Atletismo

Rivalidades clubísticas estendem-se aos Jogos Olímpicos
06.08.2008 09:34 Hugo Daniel Sousa, em Pequim
As rivalidades entre os principais clubes portugueses estenderam-se este ano aos Jogos Olímpicos, com a aposta forte do Benfica em alguns dos principais atletas portugueses.
Telma Monteiro será a primeira benfiquista candidata a medalha a entrar em acção e a primeira a poder combater a hegemonia do Sporting.

Se a judoca chegar ao pódio, permitirá ao Benfica igualar os rivais Sporting e FC Porto como clubes com medalhas de ouro olímpicas no palmarés: os “leões” têm dois títulos (Carlos Lopes na maratona em 1984 e o ucraniano Yuri Bilonog no peso em 2004), além da medalha de ouro do nigeriano Amunike no torneio de futebol em 1996, enquanto os portistas somaram um, graças a Fernanda Ribeiro (10.000 metros em 1996).

O Sporting lidera a lista de clubes lusos com medalhas olímpicas, somando sete individuais (mais a de Amunike). A contabilidade no site oficial do clube inclui, além dos triunfos de Carlos Lopes e Bilonog, as medalhas de prata de Lopes (10.000 m) e de Armando Marques (tiro) em 1976, e de Francis Obikwelu (100m) e da romena Ionela Tirlea (400m barreiras) em 2004. A lista termina com o bronze de Rui Silva em Atenas (1500m).

O FC Porto soma duas medalhas, ambas de Fernanda Ribeiro nos 10.000m (ouro em 1996 e bronze em 2000). Já o Benfica tem apenas uma medalha (o bronze de António Leitão nos 5000m em 1984), mas este ano pode enriquecer o palmarés, já que em Pequim apresenta vários possíveis medalhados, (Telma Monteiro, Vanessa Fernandes e Nélson Évora).

Em suma, o comité olímpico também considera que o SCP tem 8 atletas olímpicos medalhados.Agora o benfica tem 4 e o porto tem 2.Somos os maiores!!!

Sim eu sei que o Sporting considerava os como seus atletas, mas na minha opinião era mais tipo um trabalho “a recibo verde” não era sequer um contratado a prazo (claro que no desporto não há contratos sem termo, mas penso que entendes onde eu quero chegar). Curiosamente essa atleta que a bateu em Atenas foi agora apanhada com doping e está na cara que em Atenas “já não estava limpa”.

02-09-2008 Naide regressa às vitórias internacionais

Naide Gomes ganhou o concurso de salto em cumprimento do Meeting de Lausanne, na Suíça, ao saltar a 6,77 metros, marca prejudicada pelas más condições atmosféricas que se sentiam durante a competição.

Nesta prova, a primeira após a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, a atleta sportinguista provou, mais uma vez, ser das melhores mundiais da disciplina, deixando – mesmo sendo a única das três primeiras classificadas a fazer o seu melhor registo com vento contra (9.3 metros por segundo) – a russa, e medalha de Prata de Pequim, Tatyana Lebedeva, a 13 centímetros e a campeão olímpica e quarta classificada na prova helvética, a brasileira Maurren Maggi, a 18 centímetros de distância.

Sporting

Aqui está a resposta da nossa atleta ao desaire em Pequim. Contra várias finalistas da prova, incluindo medalhadas, venceu este importante Meeting.

Parabéns Naide! Temos todos orgulho em ti.

Imenso orgulho em ti Naide … Muitos Parabéns por mais uma vitória … :clap: :clap:

O que aconteceu em Pequim foi um dia “não”. Naide é indiscutivelmente a melhor atleta mundial no salto em comprimento.

:lol: :lol:
Não há dúvida que site do SCP não tem revisor de textos.
Com que então 9,3 metros de vento contra … (Deve ser alguns restos do furacão Gustavo)

A verdade é que o registo do vento foi de 0,3 m/s :inde: :inde:

Em entrevista na edição de hoje do record, o Obikwelu confirma que vai cumprir o seu contrato com o Sporting apesar de ter anunciado a sua retirada internacional após os Jogos Olímpicos.

Em 2009 vai vestir a camisola do Sporting e diz que não percebe como é que o Prof. Moniz Pereira pode admitir que ele não correrá pelo Sporting, diz que se tem dúvidas que lhe ligue porque ele vai cumprir o contrato. Só não poderá participar em provas de pista coberta por causa de uns problemas que tem num joelho, mas vai participar em algumas provas bem como na Taça dos Campeões Europeus.

Perguntam-lhe quanto tempo acha que os seus records de Portugal nos 100 e 200 metros irão durar ao que responde naturalmente que será muito complicado serem batidos nos tempos mais próximos (eu diria… que serão eternos…) a não ser que algum outro atleta africano se naturalize português, ou então… o seu filho.

Nos Jogos Olímpicos acabou por não correr os 200 metros porque tinha dores no joelho e também porque as lesões tinham prejudicado o seu treino para a prova e assim achou que não valia a pena correr.

Naide Gomes volta a vencer, desta feita em Estugarda.

[i]«No salto em comprimento feminino, Naide Gomes continua empenhada em demonstrar ao Mundo que o sucedido em Pequim, nos Jogos Olímpicos, foi apenas um infeliz acidente de percurso.

A saltadora do Sporting ganhou com 6.71 metros, com a particularidade de ter feito a marca ao quarto e derradeiro ensaio. Mas, se é verdade que a diferença para as principais opositoras (a estoniana Balta com 6.65 e a russa Lebedeva com 6.64) não foi grande, também convém dizer que logo ao primeiro salto (os segundo e terceiro foram nulos), com 6.68, Naide pulou o suficiente para assegurar o triunfo.

Para além do prestígio que a vitória numa competição onde estão 23 campeões olímpicos (domingo disputa-se a segunda jornada) proporciona, é de referir que os atletas portugueses embolsaram um prémio de 21.500 euros. Nada mau, antes das férias…»[/i]

:arrow: http://www.record.pt/noticia.asp?id=804332&idCanal=85

Mais uma vitória prestigiante para a nossa atleta. Mas aquela falha nos Jogos Olimpicos vai ficar marcada para sempre-. Foi a grande oportunidade duma medalha ouro nos Jogos Olimpicos. Com mais quatro anos em cima, é provavel que Naide já não seja favorita nessa altura.

Vi a prova e foi uma vitória “sem espinhas”.
O segundo salto foi nulo por um bocadinho, menos de 1cm diria eu. E nesse salto tinha chegado aos 7m.

A Naide está, sem dúvida, em grande forma. É, sem dúvida, a melhor saltadora do Mundo. Resta continuar a trabalhar e quem sabe o que acontecerá em Londres.

Eu não tenho visto as provas dela após os JO mas parece que está a saltar bem menos do que pode, não sei se desta vez teve alguma coisa a ver com as condições climatéricas mas na última prova se bem me lembro já tinha saltado apenas 6,77m que acabou por também lhe dar a vitória. Estará ela com algum medo de arriscar saltar mais para evitar o que aconteceu em Pequim ou simplesmente não está na melhor forma ??

O comentador da Eurosport disse que com as condições climatéricas que estavam era um bom resultado. E como a Imperatriz já referiu, ela teve um salto que passava dos 7m mas foi nulo por muito, muito pouco, ela nem ficou muito convencida.

Grande Leoa :clap: :clap:

SL

Parabéns Naide :clap: :clap:

http://www.record.pt/noticia.asp?id=804400&idCanal=85

Grande Naide! Cada vez tenho mais admiração por esta atleta. :clap:

:o :o

Impressionante… :clap:

Isto nunca foi segredo, pelo menos no ‘pequeno’ meio do Atletismo. Em Junho já tinha referido isso :

Acredito que ns próximos Mundiais apareça ‘rejuvenescida’
.

[b]Vânia e Irina vão reforçar leões A PENSAR NA TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS[/b]

A atleta olímpica Vânia Silva, recordista nacional do martelo, e a jovem Irina Rodrigues, campeã nacional absoluta e recordista nacional de juniores e Sub-23 no disco, serão atletas do Sporting na próxima época. Ambas as atletas pertenciam à Juventude Vidigalense.

O Sporting quer colocar a equipa feminina, que na época finda subiu ao grupo A da Taça dos Campeões, ao nível da masculina, a lutar por lugar no pódio e tem procurado colmatar os seus pontos mais fracos. É objectivo do prof. Moniz Pereira realizar a competição em Lisboa, depois de a ter feito em Lagos (2005), Albufeira (2007) e Vila Real de Santo António (2008).

http://www.record.pt/noticia.asp?id=804757&idCanal=85

Continua o bom trabalho no atletismo. Duas boas contratações, uma das quais atleta olímpica. :clap:

A Vania é uma mais valia sem duvida que nos pode render alguns pontos. Quanto à Irina, é uma jovem promessa embora nós já tinhamos a Liliana Cá que é outra atleta jovem que promete. No ano passado a Irina esteve melhor do que a Liliana, por isso vejo com bons olhos esta aquisição. Para chegar ao podium, precisamos de nos reforçar com uma estrangeira de de valor no sector dos sprints. O nivel em Portugal do sprint feminino é muito fraco.

O Record noticia hoje a contratação de Sónia Tavares.

“O Sporting continua a reforçar a sua equipa feminina, que o Prof. Moniz Pereira pretende colocar no podio da TCCE na proxima temporada.Sónia Tavares(Ex-donas),campea nacional de 100 metros, é mais um reforço assegurado, depois das lançadoras Vania Silva e Irina Rodrigues”.

SL