá a sua maneira de apreciar este petisco, mas eu primeiro “bebo” todo o molho que vem em volta das francesinhas com a batata frita, que tem que vir à parte claro, depois peco mais molho,normalmente nao me cobram nada por isso, rego novamente a francesinha com o novo molho a ferver e so depois comeco a comer a francesinha em si. Portanto como podem ver o molho é o que eu considero mais importante, o resto dos ingredientes acho que sao muito semelhantes em todo o lado… E no Porto os molhos que provei - e nao foi so no Porto, ja comi pelo litoral todo de Viana a Gaia - estao a maior parte na minha categoria “sopa”. E se calhar esas tais sopas que eu comi pior aí é que sao a francesinha tradicional, nao digo que nao, mas entao provem um desses que disse e depois digam me qual preferem.

Conheço perfeitamente a Pastelaria Azurém! Já lá fui várias vezes… Tanto a francesinha como o cachorro são impecáveis! :great: Aliás, descobri aquilo por acaso! E foi a primeira vez na vida que vi um cachorro ser servido com molho… Foi uma história engraçada essa.

Em Guimarães fui também ao Mof Dof… Também não é mau!

Mas a Taberna Belga é qualquer coisa acima da média!

Ah, e como a francesinha quase como tu! :mrgreen:

Já me lembrei do nome…

Tidbit, é nas antas, frente à via verde, lusíada…

Quem for experimentar que diga algo! Eu gostei bastante!

Eh, a pastelaria é uma pastelaria, nao tens as condicoes da taberna belga, e a francesinha em si, é consideravelmente inferior, mas o molho para mim é tao tao bom… Ja lá nao vou à mais de 1 ano infelizmente…

Morei muitos anos em Guimaraes por isso posso te dizer mais 2/3 sitios agradaveis - o mof dof nao entra nesta lista :stuck_out_tongue: - tens essa da pastelaria azurem, tens o burgo no centro da oliveira, o zulu no salgueiral e o tapiara nas taipas. Pela originalidade e quantidade - o molho nao é grande especialidade - tens aquele restaurante muito conhecido na entrada de guimaraes pela nacional guimaraes-braga, que é por tras das bombas de gasolina, aquilo é enorme mas nao me lembro do nome, teem a francesinha mirandesa é uma invencao engracada.

Hum… Nunca fui a nenhum… Mas não há nada como experimentar! :mrgreen: :mrgreen:

No Porto é que é simplesmente porque são tradicionais daqui. :great:

Mas já ouvi falar de alguns sítios aí em Braga (esse Taberna Belga é perto do Lago dos Cisnes??), de alguns sítios de Vila de Conde e da PVZ por exemplo… também diga-se que hoje em dia não é muito difícil fazer-se uma boa francesinha. :smiley:

Ao lado ou à frente, com uma série de painéis de diversas marcas de cerveja? É que parece que é a esse que me refiro. Os rissóis de leitão pareceram-me familiares. Nham

Tenho de deixar de vir cuscar este tópico … fico sempre com fome :lol:

E por Coimbra, recomendam alguma coisa? Adoro Francesinhas mas acho que nunca comi nenhuma como deve ser! :lol: :lol: :lol: