Claro…os 600 golos do Messi sem o Cruijff nao valiam de nada…
…
lol Nem tu és assim tão ingénuo.
Messi melhor… só se for a fazer birras e a escolher equipas… enquanto o Barcelona afunda.
A fotocópia nunca supera o original.
…
É óbvio. E a escola perdurou, em outros treinadores holandeses inclusive.
Messi tem mérito no que alcançou, jogador de topo…
… mas a jogar desde o início ao lado de Xavi + Iniesta, uma geração de sonho do Barcelona, a mais titulada do futebol espanhol. Não brinquemos.
Só alguém que nunca viu Maradona jogar pode achar que Messi é tão bom como ele foi.
Messi nem é melhor que Maradona, nem é mais influente que Cruyff. Que seja o jogador preferido de muitos milhões de pessoas, aceito perfeitamente. É um dos melhores de sempre, embora eu tenha as minhas considerações sobre ele. Agora, repito, nem é melhor que Maradona, nem mais influente que Cruyff.
Uma coisa são gostos pessoais, outra são factos. Messi é um jogador genial que sempre que se vê desacompanhado, não brilha, nem leva ninguém atrás dele. Comprovadamente birrento, não sei como ganhou a fama de menino bem-comportado. Quer dizer, saber sei, foi um mito que se criou para denegrir Cristiano Ronaldo por comparação. Messi brilhou num Barcelona que foi uma das melhores equipas da história, porque estava acompanhado do elenco perfeito. Assim que se viu desacompanhado dos dois grandes trios que teve (Xavi+Iniesta e Neymar+Suarez), nunca brilhou como brilhou Ronaldo, por exemplo.
Pode-se argumentar que é raro conseguir-se ganhar sozinho. Claro que é. O Ronaldo na Juventus, coletivamente, pouco tem conquistado. Mas é ele a figura incontornável, marcando os golos que há para marcar, fazendo o que de pouco se faz. Messi? Messi tem feito figurinhas piores que fizeram os “nossos” rescisores. Não tem o carisma para ser considerado melhor que Maradona, nem a personalidade para ser considerado mais influente que Cruyff, e muito menos a determinação e ambição que faz de Cristiano Ronaldo o jogador icónico, com prestações e golos icónicos, que é.
Para mim, o top-5 de sempre, e na minha ordem pessoal (com critérios que vão além do génio futebolístico, por si só), é: Cristiano Ronaldo, Johann Cruyff, Diego Maradona, Pelé, Lionel Messi. Não me escandaliza qualquer gosto pessoal, qualquer preferência por X ou Y.
Agora, aquilo que disse ali acima, parece-me francamente factual. Messi é dos maiores génios de sempre dentro do campo, mas não tem aquele fator “X”.
Maradona foi o expoente máximo do jogador de futebol na maioria das suas facetas. De facto, só a sua presença intimidava. Era um vulcão.
EDIT: Não sei se a info que partilhei se verifica.
o mais engraçado nessa treta de que o Messi é melhor, que insistem em trazer para um tópico que deveria ser de homenagem pura ao D10S do futebol, é que surgem invariavelmente de quem assume nunca ter visto o Maradona a jogar. curiosamente aqueles que vimos Maradona, Cruyffs, Platini, Ronaldo, Van Basten, Zico, Zidane, Dasayev, Baggio, Matthaus, CR7, Messi etc etc etc… esses, não sabem nada.
enfim… é que já nem discuto.
Não existe sequer comparação possível, estás a olhar apenas para dados numéricos de períodos diferentes, onde uma equipa estilo Paços de Ferreira conseguia suportar um grande jogador. O Messi entrou na alta roda num Barcelona de Ronaldinho, Etoo, Xavi, Iniesta, Puyol, Edmílson, Deco e por aí fora, uma equipa que limpou a Champs, com um atleta que mal chegou ao Barcelona, foi preponderante para terminar um interregno de 14 anos sem a conquista do campeonato.
O Barcelona na altura tinha os mesmos campeonatos que o Bilbau e o Patético de Madrid, não ia a lado nenhum nas competições europeias.
Marcou uma era principalmente como treinador do clube, visto que o Barcelona até à sua entrada tinha tantas Taças dos Campeões Europeus como nós.
LOL. Já ouviste falar em “opinião”? É isso! Na minha opinião o Platini era muito melhor que o Zidane. Tu achas que não? É a tua opinião.
Com a vida também marcada por polémica e vícios, Paul Gascoigne, atualmente com 53 anos, recordou uma história vivida com Diego Maradona. Aconteceu em 1992, num encontro particular entre Sevilha e Lazio. Gascoigne encontrou Maradona no acesso aos balneários do Ramón Sánchez Pizjuán.
«Diego, estou bêbado», foram as palavras então proferidas pelo inglês ao argentino, conforme contou agora no programa Good Morning Britain, da ITV. A Resposta do argentino: «Tudo bem, Gazza, eu também estou.»
Gascoigne, de resto, não deixou de lamentar a morte do astro argentino, qualificando-o: «Era um ícone, um jogador brilhante.»
Onde leste isso?
(estou a ler notícias deles a pedir desculpas na última hora e não vi nenhuma nesse sentido)
fantástico!
Circularam coisas no Whatsapp.
Admito que não verifiquei da sua veracidade. Mas era um tweet, um vídeo e uma mensagem de voz que iam nesse sentido.
Posso ter caído numa de fake news. Admito que não sei se é verdadeiro.
tenho pouca memorabilia deste género. mas este, eu tenho. para sempre D10S!
o outro, é o da alemanha, WC74, porque é um mundial que me diz muito.
Yep, deve ser fake news mesmo. Pelo menos dois deles estão, ainda , inteiros.
É justo. Mas parece-me uma visão “toldada” pela clubite. Nós fomos campeões em 00, e nem por isso deixámos de ter uma catrefada de tamancos no plantel… alguns bem uteis, tipo Bino, Caneira ou de Franceschi.