Paulão is love
Boas qual formação que usas te ? Podes baixar pra eu usar no meu Sporting que não tenho tido grande sorte
Estava tranquilamente ainda no FM22, com o rumo de levar o Sporting a clube com mais Champions quando num jogo random contra o Maritimo entra este jovem em campo
pessoal impressao minha ou o jogo agora esta broken? comecei uma season com o sporting e so dou goleadas, incluindo dar 7 ao psg
Voltei a este vício há uns dias. Tinha um save esquecido há meses em que comecei desempregado e fui contratado pelo SC Beira-Mar no final da 1a época, estou agora a acabar a segunda época.
O objetivo é chegar à primeira liga em 5 anos (2 anos por cada divisão), vencer a primeira liga nos 5 anos seguintes à primeira promoção (não será muito complicado com ajuda de clubes de ligas top 5), vencer a Champions nos 5 anos seguintes ao primeiro campeonato (que é onde deve começar o verdadeiro desafio) e depois ir para outro clube, de preferência o Sporting, e tentar ganhar a Champions de novo até o meu toon ter 75 anos ou assim.
No início da época desfiz o plantel com 12 jogadores a sair em final de contrato ou custo zero quer por terem salários incomportáveis, não quererem renovar ou estarem já em final de carreira.
Tive de contratar então um camião de jogadores, e para não me chatear muito com cedi às exigências salariais mais vezes do que devia. Felizmente, ter o PL suplente a ganhar o dobro do PL titular não deu problemas, até agora.
Dei prioridade a jogadores com atributos físicos elevados, sem problemas de lesões, consistência ou de aguentar a pressão de jogos importantes, e que não tivessem problemas de adaptação ao resto do plantel de forma a ter só um “grupo social.” Ainda assim tenho quatro jogadores fora do núcleo social do plantel e dois deles formaram um grupo secundário. Não sei se isso é bom ou mau, mas julgo que ter vários grupos será pior do que ter apenas um.
Sim, é o Rolando ex-porcos já com idade para ser avô lá no topo. Fora ser uma tartaruga, tem sido importante pelo jogo aéreo (chegou a marcar um hat-trick) e pelo tipo de personalidade, que será importante para mentorias. É agora capitão da equipa.
A formação:
Bola longa na ala, cruzamentos para o PL. Por vezes jogo com dois avançados, um a fazer de “Homem-Alvo”, abdicando do Médio Ofensivo. O titular, Neto, como já é costume nos FM, lesionou-se antes da fase de promoção!
O meio campo no início não incluía nenhum Organizador de Jogo, era salvo erro um Médio Centro em Suporte e um Recuperador de Bola que consoante o jogo tinha instrução Defensiva ou de Suporte. Infelizmente, mas o titular:
… não achou graça a jogar como Médio Centro sem o papel específico de Organizador de Jogo e eu não tinha autoridade nem recursos para o contrariar, teve de ser assim.
Mesma situação com este:
Estava como Extremo no início da época, mas fez birra para jogar como Organizador de Jogo Avançado no meio campo. É o jogador com mais assistências (11), portanto acabou por funcionar razoavelmente.
O melhor marcador até agora lesionou-se depois da última jornada com data prevista de regresso antes do 3o jogo da fase de promoção, mas fora isso a época foi tranquila em termos de lesões, o que noutras versões recentes do FM era raro.
Aí está ele:
O suplente:
E a solução de recurso, que normalmente é opção como interior esquerdo ou extremo direito:
Apesar dos atributos não serem, em média, muito altos tem vários que o tornam inesperadamente perigoso contra os marrecos da 4a Divisão: 14 Finalização, 14 Primeiro Toque, 14 Aceleração, 13 Drible e os dois player traits no canto inferior direito: likes to try to beat offside trap, runs with ball down left flank. Ainda não caga golos mas acredito que é só uma questão de tempo, mesmo com aqueles atributos mentais medonhos.
Outros jogadores importantes:
Segundo a equipa técnica é o melhor médio da equipa, mas tem sido suplente do Vieirinha. Jogador com atributos bastante equilibrados, pode jogar em qualquer posição do meio campo que tenha um papel mais ofensivo.
Defesa Central ou Lateral Direito quando é preciso defender mais. Tem bons atributos e traits para quem gosta que os centrais toquem mais na bola. Falta-lhe melhorar o posicionamento e desarme.
Mais um lateral defensivo que eu uso com instruções para avançar um pouco mais e aproveitar aquele 12 nos cruzamentos. Até agora não deu em nada!
Talvez o jogador mais dotado tecnicamente do plantel. Os atributos mentais parecem baixos mas não tem nenhum importante abaixo de 8. O objetivo aqui é melhorar alguns atributos mentais, resistência, cruzamentos e o passe. Em princípio é jogador para chegar ao nível da Segunda Divisão. A equipa técnica não dá nada por ele mas é o 2o com mais assistências no plantel e o 5o com mais contribuições para golo, apesar da classificação média não ser das mais altas no plantel. Tem sido o titularíssimo na frente esquerda.
Estatísticas do plantel na liga:
Números ridículos para um PL que nem tem atributos assim tão bons para a liga em que joga (parece ser regra neste FM), com 26 golos e 2 assistências em 22 jogos, 7 golos acima do xG.
Duarte Soares, Hugo Sandoval, Rolando, Vieirinha e Leandro Vieira todos com boas pontuações também.
Classificação na Liga:
1o. lugar conquistado nas últimas jornadas com um 2-0 fora frente ao Coimbrões e um 5-1 em casa frente ao Mortágua.
Resultados da época até agora:
Uma quebra de forma a meio da época com 4 derrotas nos primeiros 7 jogos de 2024, que foi quando comecei a ver a vida andar para trás. Mas demos a volta à situação e acabámos em lugar de promoção. Foi também após essa série de maus resultados que perdi um dos jogadores que tinha pedido emprestado, um tal de Caiser Gomes, central do Estrela da Amadora, por estar a utilizá-lo com o papel errado apesar de na posição certa.
A eliminação da taça deixou-me aziado. Contra o Malveira, que nem sequer se qualificou para a fase de promoção no seu grupo.
De resto, apareceu uma mão cheia de miúdos de 15 anos da academia com potencial de 5 estrelas, boas notícias. Mas o mais curioso é este, que nem é dos que supostamente tem mais potencial:
Um autêntico bicho papão, ninguém está sequer perto deste registo de golos por jogo. O 2o melhor marcador da competição é o ponta de lança de 17 anos do Lousanense com 14 golos em 21 jogos. O 3o melhor é um regen do Belenenses com 13 golos em 11 jogos, 72.92 min/golo. Este Miguel Bessa tem 37.5 min/golo.
Mas em princípio a estrela desta fornada é este:
Se todos os anos a academia der tanto jogador com potencial quase nem é preciso contratar mais ninguém para competir na primeira divisão.
Agora vou ver se consigo a promoção para a Liga 3, sendo que já venci o 1o jogo dos 6.
Se tiverem alguma dica para me ajudar, especificamente sobre como acelerar o desenvolvimento dos jogadores jovens ou como lidar com o buraco atrás do meu meio campo sem mexer na formação, agradeço!
EDIT:
Aqui os resultados do resto da época.
Sem grande stress acabámos em 1o na fase de promoção, em igualdade pontual com o Coimbrões, e depois ainda vencemos o Vitória FC no playoff do campeão. Missão cumprida.
Época 24/25 terminada.
Transferências:
Com o Rolando a ir para a reforma, fui buscar 3 centrais no verão:
Um ala esquerdo para ser titular
um miúdo brasileiro para ter outro tipo de avançado/médio ofensivo, embora neste caso me tenha excedido um pouco no valor da transferência (que na verdade foi 75k + 75k em 6 prestações)
Um polivalente que faz de lateral esquerdo e duas posições do meio campo
Dois extremos por empréstimo, o Afonso Martins (acabou por ser o melhor jogador da época) e o Manuel Kissanga, que começou mal no campeonato mas depois de uns tempos na equipa sub-19 voltou e fez 3 assistências em jogos importantes (ainda foi considerado um dos 50 melhores jovens jogadores na Europa, mas acho que não foi com base no desempenho).
E o André Paulo para substituir o titular na próxima época.
Vários jogadores saíram por empréstimo, muitos deles já não vão fazer parte do plantel na próxima época: Martim Oliveira, Rodrigo Reis, Alex, Ricardo Magro, Ricardo Caeiro, Florentino Junior.
O João Martins deu-se muito bem e ficou em 5o no Campeonato Nacional com o Rebordosa
O Jota Silva subiu de divisão com o Merelinense
Os restantes empréstimos não foram grande coisa; Raí Pinto no Mirandela foi titular mas o desempenho foi mediano; Adulai Candé foi para o Salgueiros mas só jogou pelos sub-19.
Nesta época tive de usar para além da formação do ano passado uma alternativa (5-2-3) tanto para não ser anulado por qualquer 4-3-3 da vida como para dar mais tempo de jogo aos centrais, que passaram a ser 6 para duas posições.
(aqueles 11 inciais não são exatamente os que mais jogaram ao longo da época, e há jogadores fora de posição)
A meio do ano fui buscar mais dois médios, o Francisco Guedes por empréstimo para tentar sacar a custo zero por estar em final de contrato (infelizmente o Porto tinha opção de extensão do contrato dele) e o Yaw Moses que estava encostado no Arouca.
Na liga acabámos surpreendentemente em 1o lugar, isolados, tendo perdido apenas 1 jogo.
Na Taça de Portugal eliminámos o Estoril (2-1 em casa) e depois fomos eliminados pelo Benfica (4-1 fora).
Na fase de promoção voltámos a ser 1o lugar isolado na classificação.
E no playoff de campeão empatámos 0-0 com o Leixões mas perdemos nos penalties.
Resultados da época:
A equipa sub-19 este ano conseguiu chegar à fase de promoção. No último jogo do grupo ganhando ao Moreirense seriam promovidos, mas perderam 1-0. Tenho fé que no próximo ano conseguem a promoção.
Este ano as camadas jovens não produziram nenhum talento excepcional. Os do ano passado estão a desenvolver bem, com algumas excepções.
Nélson Molina em 2024
Nélson Molina em 2025
Renato Peixoto em 2024
Renato Peixoto em 2025

Miguel Bessa em 2024
Miguel Bessa em 2025
*Normalmente quando os atributos não melhoram nesta idade é porque já atingiram o potencial. Infelizmente o bicho-papão da segunda divisão nacional de sub-19 já não passa deste nível. Ainda assim, mais 29 golos em 27 jogos.
E ainda outros de potencial 4-5* que apareceram no ano passado mas que não guardei print na altura:
Victor Matine
Nuno Carreiro
André Quintaneiro
Agora há um “problema” para a próxima; consegui chegar à Liga 2 mais cedo do que esperava, mas também é possível que com o plantel actual não consigamos a manutenção. Pior, este ano mesmo sem me aproximar do máximo do orçamento salarial a situação financeira piorou. O teto era 190k por mês, na primeira metade estive abaixo dos 100k e só em janeiro passei para 125k. Imagino como seria se estivéssemos a gastar os 190k. Nem sei se vai haver dinheiro para transferências na próxima época. Até é possível que o orçamento salarial diminua.
Pode ser que a Liga 2 nos dê uma esmolinha pelos direitos televisivos. Bem precisamos.
Boas
Alguém já tem uma actualização “credível” do fecho do mercado, transferências e rescisões a 01/09.
Cheio de vontade de treinar o Fresneda no nosso clube
Obrigadoo
Eu costumo sacar daqui. https://sortitoutsi.net tenho o meu FM actualizado, mas por algum motivo a página está em baixo, não sei o que se passa, mas vai tentando que é um bom site para sacares actualizações!
Obrigado
Saiu ontem
FM actualizado com as transferências a 01/09.
Estou a iniciar um novo save com o Sporting.
Jogadores a vender: Esgaio, Neto, Coates e Paulinho.
Ñ me chamem nomes, mas vou atacar a época com um unico reforço Adrien
em 2038 tenho os Belenenses e o belenenses SAD na primeira liga LOLOL
Que salganhada. Por acaso são rivais históricos?
Que cena bem, no fim 24 não vai haver esse problema que o bsad acabou
Quem quiser o jogo de graça e tenha a prime amazon, está disponível
Já vou em Janeiro.
Adrien despachado por 2.5M PP + 2.5M após 5jogos para França, n me lembro do clube. Serviu apenas para substituir o Bragança enquanto está lesionado, regressa já a meio de Janeiro. Mas ainda fez uns quantos jogos.
Coates vendido por 18M, para o A.Madrid, mas só saí no final da época.
Tenho apostado muito nos miúdos. (Afonso Moreira, R Ribeiro, Essugo, G Santos).
Duvidas agora no mercado de Janeiro, N Santos e M. Reis, começam a criar mau ambiente pelos aumentos absurdos que pedem de salários. São para despachar no mercado de Inverno ou no Verão. T. Magno e L. Lelo os substitutos, caso os venda já em Janeiro.
Porto em 1° tem um empate, eu tenho 2.
City, Barça e Brugge na LC. Passei em 2° com 9 pontos, Barça fez 7 pontos e Brugge fez 1 pt. City fez uma campanha absurda.